conecte-se conosco


Carros e Motos

VW T-Cross vai abalar a prova dos 9 dos SUVs

Publicado


VW T-Cross: o novo SUV compacto vem aí e seu preço será determinante para o futuro do segmento
Divulgação

VW T-Cross: o novo SUV compacto vem aí e seu preço será determinante para o futuro do segmento

Quanto vai custar o VW T-Cross? O valor de venda do novo SUV compacto da Volkswagen será determinante para o futuro dos nove modelos que dominam o mercado de utilitários esportivos no Brasil. O Jeep Renegade largou na frente em 2019, com 4.783 vendas em janeiro, mas o reino dos SUVs está longe de ter um soberano governando com tranquilidade.

LEIA MAIS: Volkswagen responde ao Ford EcoSport 16 anos depois

Isso porque a liderança momentânea (e surpreendente) do Renegade em 2019 está muito condicionada ao seu desempenho nas vendas diretas (leia-se locadoras de carro). Nada menos que 65,5% das vendas do Renegade, rival do VW T-Cross , foram feitas nesse formato. É muito.

Sem as vendas diretas, o Jeep Renegade cairia para sexto lugar no ranking dos SUVs. E a liderança voltaria a ser do Honda HR-V, que ocupa atualmente o terceiro lugar, mas que teve apenas 4,5% de seus emplacamentos feitos por meio das vendas diretas. Hoje podemos dizer claramente que o HR-V continua sendo o preferido do público que compra nas concessionárias, enquanto a dupla Renegade/Compass, da Jeep, já há algum tempo vem sendo a queridinha das locadoras de veículos.


Antes da chegada do VW T-Cross, o Jeep Renegade tem a preferência por parte das locadoras de veículos no Brasil
Divulgação

Antes da chegada do VW T-Cross, o Jeep Renegade tem a preferência por parte das locadoras de veículos no Brasil

É difícil dizer o que é bom ou ruim nesse caso, pois tudo depende da estratégia das montadoras. Porém, o fato de que apenas nove modelos são responsáveis por 70,6% de todo o segmento é bastante significativo. Mostra que o mercado ainda carece de competidores.

Leia mais:  Volvo 850 R-5R: o tijolo supersônico da Suécia

LEIA MAIS: iggo 2, 4 e 7 mostram que o rei dos SUVs ataca novamente

E é aí que entra o Volkswagen T-Cross, pois o mais acessível dos nove líderes é o Nissan Kicks, que parte de R$ 73.990. Não é barato, especialmente no Brasil, cuja renda média familiar é de apenas R$ 1.268, segundo os últimos dados disponíveis. Considerando só os brasileiros que trabalham, a renda é um pouco maior (R$ 2.154), mas ainda assim baixa para que a maioria possa sonhar em comprar um SUV.

Jeep Compass é o único SUV médio entre os 9


Maior que o VW T-Cross, o Jeep Compass é o único SUV médio a parecer entre os 9 modelos mais vendidos do segmento
Divulgação

Maior que o VW T-Cross, o Jeep Compass é o único SUV médio a parecer entre os 9 modelos mais vendidos do segmento

É essa renda baixa, por exemplo, que faz os hatches compactos serem responsáveis pela maior fatia do mercado de carros no Brasil. Porém, os SUVs continuam em alta. Fecharam a temporada passada com 23,9% da preferência e largaram este ano com 24,3%. Quanto aos nove SUVs que lideram o segmento, eles também são influenciados pela questão financeira.

Para se ter uma ideia, somente o Jeep Compass é considerado um SUV médio – todos osoutros são compactos. O décimo colocado do ranking é o primeiro grandalhão. Trata-se do Toyota SW4, que pode ser considerado um “dinossauro” perto dos demais, porém é também o único SUV-raiz, com carroceria sobre chassi, tração 4×4 e todos os requisitos que fizeram a fama dos utilitários esportivos algum tempo atrás. Só os Jeep, o EcoSport e o Duster oferecem tração 4×4.

Leia mais:  Veja os 10 carros seminovos e usados mais vendidos do Brasil em 2018

LEIA MAIS: Honda e Toyota acirram a guerra no mercado mundial de SUVs

A chegada do novo Chevrolet Tracker, no final do ano, também poderá mexer no ranking futuramente, mas certamente não na classificação de 2019. Como dissemos na coluna anterior, a GM colocará o novo Tracker para brigar diretamente com o Jeep Compass, pois precisa de carros mais lucrativos para manter sua operação no Brasil financeiramente saudável.

Veja na tabela abaixo, montada pela REPÚBLICA DO AUTOMÓVEL, a posição de cada carro no ranking deste ano, as vendas totais, as vendas no varejo (concessionárias), as vendas diretas (locadoras) e o preço da versão mais barata. Assim fica mais fácil visualizar de que forma o VW T-Cross pode causar um estrago nessa prova dos 9 ou apenas ser mais um SUV na paisagem.

POS. CARRO VENDAS VAREJO % DIRETAS % PREÇO
1 JEEP RENEGADE 4.783 1.650 34 3.133 66 R$79.990
2 JEEP COMPASS 4.109 1.674 41 2.435 59 R$113.990
3 HONDA HR-V 3.667 3.503 96 164 4 R$92.500
4 NISSAN KICKS 3.486 1.783 51 1.703 49 R$73.990
5 HYUNDAI CRETA 3.236 2.426 75 810 25 R$78.990
6 FORD ECOSPORT 2.798 2.061 74 737 26 R$78.990
7 RENAULT CAPTUR 2.557 756 30 1.801 70 R$82.990
8 RENAULT DUSTER 1.911 1.102 58 809 42 R$74.490
9 CHEVROLET TRACKER 1.514 1.508 100 6 R$92.590

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

Audi e-tron surge em novo filme da Marvel.  Chega ao Brasil no segundo semestre

Publicado

por

Quem for assistir ao novo filme da Marvel, “Vingadores: Ultimato”, que estreia no próximo dia 26, verá  Brie Larson como Capitã Marvel e sua reintrodução à sociedade após anos longe da Terra, ao volante do Audi e-tron, SUV movido apenas por motores elétricos e que está com lançamento confirmado no Brasil para o segundo semestre.

 LEIA MAIS: Audi E-Tron: SUV que roda 400 km sem recarga e vai até 100 km/h em 6 s

Entre os principais atrativos do Audi e-tron estão seus sistemas conseguem recuperar até 30% da capacidade da bateria e, em descidas, o SUV tem a capacidade de acrescentar um quilômetro de autonomia por cada quilômetro percorrido.

O e-tron vem com dois motores elétricos, com um total de 360 cv e 56 kgfm, entretanto, os números chegam aos 408 cv e 66,4 kgfm com o recurso, durante oito segundos no máximo. Com isso, é capaz de acelerar até 100 km/h em 6 segundos. A autonomia declarada é de 400 km sem qualquer recarga. 

Leia mais:  Escort XR3 Benetton: conheça a série limitada com motor 1.8. Veja vídeo

Mais detalhes do Audi e-tron

 Desde o sistema de navegação com o planejador de rotas e-tron, que mostra os caminhos apropriados com postos de carregamento, cobrança automática nas estações de recarga e controle remoto via celular– o e-tron é extremamente conectado. O carro é equipado com o media center MMI navigation plus, que inclui a tecnologia LTE Advanced e um  hotspot  de Wi-Fi de série.

 LEIA MAIS: Audi e-Tron GT conceitual, com 590 cv, é revelado no Salão de Los Angeles (EUA)

Diversos sistemas de assistência auxiliam o motorista. Por exemplo, o assistente de eficiência promove um estilo de condução econômica exibindo informações preditivas e realizando a recuperação automática de energia. Se o cliente selecionar o assistente de cruzeiro adaptativo, o sistema pode também frear e acelerar o SUV automaticamente.

Conforme a fabricante, os lançamentos de produtos incluem mais de 20 modelos eletrificados em rápida sucessão até 2025. Em 2019, o Audi e-tron Sportback será o segundo carro totalmente elétrico a ser lançado, seguido pelo e-tron GT da Audi Sport em 2020. A marca também oferecerá um modelo elétrico no segmento de compactos premium em 2020.

Leia mais:  Nova geração do VW Passat americano é apresentada no Salão de Detroit 2019

LEIA MAIS: Audi tem estande apenas com carros elétricos no Salão de Genebra

Conforme aputou a reportagem de iG Carros, o Audi e-tron será o primeiro SUV totalmente elétrico a chegar ao Brasil, mas não será o único. Em 2020, a Volvo vai lançar o XC40 eletrificado, o que promete estabelecer uma briga interessante e tecnológica ao segmento dos SUVs, que hoje correspondem a cerca de 25% das vendas totais no Brasil.

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana