conecte-se conosco


Agricultura

Vazio sanitário da soja em MT começa na segunda-feira

Publicado

O vazio sanitário, período em que está proibida a presença de plantas vivas de soja em Mato Grosso, começa na segunda-feira (15). A medida é realizada desde 2006 para reduzir o fungo causador da ferrugem asiática.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) irá realizar fiscalizações nas propriedades para garantir que o período seja cumprido.

A ferrugem asiática tem causado perdas de cerca de 20% das plantações, ao provocar a desfolha precoce e impedir a completa formação dos grãos da soja.

Denúncias sobre o descumprimento do vazio sanitário podem ser feitas pelo 0800 647 9990, da ouvidoria do Indea, pelo site http://www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao ou ainda nas unidades locais do Indea. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Leia mais:  Controle biológico pode alcançar até 80% de eficiência contra ácaro-rajado na produção de morango
publicidade

Agricultura

Portaria libera uso de agrotóxicos para combater nuvem de gafanhotos

Publicado

por

O Ministério da Agricultura autorizou, em caráter emergencial, o uso de determinados agrotóxicos para o controle da praga de gafanhotos que ameaça as colheitas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Pela portaria publicada nesta terça-feira (30), o uso de inseticidas biológicos, à base de fungos e bactérias, e outros produtos podem ser usados no caso de surto comprovado da praga de gafanhotos. Entre os princípios ativos autorizados em caráter temporário, estão o acefato ou organofosforato, a cipermetrina, deltametrina, melationa, entre outros.

Os responsáveis pelo registro dos produtos ficam desobrigados de modificar a bula para o uso desses inseticidas. A portaria do Ministério da Agricultura ainda determina que o plano para o controle da praga deve ser estabelecido pelo Órgão de Defesa Agropecuária de cada estado a partir de procedimentos gerais determinados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério.

 

Os órgãos estaduais devem apresentar ainda a instância federal do setor relatórios trimestrais com todas as ações realizadas durante o período emergencial, incluindo a quantidade de agrotóxico usado nas plantações.

Leia mais:  Jorge Seif participa na sede da ONU de reunião sobre ordenamento pesqueiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana