conecte-se conosco


Esportes

Vaticano cria equipe de atletismo e sonha com participação nas Olimpíadas

Publicado


A primeira equipe de atletismo do Vaticano
Reprodução / Athletica Vaticana / Facebook

A primeira equipe de atletismo do Vaticano

O Vaticano apresentou nesta quinta-feira (10) sua equipe oficial de atletismo com o intuito de competir em eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos. O anúncio foi realizado em parceria com o Comitê Olímpico Italiano (CONI).

Leia também: Vaticano pode ir à Justiça contra foto do papa Francisco com camisa do Palmeiras

A primeira equipe de atletismo do Vaticano será formada por cerca de 60 corredores, sendo guardas suíços, padres, freiras, jornalistas, professores, farmacêuticos, jardineiros, funcionários do Museu do Vaticano, entre outros.

O grupo é liderado pelo monsenhor Melchor José Sánchez de Toca e ainda tem um professor de 62 anos como atleta. A meta é alcançar o nível olímpico.

“O sonho que sempre tivemos é ver a bandeira do Vaticano entre as delegações na cerimônia de abertura de uma Olimpíada”, explicou o religioso. Além disso, o principal objetivo é de que a formação da “Athletica Vaticana” possa representar não só a paixão pela corrida, mas acima de tudo a convicção de que o esporte pode ser um instrumento de solidariedade e uma experiência espiritual.

Leia mais:  Jovens são acusados por morte de torcedora da Juventus durante confusão em 2017

Leia também: Após doping, Brasil fica com bronze no atletismo dos Jogos Olímpicos 2008

A equipe já faz parte da Federação Italiana de Atletismo e agora tentará afiliar-se à Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês). Com isso, poderá participar de competições como os Jogos dos Estados Pequenos da Europa e os Jogos do Mediterrâneo, que serão disputados na Argélia, em 2021.

A associação esportiva foi apresentada ao Vaticano pelo presidente do Pontifício Conselho da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, que, segundo ele, recebeu o apoio do papa Francisco .

Leia também: Organização ligada ao papa Francisco indica Neymar a prêmio por “bons valores”

“Sempre vou abençoar as coisas positivas”, teria dito o Pontífice. Os atletas do Vaticano iniciaram os treinamentos há pouco mais de um ano e já se preparam para a primeira competição da equipe, a Corrida de Miguel, que será realizada no próximo dia 20 de janeiro, na região do Estádio Olímpico, em Roma.

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Pep Guardiola sobre caso de espiões na Inglaterra: “Todos fazem isso”

Publicado

por


Pep Guardiola defende Bielsa de polêmica de espionagem
Reprodução/Twitter/ManCity

Pep Guardiola defende Bielsa de polêmica de espionagem

A semana esportiva na Inglaterra ficou marcada pelo caso de espionagem na segunda divisão, envolvendo o técnico Marcelo Bielsa, do Leeds United, que enviou um homem para acompanhar os treinos do Derby County. Nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, foi perguntado sobre o caso e confessou ser uma prática comum na Europa.

Leia também:  “Espionei todos os times que enfrentei”, afirma Marcelo Bielsa após polêmica

“Nos países em que trabalhei, todos fazem isso. É mais difícil aqui, mas em outros países todo mundo faz isso”, afirmou Pep Guardiola , que passou pelo Barcelona e Bayern de Munique antes de chegar ao City. “Quando eu estava no Bayern de Munique, sempre tinha alguém nas montanhas com uma câmera. Os adversários observavam o que fazíamos. Todos faziam”, acrescentou o treinador.

Mesmo com a polêmica, o técnico dos Citizens disse que mantém sua opinião sobre Bielsa. “Admiro tudo o que fez no passado, então não vejo porque mudar de opinião. Mas também compreendo a posição de Frank Lampard [treinador do Derby County]”.

Leia mais:  Vinicius Junior joga bem outra vez e é chamado de “novo rei” do Real Madrid

Na próxima rodada do Campeonato Inglês, o Manchester City irá enfrentar o Huddersfield. E antes mesmo de ser perguntado, o técnico espanhol frisou que não enviará ninguém para espionar o time comandado por Mark Hudson. “Não vou enviar ninguém para espiar o Huddersfield. Se essa é a pergunta, esqueçam”, ponderou.

Após ser flagrado e questionado, ‘El Loco’ Bielsa confessou que enviou um espião contra todos os clubes que enfrentou durante a Championship, a segunda divisão inglesa. “Espionei todos rivais contra os quais jogamos e observei as sessões de treinamento de todos os nossos oponentes antes de jogar contra eles”, disse o argentino na última quarta-feira.

“O que fiz não é ilegal. O fiz porque não era ilegal e não estava violando uma regra específica. Não posso dizer que isto seja o correto, mas vou tentar explicar que não tive más intenções”, continuou.

Leia também:  Maradona fala sobre término: “minha vontade era arrancar a cabeça dela”

Como é de costume, o técnico do Leeds foi sincero, e admitiu que a prática é estúpida, mas que ajuda o seu grupo a sentir menos ansiedade antes das partidas, já que sabem o que o adversário planeja fazer no duelo.

Leia mais:  Caso Daniel: “Intenção era apenas mutilar e não matá-lo”, diz suspeito

“Nos sentimos culpados se não trabalhamos o suficiente. Isso (ver o treino dos oponentes) nos permite ter menos ansiedade e, no meu caso, eu sou estúpido o suficiente para permitir este tipo de comportamento”, ponderou.

Bielsa confessou também se sentir envergonhado em admitir o uso do espião, apesar de não se sentir um trapaceiro: “Eu sinto vergonha em ter que contar a vocês tudo isso. Eu não estou trapaceando. Eu sabia tudo que eu precisava saber”, finalizou ‘El Loco’., que lidera a segunda divisão com o Leeds.

Leia também:  Paul Pogba elogia Solskjaer no comando o United: “temos sistema e estrutura”

Pep Guardiola , por sua vez, vive momento distinto e está em busca do segundo título inglês com o Manchester City consecutivo. Para isso, porém, o treinador que completa 48 anos nesta sexta-feira terá que superar o Liverpool de Jürgen Klopp, que lidera a competição com quatro pontos de vantagem.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana