conecte-se conosco


Cidades

Uso consciente é fator preponderante para conservação de banheiros públicos

Publicado

Reinaugurada em junho de 2018, a Praça Ipiranga foi reconstruída tomando como base um conceito que garantiu a união entre a preservação de um patrimônio histórico com a aplicação de melhorias que trouxeram uma configuração moderna para o local. Um desses pontos que contribuíram para a nova roupagem foi a construção de banheiros públicos para atender os milhares de cuiabanos que passam diariamente pelo espaço.

Todavia, para que toda essa estrutura funcione de forma eficiente, garantindo a preservação ambiental e o bom estado de conservação, é necessário que haja uma sincronia entre o trabalho de manutenção e o uso consciente do espaço. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o descarte incorreto de produtos não reutilizáveis nos vasos sanitários tem sido o principal responsável por situações de entupimentos do sistema de esgoto.

“Para que o local esteja sempre em boas condições, é necessário que o cidadão também entenda seu papel nesse processo de preservação. Parece algo extremamente óbvio de dizer, mas temos que pedir para as pessoas não descartar no vaso sanitário papel higiênico, embalagem de alimentos, cigarro ou qualquer outro tipo de item. Infelizmente, esses materiais têm sido encontrados, frequentemente, nas limpezas. E são eles que fazem com que tenhamos que interditar o local por alguns dias para realizar o desentupimento”, explica Stopa.

Leia mais:  Candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo da Educação serão convocados para compor lista de espera

Os banheiros foi construído com toda preocupação de assegurar um espaço acessível para todos os cidadãos, bem cuidado e levando em consideração fatores ecológicos. Nesse sentido, além dos equipamentos característicos, a Prefeitura de Cuiabá edificou ainda uma pequena estação de tratamento de esgoto. Todo o sistema conta com uma caixa de passagem, uma fossa e três filtros, que fazem com que os dejetos cheguem à rede coletora da região sem gerar prejuízos à natureza.

“Quando decidimos revitalizar a Ipiranga, o prefeito Emanuel Pinheiro nos orientou a encontrar uma maneira de contemplar o espaço com os banheiros públicos. A praça recebe um grande fluxo de pessoas e entendemos que uma estrutura como essa é extremamente necessária para atender a população”, pontua o gestor.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Mutirão da Limpeza atende comunidade da região Sul neste sábado (19)

Publicado

por

O bairro Jardim Industriário I, situado na região Sul da Capital, foi selecionado pela Prefeitura de Cuiabá para receber o programa “Mutirão da Limpeza”, que acontece neste sábado (19). Atendendo a cada fim de semana uma comunidade diferente, a ação de limpeza levará mais de 250 servidores, que prestarão diversos serviços de zeladoria, ajudando a melhorar o visual da localidade e a qualidade de vida daqueles que residem no bairro.

No período das 7h às 11h, serão realizados os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública. A medida, planejada pelo Município para ser executada de forma contínua, ainda contemplará a região com as atividades de plantio de mudas nativas e um verdadeiro pente-fino na coleta de resíduos domiciliar.

Durante o Mutirão da Limpeza, também será realizada a eliminação de bolsões de lixo. Para a execução desse serviço, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – pasta responsável pela coordenação das ações de zeladoria na cidade – disponibilizará caminhões e outros maquinários necessários para a execução da operação. Dessa forma, a meta é efetuar a limpeza total de todas as áreas identificadas e dar a destinação correta aos resíduos retirados.

Leia mais:  Candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo da Educação serão convocados para compor lista de espera

Do mesmo modo, os moradores terão a oportunidade de fazer o descarte de materiais inservíveis, de maneira segura e dentro da lei, por meio do programa Cata-treco. A medida é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam lançados irregularmente em locais inapropriados. A orientação é que, antecipadamente, o cidadão faça a limpeza de seu quintal e já deixe esses materiais separados para o recolhimento.

Serviço

Assunto: Realização do programa Mutirão da Limpeza

Local: Jardim Industriário I

Horário: 7h às 11h

Data: 19 de janeiro, sábado

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana