conecte-se conosco


Cidades

Uso consciente é fator preponderante para conservação de banheiros públicos

Publicado

Reinaugurada em junho de 2018, a Praça Ipiranga foi reconstruída tomando como base um conceito que garantiu a união entre a preservação de um patrimônio histórico com a aplicação de melhorias que trouxeram uma configuração moderna para o local. Um desses pontos que contribuíram para a nova roupagem foi a construção de banheiros públicos para atender os milhares de cuiabanos que passam diariamente pelo espaço.

Todavia, para que toda essa estrutura funcione de forma eficiente, garantindo a preservação ambiental e o bom estado de conservação, é necessário que haja uma sincronia entre o trabalho de manutenção e o uso consciente do espaço. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o descarte incorreto de produtos não reutilizáveis nos vasos sanitários tem sido o principal responsável por situações de entupimentos do sistema de esgoto.

“Para que o local esteja sempre em boas condições, é necessário que o cidadão também entenda seu papel nesse processo de preservação. Parece algo extremamente óbvio de dizer, mas temos que pedir para as pessoas não descartar no vaso sanitário papel higiênico, embalagem de alimentos, cigarro ou qualquer outro tipo de item. Infelizmente, esses materiais têm sido encontrados, frequentemente, nas limpezas. E são eles que fazem com que tenhamos que interditar o local por alguns dias para realizar o desentupimento”, explica Stopa.

Leia mais:  Secretaria de Educação notifica Selecon e último dia para entrega de documentos ocorre com tranquilidade

Os banheiros foi construído com toda preocupação de assegurar um espaço acessível para todos os cidadãos, bem cuidado e levando em consideração fatores ecológicos. Nesse sentido, além dos equipamentos característicos, a Prefeitura de Cuiabá edificou ainda uma pequena estação de tratamento de esgoto. Todo o sistema conta com uma caixa de passagem, uma fossa e três filtros, que fazem com que os dejetos cheguem à rede coletora da região sem gerar prejuízos à natureza.

“Quando decidimos revitalizar a Ipiranga, o prefeito Emanuel Pinheiro nos orientou a encontrar uma maneira de contemplar o espaço com os banheiros públicos. A praça recebe um grande fluxo de pessoas e entendemos que uma estrutura como essa é extremamente necessária para atender a população”, pontua o gestor.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeito busca solução para pagamento de salário dos funcionários da Santa Casa

Publicado

por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, afirmou que busca solução jurídica e garantias que se repassar os recursos, seja cumprido o pagamento de salário dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que estão com cinco folhas salariais atrasadas, além do 13° salário do ano passado.

Em reunião com os profissionais da unidade hospitalar  o prefeito lembrou que por mais que o pagamento dos salários da instituição filantrópica não seja uma obrigação da Prefeitura de Cuiabá, está solidário aos funcionários e familiares.

“É uma violência contra os funcionários e seus familiares. Estamos solidários, constrangidos e indignados com essa situação. Atendendo pleito dos vereadores de Cuiabá e da sociedade, determinei que nossa equipe busque uma fórmula de ajudarmos a resolver essa pendência salarial, fazendo repasses dentro do possível, desde que sejam recursos carimbados, ou seja, destinados exclusivamente para o pagamento da folha salarial dos profissionais que ganham até R$ 4 mil líquidos, o que representa 85% dos funcionários”, afirmou.

Pinheiro determinou à equipe que busque o aspecto legal, fluxo de caixa e de que forma operacionalizar para que seja garantido o pagamento dos funcionários (em caso de repasse para a Santa Casa, que seja recurso carimbado exclusivamente para o pagamento dos salários). No diálogo, disse que está sendo estudado a disponibilidade de caixa, se pode pagar um, um e meio ou dois meses de salário dos profissionais.

Leia mais:  Prefeitura dá ultimato e empresa tem 15 dias para regularizar a coleta de resíduos

“O gabinete está sempre de portas abertas para vocês, por isso convido a comissão dos profissionais para acompanhar tudo que discutirmos sobre a Santa Casa”, confirmou o prefeito.

AGRADECIMENTO

Os profissionais da Santa Casa agradeceram o apoio do prefeito em buscar soluções para o atraso de salário. Também elogiaram o remanejamento dos pacientes para outras unidades como o Hospital Geral Universitário (HGU) e Hospital de Câncer.

“Quero agradecer a postura do prefeito conosco, a situação está tão dramática porque não sabemos a que ponto acreditar na diretoria atual devido a essa situação de buscar outros caminhos atrapalhando um acordo firmado. Estamos acompanhando as discussões para debater como podemos receber o salário, para que esse recurso não seja passado para a diretoria, porque se for repassado, não sabemos se existe bloqueio judicial, se realmente vai cair mesmo para nós, por isso ficamos felizes com a postura do prefeito em se preocupar se vamos mesmo receber o salário”, disse André Luis Lara, auxiliar administrativo e funcionário há 17 anos da Santa Casa.

Leia mais:  Secretaria de Educação notifica Selecon e último dia para entrega de documentos ocorre com tranquilidade

Também funcionário da Santa Casa, Marcelo Pinheiro, afirmou que o prefeito abraçou a situação, mesmo a Santa Casa tendo como pacientes, 70% do interior e 30% do município.

“O prefeito foi positivo, com o coração enorme, começou o programa para transferir os pacientes para os demais hospitais. Para os funcionários, trabalha para ter o pagamento aos funcionários de forma legal, sem o dinheiro ficar com a diretoria. A situação hoje é degradante, sufocante, apavorante para os pais e mães de família, e graças a Deus o prefeito achou o caminho para os pacientes e encontrando o caminho para os funcionários”, agradeceu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana