conecte-se conosco


TCE MT

TCE oferece curso EaD sobre gestão de riscos em logística de medicamentos

Publicado

Um dos pontos fracos do sistema de atenção à saúde pública em Mato Grosso, com graves consequências para a vida da população, é a política de gestão e logística de distribuição de medicamentos.

Pensando na melhoria da qualidade da administração pública neste quesito, a alta direção do Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Contas, está oferecendo aos servidores públicos de prefeituras de Mato Grosso o curso: “Gestão de Riscos em Logística de Medicamentos”. O curso está sendo ministrado pelo sistema de Ensino a Distância (EaD), com as aulas disponibilizadas no portal da Escola na Internet.

Durante o curso, os participantes terão acesso a técnicas eficazes para evitar práticas arriscadas que vão desde a compra de medicamentos até a fase de distribuição, acondicionamento, entre outras. Por abranger todo o processo de gerenciamento de medicamentos, o TCE abriu vagas a servidores da área administrativa da saúde, auditores, controladores internos, farmacêuticos, secretários de Saúde e membros dos Conselhos Municipais de Saúde.

Leia mais:  Querência, Canarana e Água Boa revisam e atualizam plantas genéricas municipais

A necessidade de capacitar os servidores municipais envolvidos nas áreas de medicamentos ocorre em função das auditorias e levantamentos feitos pelo TCE, bem como de demandas apresentadas ao Programa Aprimora. Nos processos ficou evidente a deficiência de preparo técnico e a consequente fragilidade do controle e gerenciamento da área que envolve alto custo financeiro para a Administração Pública.

A capacitação, que começou nesta segunda-feira (01/07) e vai até o próximo dia 30, terá duração de 60 horas/aulas. Os participantes foram divididos em duas turmas com 50 alunos cada.

O curso foi elaborado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o TCE-MT. A universidade é a responsável pela produção das vídeo aulas e do material de estudo, bem como pelo acompanhamento e avaliação dos cursistas.

Tutores treinados pela UFMT estão à disposição dos alunos para tirar dúvidas, auxiliar no envio de material suplementar, aprofundar temas e promover estratégias de estímulo e motivação junto aos participantes.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

TCE-MT avança em tecnologia e lança mais 11 módulos do Sistema Radar

Publicado

por

Informações sobre a arrecadação, indicadores sociais e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal agora estão disponíveis em um único espaço, o Radar Cidadão. Trata-se de um dos 11 novos módulos do Radar de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, lançados nesta sexta-feira (5/12) no auditório da Escola Superior de Contas. O lançamento teve a presença do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que saudou os presentes junto ao vice-presidente do TCE, conselheiro interino Luiz Henrique Lima. “O radar não é do TCE, é do cidadão de Mato Grosso e tem o objetivo de promover a melhoria da gestão pública, com a atuação conjunta dos controles interno, externo e social”, destacou Lima durante a abertura do evento, que contou com 438 participantes, sendo 61 representantes de conselhos de políticas públicas de 61 municípios.

Conselheiro Guilherme Antonio Maluf Conselheiro interino Luiz Henrique Lima

A importância dos avanços tecnológicos para o desenvolvimento da cidadania e do controle externo foi abordada pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf. “Atualmente, podemos observar duas situações inevitáveis: o controle externo não vai ser possível sem o controle social e a tecnologia não pode estar dissociada do controle externo. Assim, sabemos que estamos dando mais um passo para que o TCE esteja com as ferramentas necessárias para executar seus trabalhos”, afirmou Maluf.

Leia mais:  Cautelar é negada e processo seletivo para novo Pronto Socorro continua

O secretário-geral de Controle Externo, Volmar Bucco Júnior, apresentou as funcionalidades do Radar Cidadão, que oferece um panorama da situação da gestão de cada município e permite ao interessado acompanhar o cumprimento das determinações do TCE. O Módulo Cidadão sintetiza as informações de áreas como saúde, educação, previdência, obras, pessoal, receita, despesa, contratos, licitação e prestação de contas. Tais áreas contemplam os demais módulos que foram lançados e se somam ao já em funcionamento Módulo Compras Públicas.

O Módulo Cidadão é uma síntese dos demais e possibilita que o interessado possa olhar mais atentamente uma questão específica. Se, por exemplo, ao verificar um município, busca-se uma informação sobre a situação da educação e, diante disso, o cidadão quer saber sobre aplicação dos recursos do Fundeb, ele vai sendo direcionado para o Módulo Educação. “Tais informações por vezes ficavam restritas a alguns processos e agora estão organizadas e sistematizadas para a sociedade, Poderes Legislativos, para a imprensa, e é possível acompanhar a evolução ao longo de um período, dos resultados de uma gestão”, afirmou Luiz Henrique Lima, que ainda cumprimentou o trabalho árduo dos colegas, bem como do conselheiro presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto, “que ofereceu todo o respaldo para que a Segecex realizasse inúmeros avanços como esse”.

Leia mais:  Tomada de Contas apura dano ao erário em locação de imóvel para SEC 300 anos

Além da apresentação do Módulo Cidadão, pelo secretário Volmar Bucco, também foram apresentados os Módulos Receita, Despesa, Licitações, Contratos e Prestação de Contas pela secretária de Gerenciamento de Sistemas Técnicos, Lisandra Ishizuka Barros; o Módulo Pessoal, pelo secretário de controle externo de Atos de Pessoal, Osiel Mendes de Oliveira; o Módulo Previdência, pelo secretário de controle externo de Previdência, Eduardo Benjoíno; o Módulo Obras, pelo supervisor da Secex Obras, Emerson Augusto de Campos; e o Radar Saúde, apresentado pelo secretário substituto da Secex Saúde e Meio Ambiente, Bruno de Paula Santos Bezerra e pela secretária de Articulação Institucional Cassyra Vuolo, e o Módulo Educação, apresentado pela secretária da Secex de Educação e Segurança Patricia, Leite Lozich.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana