conecte-se conosco


Polícia

Prefeito assina parceria inédita com instituto do medalhista olímpico Flávio Canto

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assina nesta terça-feira (14), às 8h30, na EMEB Prof Firmo José Rodrigues, no Três Barras, uma parceria inédita com o Instituto Reação, idealizado pelo ex-judoca Flávio Canto, que conquistou a medalha de bronze nas Olímpiadas de Atenas, na Grécia.

A parceria é fruto de um trabalho que já vem sendo desenvolvido na Capital mato-grossense pelo atleta de judô David Moura, cuiabano, que compete há anos pelo Instituto Reação, e viu uma oportunidade de expandir a iniciativa para Cuiabá, onde já possui um projeto social. A escola atende a 1.044 alunos, na Educação Infantil, na faixa etária de 6 a 12 anos e, 70 delas já participam das aulas de judô.

Criado no Rio de Janeiro, o Instituto Reação está presente em oito locais na cidade carioca e Cuiabá será a primeira cidade fora da capital fluminense, a receber o projeto.

A assinatura do Termo de Cooperação com o Instituto Reação também faz parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá.

O assessor técnico da Diretoria de Planejamento e Orçamento (DPO) da Secretaria Municipal de Educação, professor Carlos Klaus disse que para a implantação do Instituto, a Prefeitura de Cuiabá ficou responsável em indicar uma área para a construção do espaço. “O local será na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Firmo José Rodrigues, bairro Três Barras. É de responsabilidade também da Prefeitura, contribuir para o recrutamento dos alunos a serem atendidos pelo projeto. Toda parte de construção, bem como equipar a unidade com os materiais necessários e indispensáveis ao desenvolvimento das atividades, garantindo o atendimento regular aos alunos, são de responsabilidade do Instituto Reação”, explica Carlos Klaus

Leia mais:  Operações integradas prendem 181 pessoas em flagrante no Estado

A unidade do Instituto em Cuiabá vai desenvolver o projeto Reação Faixa Preta, que oferece aulas de judô e jiu-jitsu para crianças e adolescentes, trabalhando os princípios e valores do esporte.

A nova unidade terá uma estrutura de 250 m2 de área coberta, contendo banheiro masculino e feminino, sala de administração, depósito, área do tatame e mezanino para duas salas de aula.

“Essa é uma parceria inédita e, o objetivo da Secretaria de Educação com esse trabalho é, sobretudo, alcançar as crianças dos bairros mais periféricos de Cuiabá, com atividades sadias, de incentivo ao esporte, à disciplina e à educação. Por meio do esporte, estamos promovendo a educação, a inclusão social e o desenvolvimento humano”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos lembrando que a ideia, com a construção do espaço é expandir o atendimento a outras unidades educacionais.

O Instituto Reação

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando a prática do judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

Leia mais:  Polícia Civil prende gerente de clínica de reabilitação por sequestro e cárcere privado

A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame. Mais de 1.400 crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos são beneficiados no Rio de Janeiro, em oito locais onde o projeto é desenvolvido, na Rocinha; Cidade de Deus – Jacarepaguá; Cidade de Deus – Polo de Iniciação; Tubiacanga; Pequena Cruzada; Deodoro; Gamboa; Parque Olímpico e Solar Menino de Luz.

O instituto possui diversos parceiros financeiros e apoiadores, dentre eles: Visa, SporTv. IBM, UFC, entre outros.

Cuiabá será a primeira unidade fora do Rio de Janeiro a receber uma unidade do Instituto Reação.

Serviço Assinatura do Termo de Acordo de Cooperação com o Instituto Reação

Data: 14/05, terça-feira

Hora: 08:30 h

Local: EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Rua 14, nº 52, Três Barras

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Polícia

Mauro anuncia 3 mil vagas para criminosos em presídios e 4 mil pistolas para policiais

Publicado

por

Em evento comemorativo de 32 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) assegurou a criação de pelo menos 3 mil vagas para criminosos em presídios estaduais, além de novos armamentos para policiais, no denominado programa “Tolerância Zero”, marcado para oficializado a partir de março.

 

A meta do governo é alcançar as 3 mil vagas em presídios estaduais até 2023, último da gestão do democrata.

 

O programa prevê uma série de medidas de enfrentamento à criminalidade do Estado e de reforço às ações na segurança pública, porém não detalhou quais.

“O programa vai se chamar Tolerância Zero porque é assim que nós nos sentimos, já sem tolerância para a criminalidade. E estaremos com a tolerância ainda menor com quem desrespeita a lei e o cidadão de bem desse Estado”, afirmou o governador.

Número de presos

Atualmente, a população carcerária de Mato Grosso está em torno de 12 mil presos, mas a capacidade das unidades prisionais é de 6.669 vagas em 53 estabelecimentos.

Leia mais:  Polícia Civil prende dois com 18 tabletes de maconha no porta-malas de veículo

Tolerância Zero

“O Tolerância Zero fará investimentos relevantes nos presídios. Iremos abrir novas alas inclusive de segurança máxima para deter os criminosos de alta periculosidade”, acrescentou.

Mendes lembrou que, em 2019, a Sesp fez uma grande força-tarefa de vistoria na Penitenciária Central do Estado (PCE) e retomou o controle da unidade, cortando regalias e irregularidades.

Conforme o governador, ações como essas impedem o avanço das facções e promovem aumento da segurança e bem-estar social.

“O Tolerância Zero será também um grande programa de infraestrutura na Segurança Pública. Já autorizei a compra de quatro mil pistolas Glock, que são as mais modernas disponíveis. Também vamos adquirir viaturas, motocicletas e outras tecnologias, na medida das possibilidades diante da recuperação financeira, de modo a melhorar a eficiência do Estado na Segurança”, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, explicou que o programa trata, principalmente, do endurecimento do Estado quanto ao crime organizado, estabelecendo novos padrões de reaparelhamento das Polícias Civil e Militar. (Com informações da assessoria)

 

Leia mais:  Polícia Civil cumpre quatro mandados de prisões por crimes diversos na região Oeste

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana