conecte-se conosco


Política

Sessão Especial homenageia 76 anos do HGU

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Nesta terça-feira (23), o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá completou 76 anos, e para comemorar e homenagear profissionais, colaboradores, médicos e voluntários, uma sessão especial requerida pelo vereador Diego Guimarães (Progressista), com o apoio e participação do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho. A sessão, realizada no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, contou com a presença do deputado federal Adilton Sachetti (PRB), também homenageado, do vereador Abílio (PSC), da presidente do HGU, Flávia Silvestre, familiares e convidados dos homenageados.

Durante a cerimônia, o deputado destacou três importantes idealizadores do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, o primeiro nome adotado para a entidade, considerados pilares da fundação: dona Maria de Arruda Müller, Júlio Müller e Dr. Hélio Ponce de Arruda. Inaugurado em 1945 com sete leitos, atualmente, a unidade hospitalar, hoje denominada Hospital Geral Universitário, conta com 234 leitos; sendo 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (adulto) e 16 leitos de UTI Neonatal.

"Tenho conhecimento das dificuldades do HGU, uma entidade filantrópica que conta com o apoio da sociedade, com o trabalho voluntário. Como parlamentar, estou sempre na luta por essa e por outras unidades de saúde do Estado que enfrentam diariamente dificuldades. Os idealizadores do HGU tinham um projeto, e acredito que não imaginavam a dimensão que tomaria, com um único propósito, que é o de salvar vidas", ressaltou o parlamentar.

Leia mais:  Vereador apresenta projeto de lei que beneficia crianças com Down

Nininho também ressaltou sobre a criação de um fundo especial destinado para financiar a reestruturação da saúde, se sancionado, o Fundo Emergencial de Estabilidade Fiscal. "Esse recurso será estendido aos hospitais filantrópicos, até porque entendemos a necessidade, especialmente de hospitais como o HGU, que atende 95% das demandas do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Nininho.

"Essas homenagens aos colaboradores, representam muito mais que um reconhecimento, são exemplos de pessoas que se dedicam incansavelmente, são voluntários que lutam dia após dia pelo bem maior que um ser humano pode ter, que é a saúde. É importante ressaltar que o HGU não atende somente a Baixada Cuiabana, mas toda a população do estado sempre que necessário", disse o parlamentar.

"Nós precisamos, sim, dar atenção especial à saúde, em especial aos que mais necessitam. Quero parabenizar a todos os homens e mulheres, que ao longo de suas vidas dedicaram e ainda dedicam às atividades deste tão importante hospital, e dizer que com certeza as pessoas que têm a vocação de fazer o bem e dedicar o tempo aos que mais necessitam com certeza serão recompensados de alguma forma", concluiu.

Leia mais:  Assembleia recebe primeira feira de arte e artesanato indígena do Alto do Xingu

Comentários Facebook
publicidade

Política

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas

Publicado

O deputado estadual Faissal Calil (PV) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) no qual se compromete a não realizar festas em sua residência, localizada no bairro Shangri-lá em Cuiabá, que excedam o volume de som permitido na “Lei do Silêncio”. O desrespeito à norma renderá multa no valor de R$ 3 mil.

“Se abster, a partir desta data, de produzir nos eventos realizados em sua residência ou sob sua responsabilidade, ruídos em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana”, diz o promotor 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Natalício Barbosa.

 

De acordo com o TAC, chegou ao conhecimento da promotoria de Justiça que o deputado realizou uma festa para comemorar a vitória do vereador Marcus Brito Jr. (PV), que é seu aliado político. O termo de compromisso foi assinado no dia 15 de dezembro.

Ainda consta no documento que as celebrações são realizadas com frequência no local. “De acordo com a notícia, as festas organizadas pelo senhor Faissal Jorge Calil Filho são recorrentes e causam grande perturbação à vizinhança”.

Leia mais:  Bolsonaro vai à Polônia neste ano

 

Veja vídeo da festa 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana