conecte-se conosco


Mato Grosso

Sesp-MT empregará mais de 3 mil policiais no segundo turno

Publicado

O planejamento da segurança em Mato Grosso para o segundo turno das eleições, que ocorrerá no próximo domingo (28.10), foi apresentado ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Juntamente com outros estados da federação, as informações foram repassadas em videoconferência realizada nesta segunda-feira (22.10), na Sala de Crise da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). No caso de Mato Grosso, ocorrerá a votação em segundo turno apenas para presidente.

Em apoio à Polícia Federal (PF) e Exército Brasileiro, a Sesp-MT empregará pouco mais de 3.600 servidores em todas as regiões do estado, sendo 2.103 da Polícia Militar (PM-MT); 1.122 da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), 306 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e 80 da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Além disso, será mantido o efetivo habitual das forças de segurança, inclusive com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Será instalado o Gabinete de Crise, a partir de sexta-feira (26.10), no Centro Integrado de Comando e Controle da Sesp-MT, em Cuiabá, para monitorar e agilizar o tempo de resposta às ocorrências. A estrutura irá funcionar até a segunda-feira (29.10), para garantir a segurança não só durante a votação, mas ao longo da apuração e as horas seguintes à divulgação do resultado. Os setores de inteligência de todos os órgãos de segurança estaduais e federais também estão integrados na operação das Eleições 2018.

Leia mais:  Prazo de renegociação de dívida ativa pelo Refis termina nesta sexta

“Nós tivemos um primeiro turno dentro da normalidade, com tranquilidade para que o cidadão exercesse seu direito ao voto. Estaremos novamente mobilizados e, se for necessário, vamos agir de forma repressiva, mas a expectativa é que tenhamos menos ocorrências neste segundo turno”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia.

O ministro afirmou que o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado em Brasília (DF), passa agora a funcionar 24 horas por dia, com o objetivo de garantir a segurança em todo o pleito. No dia 08 de outubro, foram empregados mais de 300 mil integrantes das forças policiais em todo o Brasil, média que deve ser mantida para o dia 28. “Aproveito para parabenizar a todos pelo bom trabalho realizado no primeiro turno, temos a obrigação de fazer o mesmo no segundo turno, em respeito à democracia”, frisou Jungmann.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  PGE orienta compradores para regularização de titularidade e baixa em débitos

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana