conecte-se conosco


Mato Grosso

Servidoras são homenageadas com evento no Palácio Paiaguás

Publicado

Servidoras públicas lotaram o evento realizado pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (08.03), no Auditório Cloves Vettorato, em homenagem às mulheres servidoras públicas. A tarde contou com uma programação de palestras sobre direitos da mulher, apresentações culturais, e sorteio de prêmios.

A primeira-dama Virgínia Mendes agradeceu a expressiva presença de todas as servidoras neste primeiro evento comemorativo. “Foi tudo pensado com muito carinho para elas. Dessa forma, estamos conduzindo todas as ações para as mulheres. Estamos apenas no início. Temos muito a fazer pensando na proteção, ascensão e melhoria da qualidade de vida das mulheres mato-grossenses”, afirmou a primeira-dama, que esteve à frente de toda organização.

Na ocasião, o governador Mauro Mendes ressaltou a longa caminhada que as mulheres fizeram ao longo das últimas décadas para conquistar o seu espaço de destaque no mercado de trabalho.

“O que queremos é um Estado que respeite o direito das mulheres. Graças a Deus tenho a felicidade de estar a 24 anos casado com minha esposa e construímos um lar de respeito em todos os aspectos. Quando tivermos homens e mulheres melhores poderemos construir também uma sociedade melhor”, afirma.

A servidora da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Gisela Menezes de Souza, avaliou a ocasião como um presente. Ela observou que além das palestras, a inciativa teve a preocupação com a saúde da mulher, a convivência e o lazer.  

Leia mais:  Parcerias firmadas pela PJC possibilitam novo prédio para delegacia no interior

“Achei uma inciativa muito boa da primeira-dama, as palestras tiveram temas importantes, até pra ajudar as mulheres e se defenderem. Tem coisas que às vezes a gente não ‘cai em si’ de que pode estar sofrendo alguma violência psicológica, e é sempre bom ter esclarecimento sobre o assunto”, explica.

A ouvidora Marciara Pedroso se sentiu homenageada. “Eu achei maravilhoso, muito bem organizado. É muito bom para nós mulheres receber o reconhecimento pelo trabalho prestado”, destaca.

Atrações

Uma das palestrantes do evento foi a presidente do Conselho Estadual de dos Direitos da Mulher, Glaucia Anne Kelly Amaral, que abordou alguns aspectos das políticas publicas desenvolvidas no Estado para a defesa dos direitos da mulher.

A presidente do Conselho de Ética do Estado, Vanda Helena da Silva, apontou meios de identificar a ocorrência de assédio moral dentro das repartições públicas, o caminho correto para denunciar, e a legislação que ampara as vítimas.

A representante do Conselho Regional de Psicologia, Érika Aparecida de Oliveira, comentou sobre o combate ao abuso sexual e à violência psicológica, a que não deixa marcar físicas, mas é tão grave quanto a violência física.

Por fim, o carateca Juan Riveros Burgos mostrou técnicas de defesa pessoal para mulheres em situações de perigo. Ele ressalta que as técnicas devem ser praticadas diariamente, com o acompanhamento de um instrutor qualificado.

Leia mais:  MTI assina parceria com a Oi para fortalecer ações de fiscalização eletrônica no Estado

Parcerias

Mulheres que participaram do evento foram surpreendidas com belos brindes por meio de sorteio dos parceiros da primeira-dama e do Clube do Servidor, convênio que dá desconto aos servidores ao comprovar vínculo com o Estado. Todos os parceiros podem ser consultados pelo link www.gestao.mt.gov.br/clubedoservidor.

As empresas parceiras que colaboraram com os brindes foram a Vila Konceito; Casa Prado; La Provence; Santa Oliva Pizzaria; Scoth Store; Corpo e Arte; Belviso Face Hair; Jo Bordados e Costurices; La Provence Decor; Loccitane; As Meninas Atelie; e Bella Flor.

O pianista Dario Sherner abrilhantou a comemoração com sua apresentação. Houve ainda uma feira de produtos vendidos por servidoras estaduais. A Clínica Vida, parceira do Mato Grosso Saúde, levou exames de glicemia, pressão, cálculo do índice de Massa Corpórea (IMC) e instruções sobre o autoexame de mama.

O evento foi promovido pela primeira-dama do Estado, por meio de uma parceria com as secretarias de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setasc), Planejamento e Gestão (Seplag), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Casa Civil e Mato Grosso Saúde.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

TSE orienta mesários por meio de aplicativo

Publicado

Central de notificações com informações sobre a atuação no pleito já está em funcionamento e vai auxiliar os mais de 1,5 milhão de colaboradores

Já está em funcionamento a central de notificações do aplicativo Mesário, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para os colaboradores que vão trabalhar nas Eleições Municipais de novembro. Por meio do app, o mesário terá todas as informações sobre o funcionamento da eleição, antes e durante a votação.

No mês passado, os mesários receberam treinamento, também por meio do aplicativo, de maneira exclusiva. Segundo o coordenador Digital de Combate à Desinformação do TSE, Thiago Rondon, a utilização do app tem como principal objetivo garantir agilidade e segurança no envio de informações reais sobre o processo eleitoral. O uso do aplicativo para encaminhar mensagens também é mais uma medida de segurança sanitária adotada pela Justiça Eleitoral em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Nós estamos passando por duas crises profundas. A primeira é a causada pela pandemia de Covid-19, sem precedentes na nossa história recente. A segunda é a desinformação acelerada pelo uso das redes digitais. A desinformação sobre o processo eleitoral é muito sofisticada e operada muitas vezes por atores profissionais que já compreenderam como atuar para propagar mensagens muitas vezes com interesses velados e que resultam na distorção da liberdade do voto”, lembra.

Leia mais:  MTI assina parceria com a Oi para fortalecer ações de fiscalização eletrônica no Estado

Mais de 1,5 milhão de mesários vão atuar no pleito nos 5.568 municípios que escolherão seus prefeitos e vereadores em novembro deste ano.

Sobre o aplicativo

aplicativo Mesário foi elaborado para auxiliar o mesário antes e durante a votação, para que ele possa tirar dúvidas rapidamente. No app, estão disponíveis informações como o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, soluções para problemas já diagnosticados, notificações com alertas sobre as zonas eleitorais de cada município e canais de apoio com materiais como o Manual do Mesário, entre outras.

Até o dia 22 de setembro, mais de 325 mil downloads do aplicativo já haviam sido feitos.

Baixe o app Mesário nas lojas on-line Google Play e App Store.

Serviço à democracia

O mesário é peça fundamental para garantir o sucesso de uma eleição, atuando na recepção dos eleitores e na condução dos trabalhos na seção eleitoral. Qualquer pessoa maior de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesário nas eleições. Os mesários são designados para seções eleitorais dentro da zona eleitoral em que estão inscritos.

Leia mais:  Competição Bombeiro de Aço será neste sábado em Rondonópolis

O trabalho de mesário não é remunerado, mas ele faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. O mesário também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, ou trabalhando na função para a qual for designado no dia da votação.

Além disso, ele recebe um certificado pelos serviços prestados e tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que previsto no edital do certame.

 

Fonte: TSE

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana