conecte-se conosco


Política

Semana de audiências e sessões especiais na AL

Publicado

Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social

Além das quatro sessões ordinárias deliberativas, nesta semana os deputados realizam cinco eventos especiais, sendo um no município de Rondonópolis, e duas audiências públicas para debater temas importantes com população.

Também estão previstas reuniões de trabalho das comissões permanentes, das câmaras temáticas e da Comissão Parlamentar de Inquérito da Renúncia e Sonegação Fiscal.

Confira a programação inicial:

Segunda-feira (9)

A semana começa com uma sessão solene em comemoração aos 40 anos de criação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso. A cerimônia acontece às 14h, no Plenário das Deliberações Dep. Renê Barbour. No mesmo horário, a Câmara Setorial Temática de Estratégia da Agronomia e da Engenharia realiza reunião de trabalho na sala 201.

A Comissão de Educação, na mesma data, promove uma audiência pública para debater sobre a regulamentação dos Cuidadores de Alunos Deficientes (CADS) nas escolas de Mato Grosso. A discussão acontece no auditório Milton Figueiredo, às 14 horas.

A segunda-feira ainda têm duas sessões especiais. A primeira acontece às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, nesta Casa de Leis, e vai homenagear pastores, bispos e apóstolos das igrejas evangélicas do estado. A segunda será em Rondonópolis para comemorar os 66 anos de emancipação do município. A cerimônia será realizada no Plenário da Câmara Municipal também às 19h.

Leia mais:  Deputado Romoaldo Júnior retorna à AL após cirurgia

Terça-feira (10)

Nesta terça-feira a CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal realiza reunião extraordinária para apresentação dos trabalhos da Sub-Relatoria do Setor de Combustíveis. O encontro é às 9h, na sala 202. No mesmo horário a CST que discute a Qualificação Técnica e Estudos da Legislação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de MT se reúne na sala 201.

As 14h, na ALMT,  acontece uma reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sala 201; a Comissão de Agropecuária se reúne, no mesmo horário, na sala 202.

No mesmo local (sala 202), às 16h, os membros da CST do Desenvolvimento da Bacia Leiteira no Mato Grosso realizam mais um encontro de trabalho.

Quarta-feira (11)

Os membros da Comissão de Saúde realizam às 14h, uma visita técnica ao Hospital e Maternidade Santa Helena Cuiabá.  

Na sede do Parlamento estadual, as comissões de Fiscalização e Orçamento, e a de Educação realizam reunião de trabalho, ambas às 14h. A primeira na sala 201 e a segunda na 202. Às 16h se reúnem na sala 202 os membros da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes

Leia mais:  Presidente do BNDES está com “cabeça a prêmio”, diz Bolsonaro

Quinta-feira (12)

Está marcada para esta quinta-feira uma audiência publica para discutir o PL 1172/2019, que dispõe do aumento nos valores das Custas e Despesas Processuais. O debate acontece no Auditório Deputado Milton Figueiredo, às 14h.

Para fechar a programação da semana, às 19h, o Parlamento realiza uma sessão plenária especial para entrega de moções de aplausos em homenagem aos 50 anos da fundação do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A solenidade será no Plenário das Deliberações.

As programações podem sofrer alterações no decorrer da semana.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

UFMT aponta bairros que apresentam casos de Covid-19 em Cuiabá

Publicado

por

O levantamento mostra que a região do Condomínio Florais é que apresenta maior incidência, com três casos, seguido pelos bairros Jardim Vitória e Jardim Itália, com dois casos cada um.

Um estudo realizado pelo departamento de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso traz o levantamento dos casos confirmados de coronavírus na capital e aponta os bairros de incidência. O levantamento mostra que a região do Condomínio Florais é que apresenta maior incidência, com três casos, seguido pelos bairros Jardim Vitória e Jardim Itália, com dois casos cada um.

Os outros bairros que estão no mapa e apresentam casos são: Paiaguás, Morada da Serra, Morada do Ouro, Bela Vista, Santa Cruz, Jardim Imperial, Boa Esperança, Santa Cruz, Jardim Leblon, Bandeirantes, Quilombo, Duque de Caxias, Santa Rosa e Centro-sul.

De acordo com o levantamento, a distribuição espacial da Covid-19 em Cuiabá repete o padrão de difusão vistos em outras grandes cidades do país: o vírus chega pelas pessoas que estiveram em viagem a outros países ou a outros estados brasileiros, e é transmitido aos familiares e amigos que convivem com os infectados.

Leia mais:  Wilson diz que novo empréstimo de dólares fere lei, aumenta dívida e prejudica Estado

Segundo o estudo, que é em parceria com Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, no município, como em outras localidades, a doença ainda tem atingido populações de áreas com renda média ou alta.

Há a preocupação de que o vírus passe a circular entre as pessoas de áreas socialmente desfavorecidas, onde muitas vezes o convívio, mesmo em período de isolamento social, é muito mais próximo devido a alta densidade demográfica destas localidades.

Segundo o estudo, em bairros de classe média, normalmente as casas são mais afastadas, com cômodos que permitem o isolamento da pessoa doente. Em muitas residências de áreas pobres não há cômodos que permitam o isolamento completo, o que facilita o contágio por parte daquelas pessoas residentes no mesmo local.

O levantamento mostra que na capital do estado há um crescimento médio diário de 25% do número de casos. O número passou de 5 para 25 casos em apenas 10 dias.No dia 31 de março eram 16 bairros com casos na cidade, e a maior parte das pessoas doentes não sabiam informar o contato de origem, ou seja, onde foi infectado. Esses casos são caracterizados como transmissão comunitária.

Leia mais:  Presidente do BNDES está com “cabeça a prêmio”, diz Bolsonaro

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana