conecte-se conosco


Mato Grosso

Sema seleciona analista de tecnologia da informação

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente abriu processo seletivo para preenchimento de 10 vagas temporárias de Analista de Meio Ambiente perfil Tecnologia da Informação. Para participar do processo, o candidato deve ser graduado em Tecnologia da Informação em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e escolher a atribuição em que deseja atuar: Desenvolvedor Web, Analista de Sistemas, Administrador de Banco de Dados e Administrador de Infraestrutura.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas no período de 27 a 31 de janeiro diretamente na sede da Secretaria, em Cuiabá.

A seleção será feita em duas fases, sendo que em um primeiro momento serão avaliados os currículos e títulos. Na segunda fase será avaliada uma prova teórica com 20 questões de múltipla escolha.

Todos os critérios para seleção, regras e cronograma estão disponíveis no Edital 01/2020 publicado hoje (23) pela Sema no Diário Oficial de Mato Grosso. Os selecionados assinarão o contrato de prestação de serviço por um ano, prorrogável por igual período, e receberão salário de R$ 7.003,16.

Leia mais:  Governo do Estado finaliza COT UFMT e entrega complexo para universidade no dia 28

https://www.iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/15784/#e:15784/#m:1142019

Cronograma

23/01/2020 Publicação Edital

27 a 31/01/2020 Período de inscrição

05/02/2020 Divulgação da primeira etapa – análise de título e currículo

06 e 07/02/2020 Interposição de recurso contra resultado da Análise de Títulos

11/02/2020  Divulgação da análise do recurso contra resultado da Análise de Títulos

16/02/2020  Aplicação da Avaliação Teórica

17/02/2020  Divulgação do gabarito da Avaliação Teórica

18 e 19/02/2020  Interposição de recurso do Gabarito da Avaliação Teórica

21/02/2020  Divulgação da análise do recurso do Gabarito da Avaliação Teórica

28/02/2020  Divulgação da classificação preliminar do concurso

02 e 03/03/2020  Interposição de recurso da classificação preliminar

05/03/2020  Divulgação do Resultado Final

12 e 13/03/2020  Comparecimento de candidatos para posse

16/03/2020  Entrar em exercício

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

“Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história”, destaca governador em homenagem aos 156 anos do patrono

Publicado

Marechal Rondon foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado

Nesta quarta-feira (05.05) é comemorado o aniversário de 156 anos do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon. Patrono das telecomunicações, o notável desbravador nasceu em 1958, no distrito de Mimoso (123 km de Cuiabá), localizado no município de Santo Antônio do Leverger em Mato Grosso.

Marechal Rondon é uma das personalidades históricas de grande notoriedade do Brasil e foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado, trecho que ligava Cuiabá ao Araguaia viabilizando a comunicação do Centro-Oeste com outras regiões. Além disso, implantou outras demais linhas, que ligavam Mato Grosso ao Estado do Rio de Janeiro, e mais tarde, essa expansão foi vertiginosa, avançando de Mato Grosso para Amazônia.

Nesta mesma data do seu aniversário, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem.

O Governador Mauro Mendes considera o dia 05 de maio uma importante data histórica, que deve ser lembrada para fortalecer e manter viva a memória deste extraordinário mato-grossense.

“O Marechal Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história. Foi um grande desbravador, um grande ser humano e apoiador dos povos indígenas. Além de ter sido um visionário, que expandiu a tecnologia nas expedições. Merece todas as homenagens e deve servir de inspiração para todos nós”, afirmou Mendes.

Leia mais:  Governo do Estado finaliza COT UFMT e entrega complexo para universidade no dia 28

Rondon ainda permanece vivo, seu nome está presente em diversas páginas de importantes e ricas obras literárias.  Além disso, importantes ruas e avenidas no Brasil foram intituladas com o nome do Marechal. Nessas mesmas homenagens aparecem Escolas, Museus e outros.  Devido ao brilhante trabalho de implantação das linhas telegráficas na Amazônia o nome do Marechal também é nome o mesmo do Estado de Rondônia em sua homenagem.

No site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está disponível o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon (clique aqui). A obra foi publicada em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberada para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. O relatório científico da Comissão Rondon integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (clique aqui). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907.

 

Homenagens

Em Mato Grosso, o maior e principal terminal aeroviário do Estado, localizado no município de Várzea Grande, foi batizado com o nome de Aeroporto Marechal Rondon, em homenagem ao desbravador.

Leia mais:  Espetáculo para apoiar André D’Lucca será neste domingo (24)

Além disso, outra importante obra arquitetônica que abriga parte da rica história do Marechal é o Memorial Rondon. Inaugurado em agosto de 2016, o museu foi construído em homenagem ao desbravador, para abrigar parte de sua rica história dos caminhos trilhados por Rondon, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão chefiada pelo militar.

O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger. A Rodovia MT-040 está pavimentada até a comunidade de Mimoso e conta com estrutura de postos de abastecimento com conveniências e alguns restaurantes e lanchonetes.

Excepcionalmente nesta quarta-feira (05), o Memorial foi aberto para visitações. Aos turistas está disponível parte de uma rica exposição dos momentos histórico da jornada de Rondon nos trabalhos de desbravamento durante implantação das linhas telegráficas.

A unidade passará por ajustes e reparos na estrutura predial. A previsão de abertura definitiva do retorno das atividades é para o mês de junho deste ano. Após a finalização do trabalho, o Memorial Rondon estará apto para receber visitantes de segunda a domingo, das 8h às 17h.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana