conecte-se conosco


Mato Grosso

Sema oferece curso de descentralização de gestão ambiental em Sorriso

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) oferecerá curso de descentralização de gestão ambiental nos dias 28 e 29 de novembro no município de Sorriso.

Disponibilizando 100 vagas, o curso traz como tema ‘O Aperfeiçoamento do Licenciamento Ambiental Municipal’, e oferece ao corpo técnico das prefeituras de Sorriso e de outros 45 municípios certificado de 16 horas-aulas. O foco do curso são profissionais que atuam na educação ambiental, no licenciamento e na fiscalização das atividades de impacto local. Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 23 de novembro no site da Sema-MT.

A proposta de capacitar o corpo técnico das prefeituras para a gestão ambiental atende a Lei Complementar nº140/2011, pela resolução 85/2014 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), e é financiado pelo programa Mato Grosso Sustentável, financiado pelo Fundo Amazônia.

 

Descentralização

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente oferece cursos de descentralização nos municípios do estado, onde não há uma unidade desconcentrada, com o objetivo de capacitar servidores para a gestão ambiental. São 46 os municípios descentralizados que ajudam na fiscalização e monitoração, capazes de fazer atividades de baixo impacto.

Leia mais:  Cuiabá, orgulho de ser sua filha!

 

Serviço

Curso de Descentralização na Gestão Ambiental – Aperfeiçoamento do Licenciamento Ambiental Municipal

Inscrições: de 01 à 23/11 no link https://goo.gl/forms/VBRxfgjzTwTo3pVm1 

Data: 28 e 29 de novembro.

Local: Centro de Eventos de Sorriso Ari José Riedi – Av. Blumenau, Rota do Sol, Sorriso-MT.

Municípios atendidos: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Barra do Garças, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Cláudia, Colíder, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Poxoréo, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e o CODEMA (Água Boa, Campinápolis, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira).

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Banco de dados periciais é utilizado para criação de ferramenta de análise forense

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana