conecte-se conosco


Mato Grosso

Seduc promove palestra para professores sobre saúde vocal

Publicado

Profissionais da educação das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande participaram, nesta quarta-feira (17.04), de uma palestra sobre saúde vocal, preparada pelo Núcleo de Saúde e Segurança, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento, que ocorreu na sede da Seduc, integra a programação do Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16. 

A palestra, direcionada aos professores que atuam em sala de aula e que, muitas vezes, utilizam de forma inadequada as cordas vocais, foi proferida pela fonoaudióloga Andréa Cristina, que é professora do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Ela detalhou os cuidados básicos que os professores precisam ter com a voz.

“A prega vocal é exercitada de forma intensa pelo professor em sala de aula. Por isso, precisa ter cuidado, sendo necessário fazer exercício vocal, uma vez que o músculo cansa e lesiona”, destacou.

Para o regente do Coral da Seduc, Adriano Bismarck, que participou da abertura do evento, as pessoas que utilizam a voz para o trabalho tem que ter certos cuidados. “Para os integrantes do Coral, temos uma oficina de saúde vocal. A nossa meta é levar essa oficina para as escolas”, frisou.

Leia mais:  Governo protocola projetos que buscam reequilíbrio financeiro do Estado

Ele acrescentou que essas oficinas nas escolas podem diminuir o número de profissionais atingidos por problemas vocais. Algumas atitudes simples podem ajudar, como evitar bebidas excessivamente geladas.

Uma das participantes do evento, a professora de língua inglesa Fabiana Germana ficou impressionada com a palestra. “Estou assustada porque não tenho o cuidado devido com a voz. Agora sim, vou tomar a devida cautela”, assegurou. Ela leciona na Escola Estadual Terezinha de Jesus Silva, no Bairro Nova Fronteira em Várzea Grande. Ele atua nas séries finais do ensino fundamental.

O coral da Seduc, formado por servidores que trabalham na sede, fez a abertura do evento com a apresentação de duas músicas – pensa em mim e caçador de mim.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Dupla é presa com arma de fogo em Cuiabá

Publicado

por

Policiais militares da Força Tática prenderam, na noite desta terça-feira (21.05), no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, dois rapazes. Com um deles foi encontrado um revólver calibre 32, com cinco munições.

Os militares realizavam ronda e observaram atitude suspeita de I. M. P., e M. L. P., ambos 19 anos. A arma foi encontrada durante revista pessoal e não souberam explicar o motivo e a procedência da arma de fogo. Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências pertinentes ao caso.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:  Sesp capacita 80 servidores em operação de drones
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana