conecte-se conosco


Mato Grosso

Sede do Detran-MT passa por reforma de acessibilidade e sinalização viária

Publicado

Quase 20 anos após a inauguração, no ano 2000, o complexo da sede do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em Cuiabá, passa por importante reforma para adequações de acessibilidade e sinalização viária. O investimento será de R$ 2,4 milhões, em recursos do Governo do Estado, com vistas à modernização, segurança e maior comodidade dos usuários e servidores.

A sede da autarquia possui uma área de 103.242,54 metros quadrados, correspondente a 10 hectares, sendo pouco mais de 10 mil metros de área construída. O espaço é dividido em 20 blocos de uso diversificado, como o atendimento ao público nas diretorias de Habilitação, Veículos e Vistoria Veicular; bloco de espera dos testes práticos, Gerência de Fiscalização, Escola Pública de Trânsito, Presidência, Diretoria de Administração Sistêmica, Batalhão de Trânsito, auditório, almoxarifado, protocolo, restaurante, entre outros setores.  

São diversos obstáculos que dificultam o trânsito dos usuários e servidores, especialmente das pessoas que tem a mobilidade reduzida. Entre os obstáculos estão: calçadas estreitas com rebaixamento incorreto, com desnível e danificadas; ausência de sinalização tátil, rampas ineficientes, escada com desnível de degraus, banheiros e blocos de atendimento ao público sem acessibilidade, ausência de corrimãos e placas de sinalização.

Leia mais:  PM prende dois e recupera produtos furtados

O agente de serviço de trânsito Valdivino Assunção é servidor do Detran há 14 anos e sente essa dificuldade diariamente. Ele é deficiente visual e relata como enfrenta os obstáculos para trabalhar todos os dias.

“A maior dificuldade é me deslocar da área dos fundos do Detran até o local onde trabalho, no quarto bloco, que não tem nenhuma acessibilidade. Não tem rampas, só escada, o que dificulta muito a locomoção. Achei a reforma uma coisa boa, um olhar especial da autarquia para as pessoas com deficiência, assim como eu”.  

Com a reforma, a sede passará a ter piso e sinalização tátil nos locais de circulação de pessoas, adequação de toda a calçada e rampas de acordo com normas técnicas e legislações vigentes de acessibilidade, adequações nas vagas de estacionamento de uso exclusivo; faixas elevadas e com sinalização tátil para travessia de pedestres, adequação de acessibilidade nos sanitários de todos os blocos e no interior de todos os setores; instalação de guarda-corpos em locais próximos à desníveis existentes, readequação de escadas e corrimãos de acesso aos blocos, entre outros itens que passarão por adequações.

Leia mais:  Um histórico positivo de contribuições à gestão estadual

Para montar o projeto, a equipe da Coordenadoria de Obras e Engenharia do Detran-MT elaborou um laudo técnico com base nas legislações específicas sobre acessibilidade que estão em vigor nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

A construtora W Mendes LTDA EPP é a empresa contratada para a execução da obra, após vencer a licitação na modalidade tomada de preços.  

Detran-MT

O complexo do Detran-MT foi inaugurado no ano 2000 e desde então nunca passou por intervenções para adequação de acessibilidade e sinalização viária. A obra vai proporcionar à pessoa com deficiência a plena integração social com melhor acesso aos espaços. 

O presidente do Detran-MT Gustavo Vasconcelos destaca que a reforma tornará a sede da autarquia mais moderna e eficaz para a população.

“A reforma para adequação de acessibilidade e sinalização viária é necessária a fim de adaptar o passeio público e acesso aos prédios para utilização de maneira autônoma, independente e segura a maior quantidade de pessoas, independentemente da idade, estatura e limitações de mobilidade”, afirma.   

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Participação familiar é maior desafio enfrentado por gestores escolares

Publicado

por

O Dia do Diretor Escolar, comemorado nesta terça-feira (12.11), é uma oportunidade para refletir sobre o papel deste profissional que é responsável pela administração e gestão da unidade escolar.

Eleitos pela comunidade escolar, os diretores das escolas estaduais de Mato Grosso têm, entre seus maiores desafios, trazer os pais para para dentro da escola. Para a maior parte dos gestores, esta é uma tarefa difícil, mas compensadora e, principalmente, necessária.

Na concepção da maioria dos diretores, a participação dos pais no dia a dia da escola é fundamental para um ensino de qualidade e ter a escola como referência.

A diretora da Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Leyde Laura de Sousa, em Várzea Grande, elencou como prioridade a participação dos pais nas atividades escolares. “Desde a elaboração de meu plano de trabalho, uma das prioridades é buscar o envolvimento da família na escola”, assegura.

Ela considera os resultados excelentes, pois os pais participam das reuniões e vão à escola não apenas para buscar os boletins escolares, eles se envolvem com todas as atividades.

Leyde Laura frisa que na maioria das vezes em que liga para os pais para falar sobre os alunos eles são atenciosos e, ao final, sempre agradecem pela preocupação que a escola tem com os seus filhos.

O maior desafio é justamente com os pais ausentes, cujos filhos encontram-se com desafazem na aprendizagem e na disciplina. “Infelizmente são pais em que ligamos duas, três vezes e não conseguimos contato. Então, acionamos o Conselho Tutelar para tomar as providências. Temos uma porcentagem de pais que não participam. Esse é o nosso alvo, porque a família na escola faz a diferença”, assinala.

Leia mais:  Governo muda regras para compras públicas do Estado

A escola, que está localizada na região central de Várzea Grande, atende 1.240 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Para Conceição Aparecida Bastos, que há dez meses está à frente da Escola Estadual Nova Chance, que atende 2.800 alunos privados de liberdade, o maior desafio nesse período em que está como gestora foi promover uma gestão participativa e democrática, pautada em uma escola transformadora e libertadora, onde o aluno é parte específica e protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Professora da rede estadual há 28 anos, a diretora destaca que sempre acreditou que a educação é realmente o instrumento mais eficaz de transformação social, de qualificação e inserção, tanto na estruturação de vida quanto no mercado de trabalho.

“Justamente por crer na humanidade, é que vejo o estudo para os alunos privados de liberdade como um novo caminho, uma nova chance para ressocialização, construção e reconstrução de uma nova vida ao se reintegrarem na sociedade. Uma das funções da escola, como um todo, é dar a este aluno, uma chance de mudar e ter um futuro melhor. Estou convencida de que as opções de vida nessas circunstâncias específicas só podem ser melhores por meio da educação, portanto, o papel do gestor nesse processo é imprescindível”, observa.

Leia mais:  Seduc recebe novos ônibus para educação especial

O diretor da Escola Estadual Marcio Schabtt Souza, localizada em Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros de Cuiabá), Wellington José Gobi Zarelli, concorda que ser gestor não é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para a melhoria das condições de vida das pessoas que passam pela unidade escolar.

“Para mim, o mais prazeroso em ser diretor é servir à comunidade e fazer o possível para garantir as melhorias para esse espaço educacional, ou seja, é fazer o possível para melhorar a condição de vida de quem passa pela escola, mudando tanto a questão cognitiva quanto o contexto social. Ser diretor é dedicar-se ao máximo e mostrar-se à comunidade com respeito e de maneira democrática”.

Em seu segundo ano de gestão como diretor, Wellington Zarelli, que também foi coordenador por oito anos, acredita que a escola é protagonista quando se refere à mudança do contexto social. Por isso, o gestor deve trabalhar para fazer desse espaço um ambiente mais atrativo aos alunos para que os mesmos se integrem cada vez mais à escola e não fiquem em meios vulneráveis.

“A escola é o refúgio para nossas crianças e esse refúgio além de acolher é um espaço que vai moldar esse cidadão para ter desenvoltura tanto na sua vida social quanto nas questões financeiras, ou seja, a escola é um meio para alavancar a vida de qualquer ser que passe por esse espaço”, observa.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana