Política
Secretário e deputado batem boca durante audiência na AL
A audiência com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta quinta-feira (11), terminou com uma discussão acalorada com o deputado estadual Ulysses Moraes (PSL). Figueiredo foi convidado para prestar esclarecimentos sobre a vacinação contra a covid-19.
Essa não é a primeira vez que secretário e deputado se enfrentam. No fim de janeiro, o parlamentar acusou o Estado de “sumir” com 30 mil doses da vacina. Desta vez, Ulysses apontou diferenças nas doses que sobraram após a destinação aos municípios, onde dois documentos foram assinados com a mesma data, mas continham dados diferentes.
O secretário acusou Ulysses de fazer “show pirotécnico, midiático para simplesmente aparecer”. Durante a discussão, Gilberto chegou a afirmar que o deputado “não iria dar ordens” a ele e que os “ataques” feitos contra a Secretaria de Saúde seriam “maldade para quem está no combate da pandemia”.
Com os ânimos exaltados, a discussão precisou ser intermediada pelos outros deputados presentes. Lúdio Cabral (PT), pediu que Ulysses Moraes fizesse todos os questionamentos que seriam respondidos ao final pelo secretário.
Já o deputado Dr. Eugênio (PSB) afirmou que Ulysses foi desrespeitosi com o secretário e que os parlamentares não poderiam agir de “forma indelicada” com o convidado.
Sobre a diferença nas resoluções aplicadas, Gilberto afirmou que não iria responder apenas porque o deputado “ficou balançando os papéis na mão e fazendo acusações”, mas que iria checar a situação para responder formalmente a demanda.
Enquanto os dois discutiam, o secretário não respondeu sobre a demora para a vacina no estado, que está em 13º lugar na imunização da população entre os estados brasileiros.
Por outro lado, ele também não poupou críticas aos prefeitos que abriram a vacinação para idosos com menos de 90 anos, pois a indicação do Ministério da Saúde para essa nova remessa é para uma faixa etária específica.


Política
Após denúncia de falsa aplicação, MPMT quer que municípios guardem frascos vazios de vacina
Para evitar possíveis desvios de estoque de vacinas contra a Covid-19, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) recomendou aos municípios de Cuiabá e Rondonópolis que adotem o controle de frascos após o esvaziamento das doses e confiram a quantidade de unidades antes do descarte
No documento, os promotores de Justiça destacam a importância da adoção de medidas para evitar irregularidades não só na organização do estoque, mas também em relação à aplicação dos frascos da vacina.
“A sugestão apresentada é para que sejam definidos protocolos de transparência na aplicação das vacinas contra a Covid-19, nos quais o usuário possa verificar a entrada e saída do imunizante, com a dose em seu interior antes da aplicação e vazia após sua inserção”, destacou o MPMT.
Na terça-feira (23), uma família de Cuiabá, denunciou que o idoso Benedito Barros Santiago, 88 anos, não teria sido realmente vacinado. O momento da imunização foi gravado e compartilhado nas redes sociais. Entretanto, conforme os familiares quando a agulha é retirada do braço do idoso, o líquido ou parte dele continuou na seringa.
De acordo com a fotógrafa Jakeline Zaiden, parente de Benedito, ele teria sido vacinado em 12 de fevereiro no Centro de Eventos do Pantanal.
“Duas amigas me disseram para olhar novamente o vídeo alertando que ele não teria sido vacinado. Enquanto eu aguardava os 15 minutos para ver se não tinha contrarreação, eu vi que foi algo bem rápido e não foi completo. Eu falei com outros profissionais de saúde e me disseram que não foi aplicado”, disse a mulher em entrevista à TV Centro América.
Jakeline ressaltou que devido às dúvidas, a família decidiu procurar o MPMT.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que as imagens foram encaminhadas às autoridades policiais competentes para análise e perícia. Conforme a pasta, a decisão foi tomada para que não haja o risco de se cometer uma injustiça com os profissionais de Saúde envolvidos.
-
Política7 dias atrás
Escolas em VG têm surto de Covid e professores suspendem atividades
-
Entretenimento6 dias atrás
Netflix confirma segunda temporada de ‘Fate: A Saga Winx’
-
Polícia6 dias atrás
Líder do Comando Vermelho é preso por matar empresária em VG
-
Política7 dias atrás
Governador: “Fiquei satisfeito e, se tudo correr bem, até julho 50% da população do país deve ser vacinada”
-
Política7 dias atrás
PM dispersa 2,1 mil pessoas e fecha 60 festas clandestinas em MT
-
Política6 dias atrás
Justiça manda MPE comprovar necessidade de Iphone para membros
-
Política7 dias atrás
Bruno Rios e Edclay Coelho disputam a presidência da UCMMAT
-
Política5 dias atrás
Justiça Eleitoral reforma sentença e aprova contas de Emanuel Pinheiro