Cidades
Secretarias discutem soluções para ataques de piranhas no Lago do Manso
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da adjunta de Turismo, e a de Meio Ambiente se reuniram nesta segunda-feira (22) em busca de ações que possam amenizar o problema de empresários do Lago do Manso que estão preocupados com os ataques de piranhas na região. A discussão ainda contou com a participação da deputada estadual Janaína Riva (MDB).
De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a medida é importante. “A gente sabe da importância que o Lago do Manso tem para o turismo e para a sociedade civil e iremos encontrar mais rápido possível a solução para esse problema”, assegura.
Um dos principais problemas apresentados foi a necessidade da conscientização coletiva da população, já que muitas pessoas acabam alimentado peixes e jogando comida na água, o que acaba contribuindo para atrair as piranhas. Além disso, a compra de predadores, como tem sido feito por muitos moradores da região, pode desiquilibrar o ecossistema, já que peixes como tucunaré comem não apenas piranhas, mas também outros peixes.
“A Sema está orientando os interessados sobre os estudos necessários, antes da autorização de soltura de qualquer espécie nos rios e lagos de MT. Vamos registar essas informações dos ataques num banco de dados e avaliar a melhor alternativa”, afirma Valmi Lima, superintendente de Licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente.
É recomendável que turistas e moradores da região não atirem comida nas águas e nem entrem no lago com feridas não cicatrizadas, de acordo com a Secretária de Estado de Meio Ambiente.


Cidades
Desespero; Estado tem 30 óbitos e 6 hospitais já estão sem leitos de UTI
Conforme os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 6 dos 21 hospitais de tratamento contra a covid-19 estão acima da taxa de ocupação, sendo que o Hospital e Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck, em Barra do Garças (520,6 km de Cuiabá), está com 2 leitos bloqueados.
Nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 30 óbitos e 1.486 novas confirmações de casos, contabilizando 5.968 óbitos e 259.946 infectados.
Das mortes registradas, 9 foram em Cuiabá, sendo 6 homens e 3 mulheres. Várzea Grande registrou 1 óbito de uma mulher de 82 anos.
A taxa de ocupação está em 96,45%, havendo uma leve diminuição, desde à última quinta-feira nas UTIs adulto e em 49% para enfermarias adulto.
Nos casos confirmados, suspeitos e descartados do novo coronavírus, há 462 internações em UTIs públicas e 409 em enfermarias públicas.
Os municípios que mais registraram casos de contaminação da covid-19, desde o começo da pandemia, foi Cuiabá (55.913), Rondonópolis (20.363) e Várzea Grande (16.352).
-
Brasil / Mundo5 dias atrás
Satélite Amazonia-1 é lançado com sucesso e satélite já está em órbita
-
Política5 dias atrás
Governo sanciona lei que obriga presos a pagarem pela tornozeleira eletrônica
-
Brasil / Mundo5 dias atrás
Imposto de Renda 3 milhões de brasileiros terão que devolver a ajuda recebida do governo
-
Brasil / Mundo5 dias atrás
Proteção contra Conavírus: máscara transparente ou ‘M85’; o produto de vinil que não funciona, segundo infectologistas
-
Política4 dias atrás
Consórcio para compra de vacinas contra a Covid por municípios tem 100 adesões
-
Política5 dias atrás
Mauro sanciona VI da covid-19: R$2,1 mil para assessores e R$ 500 para trabalhadores da Saúde
-
Política4 dias atrás
Dezoito municípios estão com alto risco de contaminação pela Covid-19
-
Cidades5 dias atrás
Motoristas com CNH vencida em março de 2020 devem renovar o documento este mês