conecte-se conosco


Cidades

Secretaria Municipal de Saúde emite comunicado sobre resultado positivo de raiva canina

Publicado

Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA), informa que no final da tarde de sexta-feira (06) foi notificada por um profissional médico veterinário sobre um resultado laboratorial positivo para raiva em um cão residente na área urbana de Cuiabá.

Imediatamente, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) acionou as áreas técnicas da DIVISA pertinentes e prontamente foram realizadas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Coordenadoria de Vigilância a Doenças e Agravos (COVIDA) as investigações para definição do risco de transmissão animal e avaliação das pessoas expostas, em virtude de agressões ou contato devido à manipulação do cão. As pessoas consideradas sob risco de exposição foram acompanhadas à unidade de saúde para que recebessem a imunoprofilaxia (soro e vacina) antirrábica.

A área de bloqueio vacinal em cães e gatos foi estabelecida num raio de 5 km, a partir da residência do cão contaminado, podendo ser estendida a critério da avaliação permanente da equipe técnica da UVZ. O bloqueio vacinal foi iniciado nesta segunda-feira (09) e foi realizado casa a casa, para obter 100% de cobertura vacinal em cães e gatos na área de risco. Até esta quinta-feira (12) foram visitados 236 imóveis, vacinados 292 cães e 60 gatos, oportunidade em que orientações sobre a doença são transmitidas à população, bem como a identificação de animais que devam ser monitorados.

Leia mais:  Emanuel inaugura leitos de enfermaria do HMC e ministro assina aporte financeiro de 48 milhões para custeio do hospital

Os animais na residência/foco estão sob monitoramento preventivo por serem comunicantes com o animal diagnosticado com a doença, conforme avaliação técnica e protocolo oficial do Ministério da Saúde. Com isso, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, esclarece que todas as condutas técnicas protocolares estão sendo adotadas para garantir a saúde da população e de seus animais de estimação.

A DIVISA solicita à população cuiabana que leve seus cães e gatos para a vacinação contra a raiva, que será realizada no dia 05 de outubro de 2019 em postos fixos. Para saber qual o posto mais próximo de sua casa, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 65 – 3617 1680. A raiva mata e vacinar é a única forma de prevenir.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura divulga a lista dos classificados para o Curso Preparatório Comunitário

Publicado

por

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá finalizou nessa sexta-feira (20) a relação dos classificados para a segunda edição do Curso Preparatório Comunitário (CPC). A lista conta com 1.554 nomes, que irão participar do intensivão em sete polos distribuídos pelas diferentes regiões da cidade. As aulas inician já nesta segunda-feira (23). 

Nos polos para o qual se inscreveram, os aprovados deverão comparecer com uma fotocópia do seu RG, CPF e comprovante de residência, a fim de efetivar a matrícula. Em caso de aluno menor de 18 anos, a matrícula deve ser feita com o acompanhamento de um responsável. Aqueles que no dia estabelecido, não comparecerem para realização do processo perderão o direito à vaga.

O CPC foi Idealizado com o objetivo de preparar alunos com baixa renda familiar para as provas de vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O curso pode ser feito por estudantes que já concluíram ou ainda concluirão, até dezembro de 2019, o 3º ano do ensino médio da rede pública ou privada. No segundo caso, é necessário que o aluno seja bolsista e comprove tal condição”, explica o coordenador-geral do CPC, professor Claudio Taques, o Pardal.

Leia mais:  Regada a memória afetiva, Dia da Biodiversidade leva diversão e educação ambiental para alunos no Aguaçu

Conforme o planejamento da Secretaria de Inovação e Comunicação, pasta responsável pela coordenação do CPC, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Presidente Médici (vespertino/noturno), na Unic — Beira Rio (vespertino), Unic — Barão (vespertino/noturno), Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza (vespertino/noturno), Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa (vespertino), Espaço Cultural Silva Freire (noturno), e no bairro Bela Vista (noturno).

Confiara abaixo as listas dos aprovados em cada polo 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana