conecte-se conosco


Mato Grosso

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre método de prevenção ao vírus HIV

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis representada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou uma capacitação em Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) para os servidores da saúde da região.

A mesma atividade é desenvolvida para os servidores da saúde pública que trabalham em unidades especializadas, como o CERMAC, e em outros SAEs de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Confresa, Tangará da Serra, Itiquira, Primavera do Leste, Juína, Juara, Alta Floresta, Cáceres e Canarana.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES-MT, Alessandra de Moraes, explica que o método de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. De acordo com a especialista, essa estratégia se mostrou eficaz e segura, ou seja, é mais uma estratégia de prevenção, com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV.

A Profilaxia está indicada para a chamada população-chave (profissionais do sexo, pessoas trans, homossexuais, pessoas que usam álcool e outras drogas e pessoas privadas de liberdade). Estudos aprontam que a PrEP é eficaz e oferece um grau de proteção contra a infecção por HIV superior a 90%, quando tomada regularmente.

Leia mais:  Leilão do Detran é finalizado com todos os veículos arrematados

Dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS de 2018 evidenciam que, em Mato Grosso, o histórico da epidemia acompanha o quadro nacional, em que os casos da infecção por HIV têm aumentado em jovens entre 14 a 29 anos de idade. Já os casos de HIV em adultos, a infecção aumenta consideravelmente; enquanto em 2015 o coeficiente de detecção foi de 18,1 casos para cada 100.000 habitantes, em 2017 observou-se 26,2 casos para cada 100.000 habitantes.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seduc abre inscrições para curso de libras básico, intermediário e noções básicas de interpretação

Publicado

por

O Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lança edital com inscrição para os cursos de Língua Brasileira de Sinais – Libra 1 (básico), Libra 2 (intermediário) e noções básicas de interpretação. As inscrições começam na próxima segunda-feira (24.06) e vão até o dia 27, e podem ser feitas pela internet ou de modo presencial.

Para os candidatos que residem em Cuiabá e Várzea Grande, as inscrições serão realizadas presencialmente, no Casies, na Rua dos crisântemos, nº 16 – bairro Jardim Cuiabá. Para os candidatos dos demais municípios, as inscrições podem ser feitas via internet por aqui.

Os cursos são gratuitos e serão ofertados presencialmente no Casies de segunda a sexta-feira, com carga horária total de 200 horas, com três horas semanais. Segundo a secretária do Casies, Ângela Perrotoni, o foco dos cursos é a formação de intérpretes de libras para atuarem nas unidades escolares da rede pública de ensino.

Leia mais:  PM prende três pessoas por tráfico de drogas

Conforme explica Ângela Perrotoni, os candidatos matriculados que não comparecerem nas duas primeiras aulas do curso terão a matrícula cancelada e a vaga será disponibilizada para o cadastro reserva, obedecendo a ordem de recebimento das inscrições. “O participante que obtiver quatro faltas consecutivas durante o período do curso será considerado desistente”, explica.

A solicitação do material didático do curso deverá ser realizada no ato da inscrição. Para mais detalhes, acesse o link: https://casies.com.br/materiais-cas/

Informações: (65) 99917-4991

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana