conecte-se conosco


Mato Grosso

Secretária de Educação participa de reunião do Consed, em Goiás

Publicado

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, participou, nesta segunda-feira (03.12), da abertura da reunião ordinária de 2018 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada em Goiás. Durante o evento, os secretários estaduais aprovaram uma moção pela aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O texto está em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Essa é a última reunião do Consed com sua atual formação. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho que o Conselho de Secretários mantém para discutir soluções em seis áreas específicas: Ensino Médio, Avaliação da Educação, Inovação e Tecnologia, Financiamento da Educação, Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do conselho, Cecilia Motta.

Grupos

Durante a manhã, os coordenadores dos Grupos de Trabalho de Gestão Escolar, Marioneide Kliemaschewsk (MT), Financiamento, Haroldo Rocha (ES), e Avaliação, Fred Amancio (PE), apresentaram uma devolutiva dos trabalhos e os principais desafios desses grupos para 2019.

Leia mais:  Conferência Estadual das Pessoas com Deficiência começa nesta quarta (02)

“O Consed tem clareza de seu papel protagonista nas políticas públicas educacionais com foco nos resultados. Para isso, organizou seu trabalho focado nos grupos de trabalho específicos”, destacou Marioneide.

O GT de Gestão Escolar, sob sua coordenação, teve como prioridade discutir estrutura organizacional das secretarias, fluxos e processos de trabalho; gestão democrática com foco nos resultados e perfil do gestor escolar; e prêmio gestão escolar.

“Esse é o momento de fechamento de gestão biênio 2017/2018, oportunidade de troca de experiências e de construções de referenciais para a gestão escolar. O grande objetivo desses estudos e fortalecer a gestão das secretarias, com a participação das equipes técnicas nos GTs”, finalizou.

Moção

De acordo com a moção pela aprovação da BNCC, a concepção e elaboração de uma Base Comum não é uma simples ação de governo ou legado de grupos específicos, mas uma efetiva Política de Estado, de caráter eminentemente técnico e suprapartidário.

Para o Consed, a BNCC se impõe ao país para que o acesso universal à educação de qualidade possa se concretizar, conforme prescrito constitucionalmente.

Leia mais:  Colégio de Procuradores discute reforma tributária na Receita dos Estados

O Consed enxerga que o processo de construção da BNCC do Ensino Médio, cuja maturação se verifica nas diferentes versões do documento, foi balizado pela ampla participação da sociedade e pelo producente diálogo mantido com os diferentes grupos representativos que atuam na área da educação.

Além de contribuir com a participação de técnicos e secretários na construção da 3ª versão, o Consed também promoveu no início do semestre o Dia D da BNCC do Ensino Médio, que contou com a contribuição de professores de todo o país. O resultado dessa mobilização foi entregue ao Conselho Nacional de Educação para análise e alterações do texto final.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Agência Central de Inteligência da PM começa ciclo de atividades

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana