conecte-se conosco


Cidades

Secretaria de Educação de Cuiabá implanta novo sistema de Gestão Acadêmica

Publicado

Diretores e secretários de 75 unidades da rede pública municipal de Educação, de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que atendem crianças de 0 a 3 anos e 11 meses foram os primeiros a receber treinamento, na última sexta-feira (7), para operar o novo sistema de Gestão Acadêmica da Secretaria de Educação. A atividade foi realizada no Laboratório do Núcleo de Tecnologia do órgão.

A coordenadora de Informação e Estatística da Secretaria Municipal de Educação, Maria Auxiliadora de Almeida, que ministrou o treinamento, informou que esse é o primeiro passo para a organização do Sistema Acadêmico 2020. “O objetivo é garantir que todos os alunos da rede estejam devidamente identificados e cadastrados em um único sistema online”, salientou Maria Auxiliadora.

Um dos setores que vai utilizar essas informações (dados pessoais, endereço, telefone, cartão do SUS e se PCD ou não) é a Comissão Permanente da Organização da Demanda Escolar (CPODE), responsável pela organização e gestão das vagas na rede pública municipal de Ensino.

Leia mais:  Secretário Alex Vieira Passos lamenta o falecimento da professora Cleudimara da Silva

O secretário escolar Lincoln José Crepaldi avaliou positivamente a iniciativa. “É excelente. Vai agilizar o processo de cadastro e de controle das informações dos alunos como também dos professores da rede pública municipal de Educação”, salientou.

Quanto à apresentação do novo sistema, Taylon Wender de Oliveira Campos, secretário escolar lotado no CMEI Engenheiro Oscar Amélito, avaliou como ótima. “O sistema é bem fácil e permite uma visão geral da demanda de pais, alunos, servidores e até onde há vaga para a criança”, disse ele. A Técnica em Desenvolvimento Infantil (TDI) Ivana Maria Magalhães, que também participou do treinamento, está com muita expectativa e torce para dar certo “porque é tudo novo”.

Nesta quarta-feira (12), os técnicos, diretores, coordenadores e assessores da Secretaria Municipal de Educação que integram a comissão técnica de implantação do novo sistema, estiveram reunidos para analisar e apontar novas ferramentas para o sistema. No futuro,  a ideia é que sejam desenvolvidas funcionalidades que possibilitem a gestão de projetos, controle de estoque da alimentação escolar, prestação de contas e outras ações demandas pela Secretaria Municipal de Educação. 

Leia mais:  Prefeito Emanuel e presidente Temer entregam o Hospital Municipal de Cuiabá – dia 28

Segundo a coordenadora de Informação e Estatística da Secretaria Municipal de Educação, o treinamento com as escolas e equipe técnica será contínuo. Após esse primeiro período de treinamento, os profissionais jiniciam a inserção de dados no novo sistema acadêmico.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos este é mais um avanço importante na modernização e humanização das ações da Pasta. “Estamos investindo na otimização e na transparência das ações desenvolvidas pela Educação, tornando a gestão ainda mais eficiente, voltada para atender as necessidades e demandas da população e, no futuro, fazer com que os pais tenham um acompanhamento em tempo real, da vida escolar de seus filhos. Nós queremos avançar ainda mais ”, destacou o secretário Alex Vieira Passos.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Ano bissexto, família de SP tem dois filhos que nasceram em 29 de fevereiro

Publicado

por

Por Márcio Gomes

Uma família de São Paulo tem dois filhos que nasceram em 29 de fevereiro, e não são gêmeos. Neste ano de 2020, que é ano bissexto e fevereiro tem 29 dias, os dois poderão comemorar aniversário na data certa. A chance de alguém nascer no 29 de fevereiro é de uma em quase 1.500.

Os irmãos Leonardo, que fará 12 anos no sábado (29), e João Pedro, que fará 4, nasceram ambos no dia 29, por coincidência, diz a mãe.

Tânia Volpi, mãe das crianças, diz que todo ano é uma confusão e que ninguém sabe se parabeniza pelo aniversário no dia 28 de fevereiro ou em 1º de março. “O Leonardo nasceu porque a médica marcou e o João Pedro porque o plano liberou só nessa data”, explica a mãe.

Leia mais:  Prefeito assina decreto com feriados e pontos facultativos de 2020

“Eles ficam em dúvida. Que dia que eu nasci realmente? Porque um ano é até o dia 28, outro ano até 29 então fica confuso realmente”, diz ela.

Em 2016, que também foi ano bissexto, foram registrados 12,5 mil nascimentos no dia 29 de fevereiro em todo país – 3.600 foram no estado de São Paulo.

A data enfrenta rejeição da maioria da população já que, como só ocorre a cada 4 anos, não facilita que seja lembrada.

O ano comum não tem 365 dias. Tem 365 dias e 6 horas. Essa pequena diferença de 6 horas, se fosse somada ao longo dos séculos daria uma tremenda confusão ao calendário. Por isso, a compensação que ocorre no ano bissexto. De 4 em 4 anos, essas 6 horas completam 24 horas e esse dia a mais é encaixado no mês de fevereiro.

Família tem dois filhos com aniversários no dia 29 de fevereiro — Foto: TV Globo/reproduçãoFamília tem dois filhos com aniversários no dia 29 de fevereiro — Foto: TV Globo/reprodução

Família tem dois filhos com aniversários no dia 29 de fevereiro — Foto: TV Globo/reprodução

A ligações para os cartórios, sobre o 29, aumentam neste mês. Muita gente querendo saber se tem problema nascer, se casar em um dia que só existe de quatro em quatro anos.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – 4ª etapa do HMC será entregue nesta terça-feira (16)

Segundo a Associação de Cartórios de São Paulo, os pais não podem trocar a data do registro. Desde 1992, uma lei determina que o médico que fez o parto preencha a declaração de nascido vivo. Por isso, se a criança nascer no dia 29 de fevereiro, é essa a data que vai pra certidão de nascimento.

O nascimento no dia 29 não traz nenhum problema prático na vida da pessoa já que, segundo os cartórios, é considerada a data de 1º de março para que a criança que nasceu no dia 29 de fevereiro complete 18 anos, em caso de atingir a maioridade em um ano que não seja bissexto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana