conecte-se conosco


Mato Grosso

SEC realiza programa de qualificação de agentes de bibliotecas em Campos de Júlio

Publicado

De 30 de outubro a 1º de novembro, a  Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, realiza o programa de qualificação de agentes de bibliotecas públicas, em Campos de Júlio, município a 560 km da capital.

O encontro tem como objetivos o fortalecimento da biblioteca como equipamento cultural e a disseminação de diretrizes sobre organização e gestão de bibliotecas públicas. Na programação constam ainda aulas teóricas e práticas de organização de espaço, catalogação de livros e utilização do sistema Biblioteca Livre (BIBLIVRE), um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas.

A biblioteca pública de Campos de Júlio será inaugurada após o curso realizado pela SEC. O espaço reservado é um amplo piso dentro do Centro Cultural do município e abrigará a biblioteca organizada durante as aulas práticas do programa de qualificação. 

Participam da capacitação servidores da própria biblioteca e dos municípios de Campos de Júlio, Comodoro e Sapezal, além de pessoas da comunidade que se interessaram pelo tema. “A Biblioteca como equipamento cultural trabalha com todos os meios, atividades de qualquer área podem ser trabalhadas no espaço, por isso todos podem participar do curso. Todos são convidados a conhecer o poder da biblioteca, o que a biblioteca pode oferecer à comunidade”, explica Waldinéia Ribeiro de Almeida, coordenadora da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça e uma das idealizadoras do evento.

Leia mais:  Casal de motoqueiros em fuga colide em dois carros e acaba preso por tráfico

A equipe responsável por ministrar as orientações e procedimentos para organização da biblioteca municipal é formada pelos servidores  Waldinéia de Almeida, Helena Costa e Antônio Hélio Capistrano, que atuam na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça – equipamento cultural administrado pela SEC.

A qualificação de agentes de bibliotecas faz parte do projeto RevitaBibliotecasMT, criado no segundo semestre de 2016 para ajudar a ressignificar as bibliotecas públicas do Estado, transformando-as em equipamentos culturais ativos e próximos da comunidade.  Até agora 14 bibliotecas públicas mato-grossenses já foram revitalizadas. Somente em 2018, a equipe qualificou agentes e ajudou na revitalização de outras quatro bibliotecas públicas  (Cuiabá, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Sorriso).

Serviço

Evento: programa de qualificação de agentes de bibliotecas públicas
Local: Centro Cultural de Campos de Júlio/MT
Data: 30 e 31/10 e 01/11
Horário: das 8h às 17h

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Policias recuperam 135 botijões de gás roubados em Cuiabá

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana