conecte-se conosco


Mato Grosso

Seaf entrega maquinários e veículos para agricultura familiar nesta sexta

Publicado

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), realiza na sexta-feira (13.12), a entrega de equipamentos, maquinários e veículos que irão fortalecer a agricultura familiar de 18 municípios. O evento será a partir das 9h, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Serão entregues 16 patrulhas agrícolas e três veículos utilitários, a serem destinados para atender os municípios de: Araputanga, Alta Floresta, Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Castanheira, Glória D’Oeste, Juína, Juscimeira, Nobres, Nova Olímpia, Ribeirão Cascalheira, Tabaporã, Tangará da Serra, Salto do Céu e Santo Afonso. Cada patrulha é composta por carreta agrícola, trator de 75cv e colhedora de forragem.

“São equipamentos que vão atender centenas de pequenos produtores rurais, que anseiam pelo nosso apoio no quesito tecnologia no campo. O Estado não tem medido esforços para apoiar o pequeno com infraestrutura e tecnologia”, comenta o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral.

Serão anunciados durante a solenidade outros investimentos para o segmento, como por exemplo a compra de mais 42 patrulhas agrícolas, resfriadores de leite, embriões e doses de sêmen bovino para fortalecer a bacia leiteira, e ainda o anúncio de que a partir de janeiro, graças a um trabalho em conjunto entre a Seaf e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), os trabalhadores familiares rurais não precisarão ir até uma agência fazendária ou prefeitura para a realizar a emissão de nota fiscal. Em menos de trinta dias será permitido que os produtores familiares possam emitir notas fiscais pela internet.

Leia mais:  PM identifica em abordagem suspeito de roubo a mão armada

“Ainda durante a entrega dos equipamentos lançaremos o edital do Programa REM, que visa apoiar projetos de organizações comunitárias, que tenham como papel o fortalecimento de cadeias produtivas que valorizam a floresta em pé e a sustentabilidade”, acrescenta o titular da Seaf.

Além disso, o evento será marcado também pela adesão da cidade de Sorriso ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT), que irá libera que os produtos da agroindústria familiar do município possam ser comercializados em todo território estadual, aumento o acesso a novos mercados.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Filhotes de tucano são destinados para soltura branda

Publicado

por

Cinco filhotes de tucano começam a se preparar para a vida livre. Os animais foram encaminhados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para guarda voluntária temporária. Quando os animais estiverem aclimatados à região e em condições ideais para viver na natureza, terá início o processo de soltura branda. Ou seja, aos poucos, as aves irão deixar os recintos para retornarem à vida livre.

Os tucanos foram resgatados ou recebidos voluntariamente em dezembro de 2019. Três deles apresentam sinais de maus-tratos, como o corte das asas. As aves ficaram em observação por quarenta dias no Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e após avaliação técnica foram declaradas aptas a serem destinadas ao lar temporário.

Guardiã voluntária há cinco anos, a professora Marluce Scaloppe irá cuidar dos tucanos até que estejam aptos para a soltura. Ela conta que a guarda dos animais silvestres traz muitas responsabilidades, especialmente quando os animais são ainda muito jovens e necessitam de cuidados mais intensos e diários, mas que por outro lado é extremamente gratificante ver os animais retornando para a vida livre.

Leia mais:  Recursos vão auxiliar no transporte escolar e em programas sociais de MT

“É indescritível a sensação de saber que estamos fazendo a nossa parte, ainda que pequena, para contribuir com a preservação da fauna e também da flora. Faz bem para os animais e faz bem para nós mesmos”, comemora a professora que, na última quinta-feira (23), recebeu os filhotes de tucanos e, juntamente com a equipe técnica da Sema, realizou a soltura de outros dois tucanos adultos que já estavam sob sua guarda.

De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Christiano Justino, a Sema realiza o acompanhamento dos animais juntamente com o guardião temporário. Quando o animal está apto a ser solto, inicia-se o processo de soltura branda que, no caso das aves, permanecem com os recintos abertos durante o dia e fechados no período noturno, caso voltem ao local, para a segurança do animal. O procedimento é realizado diariamente até que o animal decida passar não retornar ao recinto para permanecer em vida livre.

Durante essa semana, a Sema também encaminhou 21 jabutis para a Reserva de Particular de Patrimônio Natural de uma propriedade rural em Tangará da Serra. Conhecido por seu papel fundamental no processo de dispersão de sementes, os répteis foram destinados à reserva com o apoio da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema no município a 242km da capital mato-grossense.  O processo de soltura do jabuti é mais rápido, passados os primeiros dias de aclimatação já podem ir para a natureza.

Leia mais:  Detran-MT capacita agentes para o combate à falsificação de documentos

Guarda responsável

A guarda de animais silvestres é um instrumento previsto na Resolução CONAMA n° 457/2013, concedida por meio do Termo de Guarda de Animal Silvestre-TGAS. Este termo é de caráter provisório pelo qual o interessado, devidamente cadastrado na Sema, assume voluntariamente o dever de guarda de um animal resgatado, apreendido ou entregue espontaneamente, enquanto não houver destinação nos termos da lei.

O passo a passo, documentos requisitados e condições necessárias para se credenciar, estão disponíveis no site da Sema pelo link: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3222&Itemid=843 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana