conecte-se conosco


Mato Grosso

Sargento da PM conquista título no Mundial Arnold Classic Brasil

Publicado

O ano começou bem, para o sargento da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso Luciano Karim, 44 anos, do 4º Batalhão de Polícia Militar de Várzea Grande. Ele conquistou o terceiro lugar no evento internacional de Fisiculturismo, Arnold Classic Brasil 2019, em São Paulo e o Campeonato de Fisiculturismo Musclecontest Internacional, em Campinas.

As últimas conquistas do policial-atleta aconteceram no último fim de semana (13 e 14.04). O Arnold Classic é o segundo evento mais importante para o culturismo, que destaca os melhores atletas no mundo fitness.

Há 20 anos praticando a modalidade esportiva, os novos títulos do sargento se juntam a mais duas vitórias: o de Tricampeão Brasileiro (2008), de Campeão Sul-Americano (2013) e de Mister Universo (2014).

O policial, que se dedica muito aos treinos, possui uma rotina de atleta. Os treinos são planejados com disciplina, o que o ajuda a organizá-los e encaixá-los sem prejudicar a escala de trabalho no batalhão.

“A minha rotina de treino baseia-se em uma hora e meia por dia, seis vezes na semana. Organizei minha alimentação de forma que já cheguei a perder 15 kg para competir nos eventos de fisiculturismo”, explica o sargento.

Leia mais:  Vigilância Epidemiológica do Estado alerta municípios para vírus da dengue grave

O policial militar já é um multiplicador da modalidade esportiva em Mato Grosso. Entre o treino e a jornada de trabalho na PM, o policial ocupa outra parte de seu tempo de folga, ajudando no treinamento de outros atletas.

“A minha preparação não é fácil, quando estou na polícia, minha escala vai até meia-noite. Dia sim e dia não, acordo às 04h, para às 06h treinar alguns alunos e em seguida me dedico ao meu treinamento” explica Karin.

Diante das dificuldades para chegar ao corpo ideal e vencer as competições, o policial diz que os desafios não o desanimam. “Para mim quanto mais difícil, maior a alegria na vitória”, ressalta. 

Agora pesando 85 kg, Luciano Karim, já se prepara para buscar mais um título em uma competição internacional, o de Mister Olympia Amador; o mais importante e almejado pelos culturistas no mundo, que será realizado em São Paulo, no mês de Outubro.

O Fisiculturismo ou Culturismo é uma prática esportiva que se baseia no uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo.

Leia mais:  STF acaba com pensão vitalícia para ex-governadores e herdeiros em MT

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Setor de alimentação escolar da Seduc realiza curso sobre prestação de contas

Publicado

por

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE), realizou nesta segunda-feira (20), um curso de capacitação de prestação de contas da alimentação escolar, nas dependências da Escola Estadual Leovegildo de Melo, no CPA, na Capital. Participaram 30 profissionais da educação da rede estadual de ensino, entre diretores, secretários escolares e assessores pedagógicos de Cuiabá. 

Segundo a supervisora Leila Abutakka, da CAE, o curso foi focado na parte física da prestação de contas. Os participantes aproveitaram para tirar todas as dúvidas, pois no caso de prestação com erro, a documentação volta à unidade escolar para que as incorreções sejam sanadas.

“A parte física começa desde o pregão, que é o chamamento dos fornecedores, que são habilitados a vender os produtos. Nossa formação é no sentido de fazer a prestação de contas correta, desde o início da compra”, destaca. Ela cita o caso de comprar em gramas e pagar por quilo. Nesse caso, é necessária a conversão, pois, caso contrário, o gestor acaba tendo prejuízo”, frisa.

Leia mais:  Equipe do MTPrev participa da 64ª Reunião do Conselho Nacional

Outro detalhe ressaltado no curso foi a questão da doação de produtos, como carne fresca, leite in natura, que precisam de comprovação de origem, com o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A supervisora lembra que existe uma lista de produtos que podem ser doados, mas é preciso anexar uma declaração junto com a prestação de contas.

Para os participantes, o curso foi de suma importância, pois muitas dúvidas foram esclarecidas. “Achei esclarecedor, pois, foi feito um passo-a-passo de tudo. Estou começando como gestora e como saí da sala de aula para a direção, estou encontrando algumas dificuldades, por isso, anotei tudo”, avalia Sylvana Alexandre Redes, diretora da Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza.

O diretor da EE Leovegildo de Melo, Olício Dias Moreira Filho, que está em seu segundo mandato, também saiu satisfeito do curso. “Muito interessante a formação. Eu já sabia alguns temas, mas é importante relembrar. O importante é não deixar a prestação de contas voltar”, frisa.

Leia mais:  Conselho se reúne e traça estratégias para a política de tecnologia da informação do Estado

Três polos

O curso prosseguiu na terça-feira (21), na EE Estevão Alves Corrêa, no Tijucal, com participação de escolas da região sul da Capital; e na quarta-feira (22), na EE Presidente Médici, com escolas da região oeste de Cuiabá.    

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana