conecte-se conosco


Mato Grosso

SAMU realiza capacitação de atendimento pré-hospitalar no Estado

Publicado

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou nos dias 24 e 25 de outubro mais uma edição do Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Realizado no auditório da Arena Pantanal, o evento foi destinado a servidores de municípios de Mato Grosso que já atuam ou estão começando a prestar este serviço.

Dentre as cidades que já possuem o atendimento funcionando continuamente estão: Primavera do Leste, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Poconé e Brasnorte. Já Sinop, Sorriso e Confresa estão entre os municípios que estão em processo de implantação e de modo conjunto estão pleiteando a inserção do serviço. Também foram convidadas Unidades Referências para recebimento dos atendimentos realizados pelo Samu, nas quais a gestão visa sempre uma integração, sendo estes servidores do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Segundo a superintendente do Samu, enfermeira Bruna Santiago, a união de forças dos servidores é fundamental neste tipo de situação. “Para a realização de mais uma edição contamos com o total empenho do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), integrado pelos próprios servidores que compõe o serviço. Após diversas capacitações contínuas, se tornam instrutores em busca de tornar o serviço mais qualificado para a população”, ressaltou.

Leia mais:  Seplag abre consulta pública sobre prioridades do governo para os próximos quatro anos

Bruna também frisou um fato importante, sobre a confecção e entrega pela primeira vez do material de apoio próprio do NEU SAMU MT em APH, instituído pelo próprio Núcleo e baseado em Protocolos e Referenciais de Atendimentos em Urgência e Emergência. “Além disso, contamos também com a participação de manequins vivos, que são alunos da área da saúde convidados a participar e compor os momentos de prática possibilitando situações ainda mais realísticas”, explicou superintendente do Samu.

O curso teórico-prático envolve diversas estações, com assuntos distintos e pré-determinados. “A realização de mais uma edição possibilita a busca pela continuidade das atualizações e aperfeiçoamento dos profissionais que vivenciam realidades distintas da Capital de Mato Grosso, fornecendo, consequentemente, maior segurança na cena e no atendimento a ser realizado pela equipe”, finalizou Bruna.

Nesta edição, 35 profissionais participaram do curso.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Mauro Mendes diz; servidores voltam a fazer de oito horas diárias a partir de 2019

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana