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Salão de Detroit 2019: confira as principais novidades do ano

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O Salão de Detroit 2019 marca o início dos eventos automotivos ao redor do mundo. Esta edição, em especial, também traz algumas peculiaridades, sendo a última no congelante mês de janeiro nos EUA. A partir do ano que vem, o popular NAIAS (North American International Auto Show) acontecerá em julho, onde o objetivo dos organizadores será renovar o fôlego do salão que sofre com a perda de interesse tanto do público quanto de fabricantes.

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O Brasil parece ter sido deixado de lado. Por enquanto, apenas o Porsche 718 T está confirmado, podendo desembarcar por aqui em qualquer período entre o fim do ano e o começo de 2020. Mas também contaremos com Cadillac XT6, Kia Telluride e a nova geração do Toyota Supra (feita com base no BMW Z4). O novo Lamborghini Huracán Evo também é atração no Salão de Detroit 2019 , com motor de 640 cv.

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Em 2018, o grande destaque do evento foi a releitura do Mustang Bullitt, homenageando o filme homônimo de 1968, estrelado por Steve McQueen. O cavalo prateado da Ford volta a ser protagonista, mas dessa vez com a versão GT500 de mais de 700 cv, a mais potente da história.

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No que diz respeito aos protótipos, Nissan e Infiniti terão dois modelos. Há também um novo Cadillac EV, inaugurando a plataforma de modelos elétricos da General Motors que aparecerá futuramente em carros da Chevrolet. A Lexus também antecipa um conversível que parece pronto para iniciar a fabricação.

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Salão de Detroit 2019: o último no inverno


Ford Mustang Shelby GT500 rouba a cena durante o Salão de Detroit 2019 (EUA)
Divulgação

Ford Mustang Shelby GT500 rouba a cena durante o Salão de Detroit 2019 (EUA)

A neve que cobre a cidade sempre foi um problema, mas deixou de ser o único. Um outro evento automotivo que ganhou força nos últimos anos surge como uma pedra no sapato do Salão de Detroit. Trata-se do Consumer Electronics Show , ou simplesmente CES, que acontece na semana anterior. Diversas fabricantes trocaram o clima álgido de Detroit pelos badalados cassinos de Las Vegas para revelar suas tecnologias e conceitos. Com a mudança para junho, um evento ficaria distante do outro.

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Enquanto o Salão de Detroit mantém a proposta conservadora de revelar veículos novos e conceitos, o CES 2019 tem focado mais em soluções de tecnologia e mobilidade. Um bom exemplo foi a apresentação do Toyota e-Pallete, um microônibus elétrico, na edição de 2018. A marca anunciou durante o CES  que o modelo fará o transporte dos atletas até arenas durante a Olimpíada de Tóquio em 2020. 

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O fato do Salão de Detroit 2019 acontecer em janeiro também o encarece, uma vez que a organização começa nos últimos meses do ano anterior (ou seja, justamente a temporada de feriados dos Estados Unidos, incluindo o Dia de Ação de Graças). Os organizadores estão confiantes de que a mudança para o início do verão no Hemisfério Norte trará bons resultados.

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Toyota Yaris XL Plus 1.5: um sedãzinho eficiente

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Toyota Yaris Sedan arrow-options
Carlos Guimarães/iG

Toyota Yaris Sedan XL Plus vem com o básico do conforto e sofisticação para famílias pequenas no dia a dia

Quem não quer um SUV, está bem servido de sedãs compactos no Brasil. Além da chegada do novo Onix Plus há também opções um pouco menos sofisticadas que a novidade da GM e que entregam um pacote interessante. Uma delas é o Toyota Yaris XL Plus (R$ 75.190) que se mostrou eficiente no dia a dia em alguns aspectos que vamos detalhar mais adiante.

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O Toyota Yaris Sedan XL Plus vem com uma lista bem recheada de equipamentos. Entre os destaques há farois com acendimento automático, câmbio CVT que simula 7 marchas, rodas de liga-leve de aro 15, bancos traseiros com encosto bipartido, partida por botão, piloto automático, controle de estabilidade (ESP), ancoragem ISOFIX e Top Tether e central multimídia com tela de 7 polegadas.

Mas o acabamento é bem simples, com revestimento de tecido e plástico por todo lado no interior. A central multimídia poderia ser mais prática, embora seja compatível com Android Auto e Apple Car Play. Há apenas uma entrada USB, que fica escondida debaixo do apoio de braço entre os bancos dianteiros, no porta-objeto. Sim, o carro agrada, mas o preço faz muita gente torcer o nariz.

Mesmo porque, estamos falando de um sedã compacto com motor 1.5, de 110 cv que funciona com o pacato câmbio CVT.  Mas que tem seus méditos, como o variador de fase na admissão e escape, o que ajuda na eficiência em garantir um desempenho razoável com boa economia de combustível. De acordo com dados do Inmetro, com apenas gasolina no tanque, o Yaris Sedan XL Plus pode fazer até 14,5 km/l na estrada e 13 km/l na cidade.

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O econômico Yaris Sedan

Toyota Yaris arrow-options
Divulgação

Interior do Toyota Yaris Sedan é simples, mas há boa dose de equipamentos de série que contribuem com o conforto

Essa cerimônia em consumir combustível nos impressionou nesse  sedã que foi feito para ser dirigido sem pressa, quando o nível de ruído se mantém sempre em níveis bem civilizados. Se for pisar mais fundo no acelerador, o ronco do motor invade a cabine e atrapalha o conforto. O funcionamento do CVT, que procura priorizar a economia desanima a impor uma tocada mais quente.

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Bom também é que a suspensão consegue absorver bem as irregularidades do piso, com ajuda dos pneus borrachudos 185/60R 15. Some também a visibilidade adequada e terá um sedã compacto interessante para enfrentar o trânsito das grandes cidades e viajar com calma no fim de semana, tendo 473 litros de espaço no porta-malas.

Pelo preço que custa, não apenas Yaris Sedan XL Plus, mas todas as versões do sedã da marca japonesa deveriam ter ajuste de profundidade do volante, que pode ser regulado apenas em altura. E com um vão livre do solo de 15 cm vale  ter certa cautela em passar por valetas e lombadas para não correr o risco de raspara parte de baixo do carro.

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Nas curvas, o Yaris Sedan XL Plus apenas cumpre seu papel, nenhuma pretensão esportiva. Em contrapartida, o carro tem uma série de assistências que contribuem com a segurança e o conforto, como a direção elétrica que ajuda nas  manobras e o assistente de partida em rampas, que segura o carro durante três segundos para que não desça e bata no que estiver logo atrás.

 As conveniências que o Yaris Sedan XL Plus tem também incluem comando um toque nos vidros elétricos e volante multifuncional,  ar-condicionado digital e farois auxiliares de neblina, tanto dianteiros quanto traseiros. De fato, o carro é um sedãzinho eficaz, “pedra no sapato” de rivais como Fiat Cronos, Honda City, VW Voyage e Ford Ka Sedan.

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Conclusão

Se fosse um pouco mais em conta, o Toyota Yaris XL Plus iria incomodar ainda mais os principais concorrentes, exceto o Chevrolet Onix Plus e o VW Virtus, que ficam um degrau acima no terreno dos sedãs compactos, já tem têm um grau de sofisticação superior, tanto no que se refere ao conjunto mecânico (com motores turbinados) quanto aos equipamentos disponíveis (como o acesso à internet via 4G, do GM).

Ficha técnica

Preço: a partir de R$ 75.190

Motor:  1.5, quatro cilindros, flex

Potência:  110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm

Torque:  14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Automático, CVT, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  185/60 R15

Dimensões: 4,43 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 473 litros 

Consumo gasolina: 13 km/l (cidade) / 14,4 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 12 segundos

Velocidade máxima:  186 km/h   

Fonte: IG Carros
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