conecte-se conosco


Tecnologia

Saiba o que você faz que pode comprometer a saúde da bateria do seu celular

Publicado

Desde o ano passado, alguns modelos de iPhone com a  versão iOS 11.3 ou posterior conseguem acessar o recurso chamado “saúde da bateria”. Nele, é possível conferir qual é a atual capacidade máxima de energia e se o aparelho já teve o desempenho limitado para evitar que ele desligue de modo automático. Mas o que compromete essa “saúde”?


celular carregando com power bank
shutterstock

bateria de celular











Ao iG Tecnologia , Maurício Vilar, técnico master da rede Suporte Smart, explica que a saúde da bateria é, basicamente, a vida útil dela. “Quanto mais utilizamos e carregamos, ela se desgasta. Isso diminui a capacidade de armazenamento de energia, logo faz com que nosso aparelho fique longe de uma tomada por menos tempo”, afirma.

Apesar de variar de aparelho para aparelho, existem duas práticas que são as maiores “vilãs” quando o assunto é ter uma bateria saudável; são elas: 

1. Carregar o celular durante a noite

Se você chega em casa, coloca seu smartphone para carregar e só o tira quando acorda pela manhã do dia seguinte, é melhor rever esse hábito. Segundo o profissional, essa prática é uma das piores quando o assunto é cuidar da vida útil dessa bateria. 

Isso porque quando você coloca o celular na tomada e vai dormir, ele continua funcionando e sempre vai perder um pouco dessa carga. Automaticamente, o  carregador tenta compensar a energia perdida até chegar em 100% e o aparelho continua sendo carregado a noite toda, o que faz com que ele esquente e reduz a capacidade da bateria com o tempo. 

Leia mais:  Como atualizar o WhatsApp? Aprenda a manter seu app protegido no Android e iOS

2. Usar acessórios falsos

O uso de acessórios de baixa qualidade também tem faz com que você precise substituir sua bateria mais rápido. “Acessórios ruins tendem a enviar uma carga descontrolada de energia para a bateria, causando um ‘stress’ muito alto e danos a curto prazo”, explica Maurício. 

Os acessórios falsos não possuem as tecnologias embarcadas como a dos originais ou aqueles que são homologados pelas fábricas, o que diminui a autonomia da bateria. 

Então, as dicas para manter uma bateria saudável são bem simples: carregue seu aparelho com os acessórios originais e, de preferência, quando a porcentagem estiver próxima aos 20%. Além disso, não esqueça de tirá-lo da tomara quando atingir 100%! “Essas prática podem aumentar em até 30% a vida útil da bateria”, afirma. 

Leia também: 10 táticas simples que podem te ajudar a economizar a bateria do seu celular

Como saber a saúde da bateria do meu celular?


bateria de celular
Reprodução

Você pode saber se a saúde da bateria do seu celular está em 100% observando quão rápido ela acaba ou através de apps


O técnico diz que a melhor forma de monitorar se a saúde da sua bateria está desgastada é no dia a dia. “Caso note que sua bateria tem durado cada vez menos e que você precisa carregá-la cada vez mais,  já é um sinal que ela deve ser substituída”, diz.

Leia mais:  Se sua empresa possui necessidades de DevOps, conheça o Gitlab

No caso do iPhone é possível ver a capacidade da bateria nas configurações, já se você tem um celular Android, existem aplicativos, como o AccuBattery, que fazem essa medição através do software do aparelho. Em ambos os casos, quanto mais perto do 100%, menor é o desgaste. 

Se a porcentagem estiver muito baixa, seu celular estiver desligando sozinho ou você precise ficar o dia inteiro com o carregador, procure uma assistência técnica . A dica é pesquisa por uma empresa que te ofereça garantia e ler depoimento de outros clientes. 

Maurício também explica que é possível fazer a troca sem afetar a vida útil do aparelho e a  saúde da bateria volte ao 100%. “No geral, aparelhos com cerca de um ano ou um ano e meio de uso tendem a dar mais problemas, uma vez que é durante esse período que a bateria perde sua capacidade e há a necessidade de trocá-la”, finaliza. 

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

Quer postar e não ser julgado? Conheça o Dix e os Melhores Amigos do Instagram

Publicado

por

Você já ouviu falar em Instagram Dix? E na função de Melhores Amigos do Instagram? Apesar de parecer algo sem sentido para algumas pessoas, essas alternativas são boas para quem gosta de compartilhar aqueles momentos engraçados e até mesmo contrangedores nas redes sociais — mas para um público bem mais seleto do que os seus seguidores, claro. 

Leia também: Já viu o teste do Instagram? Saiba usar nova função de pergunta no Stories


mulher bêbada tirando selfie
shutterstock

Funções como Dix ou Melhores Amigos do Instagram são boas para compartilhar momentos contrangedores e engraçados

Basicamente, o  Melhores Amigos do Instagram  é um recurso do próprio aplicativo que permite criar uma lista de contatos para receber os seus Stories. Segundo a empresa, a função existe para que o usuário possa compartilhar seus momentos com um grupo menor de pessoas. 

Já o Dix , popular entre os adolescentes desde 2017, é um segundo perfil do Instagram. Por ser ativo apenas no modo privado, é possível selecionar quem te segue – o que cria um círculo mais fechado de amigos e limita quem vê suas publicações. Em outras palavras, isso significa ter uma conta “secreta” sem o seu chefe, professor ou a sua mãe acompanhando seus posts.  

Ok, os dois são formas de manter a privacidade, mas por que usá-los? A resposta pode até parecer simples, mas não deixa de ser um fato: se expor na internet sem receber julgamentos. Então está tudo bem postar aquela selfie que você tirou quando estava na balada? Sim! 

Leia mais:  Como atualizar o WhatsApp? Aprenda a manter seu app protegido no Android e iOS

A estudante Júlia Rodrigues, por exemplo, usa o Dix como um perfil reservado para rir desses momentos com amigos. “Quando eu criei o Dix, não existia a opção de Melhores Amigos ainda. Tudo no perfil, desde biografia, a foto e as postagens são voltados para a ‘zoeira’ porque só os seus amigos que te seguem nesse perfil vão ver”, explica. 

Para a jornalista Rafaela Artero, o Dix é um espaço de liberdade. “Eu fiz porque queria ter um espaço no Instagram para colocar as fotos e vídeos de festas e ‘rolês’ que eu tive com os meus amigos, mas que acho ser muita exposição para compartilhar com a minha família e pessoas com quem eu já trabalhei no meu perfil público”, diz. 

Ambas concordam que são duas funções diferentes, porque a privacidade da conta “secreta” ainda é maior. “Às vezes você quer que apenas dois dos seus amigos  vejam aquele Stories , então posta no seu perfil normal e manda para os Melhores Amigos”, comenta Júlia. 

“Algumas pessoas dos meus Melhores Amigos não estão, necessariamente, no meu Dix. Além disso, você consegue usar todas as funções do Instagram como na conta aberta e não tem medo de algum parente veja quem você segue, os comentários que você fez ou as fotos que você publicou no seu feed, por exemplo”, completa Rafaela.  

Quer saber o que fazer para apostar nessas funções e publicar o que quiser nas redes sociais ? Veja as dicas do iG Tecnologia abaixo: 

Leia mais:  Se sua empresa possui necessidades de DevOps, conheça o Gitlab

Como criar um Dix e uma lista de Melhores Amigos do Instagram?


Melhores Amigos do Instagram
Divulgação/Instagram

A lista de Melhores Amigos do Instagram ainda é menos privada do que criar uma segunda conta ‘secreta’ na rede social

No caso do Dix, é bem simples: depois de criar uma conta, você vai até a opção Configurações > Privacidade e Segurança > Privacidade da Conta e habilita o botão “conta privada”. Isso faz com que você precise aprovar novos seguidores e que as pessoas que não te seguem também não possam ver o que você compartilha nesse perfil. 

A única questão é que com o Dix você terá o trabalho de abastecer duas contas no Instagram, além de precisar tomar muito cuidado na hora de postar suas fotos e vídeos. Imagina só se um vídeo da bebedeira na balada é publicado na sua conta normal? Então, antes de enviar qualquer coisa, tenha certeza de que você está no seu perfil trancado. 

Já para a lista de Melhores Amigos do Instagram  , você não precisa criar uma nova conta. É só selecionar a opção “Melhores Amigos” no menu lateral de configurações. Isso vai abrir uma nova janela com todos os seus amigos e, então, é só tocar em “Adicionar” ao lado dos perfis que você deseja nesta lista. 

Na hora de publicar um Stories, é só selecionar a opção “Melhores Amigos” em vez de clicar em “Adicionar à história” . Apesar do aplicativo não permitir mais de uma lista, é possível editá-la, removendo e adicionando novas pessoas. E aí, vai usar a dica? 

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana