conecte-se conosco


Cidades

Representantes de 15 comunidades debatem melhorias em Saúde na Pré-conferência Rural ‘Fazenda Velha’

Publicado

A segunda etapa da ‘Pré-Conferência Municipal de Saúde’ reuniu representantes de 15 comunidades rurais na quarta-feira (13). Os debates aconteceram na Escola Municipal Rural Novo Renascer, na comunidade Fazenda Velha (a 50 km de Cuiabá), e tem por objetivo definir as diretrizes das políticas públicas de saúde a serem adotadas ao longo do tricentenário da Capital.

Durante a solenidade de abertura, a secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, Janaína Penha, explicou que as problemáticas em saúde, bem como a solução para as mesmas, servirão de subsídio para a 13ª Conferência Municipal de Saúde a realizar-se em abril. Ela enfatizou ainda a importância da participação popular, especialmente dos moradores da zona rural.

Ao todo o Conselho realizará nove Pré- Conferências, sendo quatro nas regionais urbanas e mais cinco rurais. As propostas levantadas nestas etapas subsidiarão Conferência Municipal subsequentemente a Nacional. “É um momento de luta, de formação de opinião e defesa de ideias. Por isso é tão importante a participação de todos, especialmente da zona rural que possui dificuldades no acesso a saúde.”

Leia mais:  Shopping Orla aposta em variedade e atendimento para aumentar vendas de Natal

De acordo com o vice-presidente da comunidade Raizama, Almindo Reis, foi pensando nesta dificuldade de acesso que surgiu uma das principais propostas debatidas no evento: o acréscimo de equipes do Consultório Itinerante. O projeto oferece atendimentos médico e odontológico e demais atribuições inerentes da Atenção Básica às 250 famílias da região.

“Nosso maior anseio é a construção de um Centro de Saúde. Entretanto, sabemos que, segundo o Ministério da Saúde, não atingimos o quantitativo populacional. Então, a possibilidade de melhoria para a nossa região é que sejam aumentadas as equipes do Consultório Itinerante, para que possamos receber mais vezes por mês a atenção especial que eles nos dedicam”, destacou.  

Outros assuntos como o fortalecimento e ampliação da participação social, modelo de atenção, planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e educação em saúde também foram discutidos durante esta etapa. Seguindo o cronograma, a próxima Pré-Conferência acontece no sábado (16), na Regional Oeste. 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Crianças de 3 a 5 anos participam da primeira atividade do projeto ‘Lê Pra Mim?’ em Cuiabá

Publicado

por

Davi Valle

Um dia contando histórias por meio de suaves vozes. Foi assim a aula desta terça-feira (19) de mais de 300 alunos de quatro unidades da rede municipal de ensino do município. Os pequenos, entre 3 e 5 anos, foram os primeiros contemplados do projeto nacional ‘Lê Pra Mim?’, que iniciou a ação de incentivo à leitura em Cuiabá, nesta terça-feira (19) e prossegue até a quinta-feira (21), no Palácio da Instrução. A entrada é gratuita e ao todo, a apresentação tem duração de 45 minutos.

O projeto é realizado em todo o Brasil pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com recurso federal, e na Capital conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá. 

“É uma importante iniciativa, com 10 anos rodando o país, levando a leitura infantil para diversas regiões. Algo que vem de encontro com a proposta da gestão atual de equalizar e dignificar os serviços, com a inclusão social. Então, não poderíamos deixar de apoiar esse projeto, que nos dá base também, para mais ações contínuas, ao longo do ano”, destacou o diretor de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Hermann Meira de Oliveira.

As leituras são sempre pautadas em temas que auxiliem na formação das crianças. À frente delas, contadores de histórias profissionais, artistas e personalidades da mídia. Cada apresentação, conta com um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), fazendo a tradução simultânea para crianças com baixa audição.

Quem fez rir e prendeu a atenção dos pequenos nesta manhã, foi a atriz Sônia de Paula, que há nove anos participa do ‘Lê Pra Mim?’. Com um voz branda, Sônia atua há mais de 40 anos e é uma das idealizadoras do projeto e vê em ações como essa, a oportunidade de cativar a mente dos que participam, com as histórias.

“Participar dessa obra é plantar uma sementinha no coração das crianças e ter a oportunidade de contribuir com a formação desses pequenos. Isso é fascinante, pois tanto ensinamos como aprendemos nessa caminhada. Cada cidade é uma cultura, uma história. Cada terra é uma realidade diferente, que nos faz pensar, refletir o nosso eu. Aqui em Cuiabá não está sendo diferente. Cidade linda, calorosa e acolhedora, com crianças cativas e alegres e um cultura riquíssima, que já vai para três séculos de existência. Maravilhoso estar aqui neste marco da Capital, fazendo parte dessa festa que se aproxima e podendo contemplar essas crianças com um pouco do nosso saber e levar um pouco do saber delas”, declarou Sônia.  

Leia mais:  Emanuel discute com Conselho Municipal de Saúde o plano de ativação do novo Pronto Socorro

Ao todo, o Lê Pra Mim? atenderá nestes três dias mais de 700 crianças. Duas delas, são da Escola Maria Eunice Duarte Barros e estão na plateia desta manhã: A Maria Maria Tereza e a Mayte Ferreira, ambas com 5 anos. Acompanhadas pela professora Sasquia Helena e seus colegas, as duas prestigiaram as leituras com muita atenção. Falantes, as alunas contaram que amam escutar histórias e já leem algumas sozinhas.

“Eu gosto de livros. Acho bonito os desenhos e letrinhas. Parece que estou lá com os bichinhos. Minha mãe e a tia da escola sempre leem para mim e me ensinam a ler”, falou Maria Teresa, que compartilhou a história do “cavalo português” com a coleguinha Mayte. Mayte ficou rindo e completou “É muito legal. Eu gosto de ler junto com os amiguinhos, porque eu me divirto e conto para os meus pais”.

A professora disse que as duas são bem participativas nas atividades em sala de aula, com as Cirandas, que envolve leituras em roda e são desenvolvidas na escola, envolvendo também os familiares.

”Queremos dar continuidade nas ações de projetos como esse, promovendo-os dentro da unidade. Isso faz com que as crianças sempre estejam em contato com a leitura e tome gosto por ela. Dessa mesma forma, tentamos fazer dos alunos disseminadores das ações em seus lares e comunidades, envolvendo os amiguinhos e familiares. Isso vem dando muito certo”, ressaltou Sasquia Helena, que leciona há 23 anos.

Leia mais:  Carro cai em rio e três da mesma família morrem; Criança se salva

As Escolas Municipais contempladas são: Professora Tereza Lobo, Fologonio Correa, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Maria Eunice Duarte Barros, Linice de Campos Povoa, Senhorinha Ana Alves, Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, Juarez Sodré, Henrique da Silva Prado, Agostinho Simplício, Dom Bosco do Praeirinho e Hélio de Souza Vieira. 

As apresentações no período da matutino, acontecem das 8h às 9h, e no vespertino das 14h às 15h, com exceção na quarta e quinta –feira, que à tarde as turmas somente terão apresentação às 14h. Ao final de cada apresentação, as crianças levam para a casa, livros de histórias infantis.  

Contribuiram com esse primiero dia de leitura, o  compositor Pescuma e os atores Romeu Benedicto e Vini Hoffmann. Para os demais dias,  estão confirmados o escritor Ivens Scaff, os atores Alicce Olvieira, Lionê Vitório, Justino Astrevo (Nico e Lau), Maurício Ricardo, Márcio de Camillo. Presenças nacionais como Dandara Mariana, Francoise Forton, Helga Nemeczyk, já estão confirmados.

Sobre o LÊ PRA MIM?

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila e teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 30 edições que circularam por 13 cidades. Ao longo deste período, 25 mil crianças foram beneficiadas e 24 mil livros foram doados.

Mais de 500 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras. Nomes como, Wanessa Camargo, Daniel, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros. 

Para mais informações, basta acessar o site – www.lepramim.com.br

Facebook: lepramim  // Twitter: @lepramim  // instagram: projetolepramim

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana