conecte-se conosco


Cidades

Réplicas de equipamentos antigos são doados ao acervo do Misc

Publicado

O acervo do Museu de Som e Imagem de Cuiabá (Misc) ganhou reforços nos últimos meses. Réplicas de equipamentos antigos, que ajudam a contar a história, foram doados ao museu pelo historiador Aníbal de Alencastro. Aníbal doou ao museu, por exemplo, uma réplica da primeira câmera de vídeo usada em Mato Grosso.

A peça é da data de 1907 e veio diretamente da Europa, e fez parte da expedição de Marechal Rondon para a implantação de linhas teleféricas no Estado. Por meio dele, foram registrados momentos como a aproximação com os índios bororós, Inhambiquaras e Parecis. Outro exemplar semelhante só chegou ao Estado em 1910, com a inauguração do primeiro cinema.

Essas réplicas, de acordo com o diretor do Misc, Cristóvão Gonçalves, vão somar à exposição que está sendo preparada para o aniversário de 300 anos da Capital.  “Estamos trabalhando nessa ação para presentear a população nesse grande marco do tricentenário. As pessoas, principalmente, os mais jovens vão poder conhecer a linha do tempo da cidade verde, desde seus primórdios até a atualidade, por meio de peças, equipamento e fotografias”, explica.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro abre ano letivo de 2020 com aula inaugural

O diretor ressalta o amor de Anibal pela cidade e a importância da presença dele no Museu. “Ele é um grande parceiro, não do Misc, mas da nossa cultura. Aníbal sempre está por aqui e com uma disposição invejável, nos auxilia nas exposições, é nosso melhor guia. Então, essa figura não poderia faltar nesse marco que a cidade vive. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, quero agradecê-lo pela dedicação e parceria”, declara Cristóvão.

O acervo do Misc também recebeu um aparelho de código morse, herdado de seu pai, que foi funcionário dos correios. Também foram doados o primeiro parlógrafo de Mato Grosso, datado de 1870 e um aparelho amplificador de fotografia.

“Minha vida está nisso: contar histórias e ajudar levá-las pelo tempo. Amo Cuiabá e essa gente calorosa. Então, para mim, ajudar a construir esse momento nos 300 anos da Capital, é muito emocionante, passa um filme na cabeça da gente. É não deixar a história morrer e difundi-la aos mais jovens, que estão órfãos de cultura nos dias atuais”, diz Aníbal de Alencastro.

Leia mais:  Grupo de servidores passa Natal na seca

As réplicas foram construídas pelas mãos de Aníbal, que já vem sendo um parceiro do município há anos. “Fazer essas réplicas e selecionar o acervo é uma diversão pra mim. Se essas coisas estivessem paradas na minha casa, estariam estragando, sem utilidade nenhuma. Por isso faço questão de doá-las. O Misc é nosso”, acrescentou.  

A exposição também contará, por meio de fotografias, a história do futebol cuiabano e, outros temas que estão sendo debatidos pela equipe, como o Carnaval. 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Empresas elevam preços de insumos e medicamentos em até 6000%

Publicado

por

Algumas empresas de medicamentos e insumos para unidades hospitalares elevaram alguns produtos em até 6.313%, como no caso do avental cirúrgico descartável manga longa, ou 1.799% de aumento nas máscaras cirúrgicas descartáveis com elástico. A atitude dos empresários neste momento de pandemia deve gerar até mesmo uma operação policial.

Comentários Facebook
Leia mais:  Radar na Avenida Miguel Sutil passa a multar a partir de sexta-feira
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana