conecte-se conosco


Cidades

Regional Sul recebe ‘Pré-conferências Regionais’ esta semana

Publicado

Davi do Couto Valle

Moradores da Regional Sul devem ficar atentos, pois o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cuiabá dará início às Pré-conferências Regionais, no próximo sábado (09). A etapa que faz parte da preparação para a 13ª Conferência Municipal de Saúde e acontecerá das 8h às 18h na Escola de Saúde Pública, situada no bairro Coxipó.

Os debates serão norteadas por três eixos temáticos “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS” e terão como objetivo colher subsídios e propostas a partir dos debates para a etapa Municipal que acontecerá de 10 a 12 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

De acordo com a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, Janaína Penha, para garantir a equidade, os debates são abertos à participação de usuários, trabalhadores do Sistema Único Saúde – SUS, gestores, prestadores de serviços e outras instituições para discutir diferentes interesses dos grupos envolvidos – emergindo daí a vontade política que deve influenciar a agenda pública com base em novas diretrizes. As participações ocorrem impreterivelmente e respectivamente seguindo a ordem citada em 50% para o primeiro segmento e 25% para os dois subseqüentes.

“Tanto as Pré-Conferências Regionais, quanto a Conferência Municipal seguem essa ordem de participação, garantindo equidade do debate. Lembrando que o segmento Usuário tem 50% de participação assegurada, conforme prevê o regimento porque é a população que sofre na pele as más políticas públicas ou que será beneficiada pelas boas. Por meio da Conferência Municipal de Saúde, Cuiabá tem avançado na prática da avaliação e proposição de diretrizes para a Política Municipal de Saúde, com a participação de todos os segmentos e controle social em todas as etapas da Conferência”, destacou a secretária executiva.

Leia mais:  Prefeito lamenta a morte do ex-vereador por Cuiabá Antônio Fernandes

Conforme o regimento da 13ª Conferência Municipal de Saúde, validado pela Resolução nº63/2018//CMS, de 04 de novembro de 2018, a Etapa Regional será constituída por nove Conferências Regionais a serem realizadas nas quatro regionais urbanas – Leste, Oeste, Norte e Sul e em outras cinco envolvendo as áreas rurais – Distrito da Guia/Aguaçu, Coxipó do Ouro, Rio dos Peixes, Fazenda Velha e Pequizeiro. Os locais foram definidos conforme desenho territorial e populacional.  

As inscrições para todas as ‘Pré-Conferências Regionais’ serão realizadas ‘in loco’ no dia dos respectivos eventos. Os delegados que irão compor a Conferência Municipal serão eleitos democraticamente nas regionais.

 

CRONOGRAMA

09/03 (sábado) – REGIONAL SUL

Local: Escola de Saúde Pública Av. Adauto Botelho, nº 552 Coophema

Horário: 8h às 18h

13/03 (quarta-feira) – ETAPA RURAL SUL (Fazenda Velha)

Local: Escola Novo Renascer, ao lado da Fundação Santiago

Horário: 7h30 às 10h30

16/03 (sábado) – REGIONAL OESTE

Local: Universidade de Cuiabá – Campus UNIC Barão

Leia mais:  A Gestão 300 Anos ganha mais uma forte aliada

Horário: 8h às 18h

20/03 (quarta-feira) ETAPA RURAL (Pequizeiro)

Local: EMEB Rural – Nova Esperança, Rua 14 – Nova Esperança

Horário: 7h30 às 10h30

21/03 (quinta-feira) – ETAPA RURAL (Coxipó do Ouro)

Local; São de festa Av. Principal S/N – Praça do Rosário

Horário: 7h30 às 10h30

23/03 (sábado) – REGIONAL NORTE

Local: Escola Dione Augusta Silva Sousa Av. Tuiuiú nº45 CPA IV

Horário: 8h às 18h

25/03 (segunda-feira) – ETAPA RURAL (Rio dos Peixes)

Local: Escola Municipal Estevão Alves Correa

Horário: 7h30 às 10h30

28/03 (quinta-feira) – ETAPA RURAL (Guia/Aguaçú)

Local: Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim

Horário: 7h30 às 10h30

30/03 (sábado) REGIONAL LESTE

Local: Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto – Travessa Francisco de Siqueira nº 195 – bairro Bandeirante

Horário: 8h às 18h

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Mulheres vítimas de violência ganham dia de Beleza

Publicado

por

Vicente Aquino

Resgatar a autoestima e devolver a autoconfiança. Esse foi o objetivo do dia de beleza realizado essa semana às mulheres vítimas de violência que são assistidas pela Casa de Amparo, em Cuiabá. A ação foi realizada em um salão de beleza que já mantém parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).

Amparada pela Casa há pouco mais de quinze dias, S.A.S, 37 anos foi uma das beneficiadas com os cuidados no visual. Além de fazer as unhas, recebeu tratamento de hidratação e corte de cabelo, pois segundo ela queria mudar de forma radical. “Há tempos não me via tão bonita como hoje. Nem lembrava como eu era de tanto sofrimento. Estou muito feliz e realizada. Com muito mais forças para prosseguir nessa longa caminhada que tenho pela frente”, disse ela. Além dela, os seus filhos que também estão na Casa também receberam atenção e cuidados especiais.

Para a proprietária do estabelecimento que fica no CPA III, Solange Milhomen, fazer o bem ajuda a torna-la mais humana. “Fazer o bem e ver o resultado que é imediato é maravilhoso. Ver o sorriso no rosto dessas mulheres tão fragilizadas é maravilhoso. Me faz voltar a sentir a verdadeira essência do que é o amor”, declarou.

Leia mais:  Prefeito lamenta a morte do ex-vereador por Cuiabá Antônio Fernandes

Prova disso foi o caso da Dona E.P.D, 67 anos. O semblante triste ao chegar no salão perdeu espaço para a alegria pelo acolhimento recebido. “Estou me sentindo renovada. Me fez perceber que eu ainda tenho valor, apesar de estar passando por esse momento turbulento, mas que com toda certeza vai passar. O meu muito obrigado”, frisou.

De acordo com a coordenadora da Casa de Amparo, Fabiana Soares, esse tipo de serviço ofertado tem como proposta elevar a autoconfiança dessas mulheres que estão com o coração recheado de mágoas e muito sofrimento. “A proposta é oferecer um afago a essas mulheres que estão em fase de resgate do projeto de vida. A maioria delas que atendemos na Casa de Amparo chegam com baixa estima, muitas são dependentes financeiramente dos agressores e se encontram perdidas. Nossa intenção foi levar um pouco de alegria, de amor e mostrar para elas que é possível superar o medo, a violência e acima de tudo, a se amarem”, ponderou.

Dentre os colaboradores esteve Rafael, dono de uma barbearia próxima que ajudou com os cortes feitos nos meninos. “Isso é muito bom para nós enquanto profissional e como ser humano. Isso demonstra que temos muito mais a agradecer do que reclamar quando deparamos com histórias tão difíceis e tristes iguais a essas. Estarei sempre à disposição para colaborar”, comentou Rafael.

Leia mais:  Peixes do Rio Paraguai morrem contaminados em área com histórico de poluição por agrotóxicos

CASA DE AMPARO – A Casa de Amparo é considerada referência por prestar um importante auxílio de reabilitação e resgate da integridade física e psicológica de pessoas que sofreram agressões dos seus parceiros. Nesse primeiro semestre de 2019, foram realizados 81 atendimentos, sendo de 31 mulheres e 50 crianças.

No total, a casa disponibiliza 20 vagas para acolhimento, incluindo mulheres e crianças. No momento, duas mulheres acompanhadas dos filhos estão amparados na Casa.

O trabalho realizado pela Prefeitura é por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Promotorias e Delegacias Especializadas no combate aos crimes contra Mulheres.

Além das casas de amparo, os Cras fazem o atendimento inicial às mulheres dando orientações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana