conecte-se conosco


Mato Grosso

Reeducandos de Sorriso constroem caixas de colmeias para apicultores

Publicado

O Centro de Ressocialização de Sorriso firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), para que os reeducandos construam caixas de madeira, no estilo colmeias, que serão doadas para famílias que são auxiliadas no projeto Vitamel.

O diretor do Centro de Ressocialização de Sorriso, Enilson de Castro destaca a importância da parceria para os reeducandos, porque os prepara para uma profissão e também garante uma ocupação durante o período de cumprimento da pena. “Desde quando assumi a gestão tenho feito várias parcerias com órgãos municipais, para inserir esses presos na comunidade. Para que eles possam ter uma segunda chance e conseguir um emprego digno”.

Castro informa que três reeducandos estão trabalhando no projeto. Esses presos serão beneficiados com remição da pena, como prevê a Lei de Execução Penal que determina que a cada três dias de trabalho, um é descontado na pena recebida.

A coordenadora do programa Vitamel, Clarice Saueressig ressalta a importância da fabricação das colmeias pelos reeducandos. “Essa parceria entre apicultores e a Prefeitura, com o apoio de agricultores locais, está aumentando a presença dos apiários no município. Mais do que produzir mel, as abelhas são fundamentais na polinização de mais de 70% das culturas agrícolas, da flora e têm papel importante na preservação das matas e florestas”, explica.

Leia mais:  Coordenadora do Rede Cidadã é homenageada com medalha da Justiça

De acordo com estudos realizados pela Embrapa, a associação entre os pesticidas e o sumiço das abelhas é cada vez maior, pois elas acabam tendo a chamada Desordem do Colapso das Colônias (DCC), geralmente causada por uso indiscriminado de agrotóxicos, e que faz com que as abelhas percam o senso de localização e não consigam mais voltar para a colmeia, resultando na extinção de enxames.

“As abelhas são extremamente sensíveis a produtos como inseticidas, fungicidas e herbicidas, que podem causar alterações no comportamento desses polinizadores e até levar à morte dos enxames. O fato de uma colmeia prosperar é um ótimo sinal para toda a região que a abriga”, pontua Clarice.

A fabricação das caixas de madeira tem a parceria da Associação dos Servidores Penitenciário, Conselho da Comunidade e Poder Judiciário. 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  MT Hemocentro busca doadores para reforçar estoque de sangue no período de Carnaval

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana