conecte-se conosco


Mato Grosso

Recuperandas de Cáceres recebem orientações sobre câncer de mama

Publicado

Trinta e sete recuperandas e servidoras da Cadeia Feminina de Cáceres participaram nesta semana de atividades alusivas à Campanha ‘Outubro Rosa’. Foram realizadas palestras, programas educativos e dia da beleza, todos em prol de acolher, informar e conscientizar as mulheres da importância e atenção que devem dar ao tema.

A ação foi uma parceria da unidade prisional com a Escola Nova Chance e o Conselho da Comunidade de Cáceres. Participaram das atividades 15 servidoras públicas, psicólogas e agentes de saúde da unidade.

A diretora da unidade prisional, Franciskely Campos Moreira disse que o objetivo é falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Muitas mulheres custodiadas têm dúvida com relação aos intervalos de tempo para fazer os exames. Por isso é importante sempre relembrar: a mamografia deve ser feita a cada dois anos, exceto quando há casos de câncer na família. E o preventivo deve ser realizado anualmente”.

Franciskely afirma que a campanha vem ao encontro do que é praticado na unidade prisional, servindo como um complemento para as ações de rotina. “Na área da saúde as internas encontram total apoio já que há médica e técnica de enfermagem; todas as internas são avaliadas e fazem o exame do câncer do colo do útero e de mama”.

Leia mais:  SES retoma obra paralisada no Hospital Regional de Sinop

Ela acrescenta que setor de saúde da unidade está sempre buscando ações orientativas e de atendimento, com a finalidade de conscientizar e despertar as custodiadas para a importância da atenção da mulher à própria saúde.

O que é o câncer de mama?

É um tumor que se desenvolve na mama em consequência de alterações genéticas. É a doença que mais mata mulheres no mundo e as chances de aparecer aumentam a partir dos 45 anos até os 70 anos. A doença pode aparecer mais cedo, caso haja incidências na família. Por isso, o exame de mamografia é indicado a partir dessa idade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente em 2018 no Brasil, estimam-se 60 mil novos casos de câncer de mama.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  PM prende homem acusado de estuprar enteada em Cocalinho

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana