Mato Grosso
Reconhecimento, tecnologia e amizades fazem a diferença na carreira do servidor público
Publicado
2 anos atrásQuarenta anos, um mês e sete dias. Este foi o tempo dedicado por Adão Lesco, 57 anos, ao serviço público de Mato Grosso até a aposentadoria. Contudo, um ano após o benefício, resolveu retomar a carreira de servidor público.
Ele conta que neste período de aposentadoria sentiu falta do trabalho. Lesco por duas décadas prestou serviços no setor de Patrimônio e Almoxarifado. Ele começou no serviço público no antigo Departamento Jurídico, ligado à Secretaria de Justiça, que funcionava à época no Palácio Alencastro. Anos depois transformada em Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A história de Adão Lesco e da PGE caminha alinhada. Ele é uma memória viva da existência deste órgão público, que só em 1992 tornou-se autônomo. Agora, seis meses depois de retomar o serviço, o técnico aposentado conta que fez muitas amizades e que continuam até hoje, uns frequentando a casa dos outros, e, com o advento de novas mídias, como o WhatsApp, se mantêm mais unidos com bate-papo em grupos.
Para ele, a carreira de servidor público evoluiu e melhorou. “Antigamente servidor era só servir. Hoje tem diferença, tem interação, antigamente não tinha isso, melhorou bastante”, comenta. Ele relembra, por exemplo, da festa surpresa de despedida, por conta da aposentadoria, organizada pelos amigos da Procuradoria. “Muitas pessoas que eu achava que não me davam importância apareceram na festa”, diz.
“Tem pessoas que a gente leva para a vida”, afirma, relembrando que retomou ao serviço público porque também gosta de viver em ambientes movimentados. Formado em Gestor de Serviço Público e pós-graduado em Direito Administrativo, Lesco ocupa a gerência de Apoio Logístico.
Reconhecimento
O reconhecimento profissional do servidor público faz, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), o diferencial na carreira e na atuação institucional para atingir a excelência. Cargos e funções de lideranças, na grande maioria, são ocupados por servidores de carreira. Além de Lesco, outras servidoras atestam o comprometimento dos funcionários o órgão, neste dia 28 de outubro, em que é comemorado o Dia do Servidor Público.
Técnica da PGE e coordenadora de Gestão de Pessoas da PGE, Laura Christiane Pinheiro Alves, reconhece melhorias no serviço público. “Aqui mesmo na PGE melhorou em termos de estrutura física, de sistemas, tudo evoluiu muito, foi um salto quântico”, descreve a servidora.
De acordo com ela, o reconhecimento ao servidor melhorou e cita, como exemplo, o funcionário de carreira que está ocupando cada vez mais cargos de liderança. “Isso é algo que não tinha antes e mostra respeito. É um voto de confiança aos servidores e o trabalho flui melhor”, contextualiza Laura.
E a confiança também vem dos amigos conquistados ao longo dos anos no ambiente de trabalho. Laura cita o ciclo de amizades no trabalho e que levou à vida pessoal, inclusive com laços estreitos. A madrinha da sua filha é uma amiga de trabalho da técnica, que ingressou na PGE em 2005, por meio de concurso público. Contudo, é servidora pública desde o ano 2000.
Diretora de Gestão da Dívida Ativa, Pasqualina Maria Ferreira, é a responsável pelo maior setor da PGE, tanto em termos de números quanto de servidores. Bacharel em Direito, ela está há 17 anos no cargo de analista, cujo ingresso foi por concurso público.
Pasqualina não só reconhece como viu o quanto que o serviço avançou nos últimos anos. “A evolução no serviço público melhorou em todos os sentidos, como na remuneração e no ambiente de trabalho. “Quando chegamos na PGE tinha dois computadores e internet discada”, relembra.
“Quando um servidor de carreira está na liderança há muito comprometimento. É a nossa casa, carreira e tem que vestir a camisa dando o melhor”, reforça Pasqualina.


Mato Grosso
Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
Publicado
3 semanas atrásO novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.
Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.
Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.
A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.
A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.
Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.
Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)


Brasil proíbe voos da África do Sul para tentar frear nova variante do coronavírus

Lei prevê punição para quem criar ou propagar notícias falsas sobre a pandemia

Serasa dá dicas para economizar na compra do material escolar

Em vez de auxílio, Guedes sugere congelar salários do funcionalismo

Governador estuda suspender Carnaval em Mato Grosso
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades14 horas atrás
Confiança do consumidor cai pelo quarto mês consecutivo
-
Cidades13 horas atrás
Lotação das UTIs de hospitais particulares chega a 86% em MT
-
Cidades14 horas atrás
TJ autoriza Governo determinar férias compulsórias de servidores na pandemia
-
Cidades14 horas atrás
Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira
-
Cidades14 horas atrás
MT recebe 10 pacientes de Rondônia nesta terça
-
Cidades14 horas atrás
MPF abre procedimento para fiscalizar vacinação em MT
-
Política13 horas atrás
2021 começa ‘quente’ nos partidos políticos em Mato Grosso
-
Política13 horas atrás
Lei institui fila única para cirurgia bariátrica em MT