conecte-se conosco


Brasil / Mundo

‘Realmente, nos afligiu desde o início’, diz Bolsonaro sobre a pandemia

Publicado

Na época em que os primeiros casos de Covid-19 eram registrados no país, presidente chegou a dizer que havia ‘histeria’ sobre a doença.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (16), durante o lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19, que a pandemia causada pelo coronavírus “afligiu desde o início”. Na época em que os primeiros casos começaram a surgir no Brasil, no fim de fevereiro e início de março, Bolsonaro disse que havia “histeria” em torno da doença.

No discurso no lançamento do plano, o presidente também disse que, se alguém tomou alguma atitude exagerada durante a pandemia, foi no “afã de encontrar uma solução”.

“Realmente, nos afligiu desde o início. Não sabíamos o que era esse vírus, como ainda não sabemos em grande parte, dr. Caiado [Ronaldo Caiado, governador de Goiás]. E nós todos, irmanados, estamos na iminência de apresentar uma alternativa concreta para nos livrarmos desse mal”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro, desde o início da pandemia, tem criticado medidas tomadas por governos de estados e municípios para conter a propagação do coronavírus, como o fechamento de parte do comércio e isolamento social. Apesar de essas medidas serem recomendadas por autoridades sanitárias, Bolsonaro defende ações mais brandas, como isolamento apenas de idosos.

Leia mais:  Pesquisa Datafolha mostra Bolsonaro com 55% e Haddad com 45% na véspera da eleição

Comentários Facebook
publicidade

Brasil / Mundo

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Publicado

Os cartórios brasileiros já podem autenticar documentos por meio eletrônico. O novo serviço possibilitará a certificação de cópias de forma online pelo site

A novidade vem para complementar a digitalização de outros serviços que já estavam sendo prestados na plataforma de atos notoriais eletrônicos chamada e-Notoriado. Entre eles, assinaturas digitais de escrituras, procurações por videoconferência, atas notariais e testamentos, bem como separações e divórcios extrajudiciais.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), órgão responsável por gerir o módulo da Central Notarial de Autenticação Digital (Cenad), o novo recurso permite “a materialização e a desmaterialização” de autenticações em diferentes cartórios. Dessa forma, torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, além de verificar de forma segura a autenticidade do arquivo digital.

A Cenad foi é o único meio nacional válido para a autenticação digital de documentos. Para tanto, será necessária a apresentação de um documento originalmente físico, junto a algum cartório de notas, para que ele seja digitalizado para, então, ser enviado para autenticação.

Leia mais:  03 DE NOVEMBRO – DIA DA INSTITUIÇÃO DO DIREITO DE VOTO DA MULHER.

Segundo a presidente do CNB, Giselle Oliveira de Barros, o novo procedimento permite ao usuário trabalhar com o documento eletrônico, mas com segurança jurídica.

“Após o documento ser autenticado pela Cenad, ele pode ser enviado eletronicamente (emailwhatsapp ou qualquer outra ferramenta) a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, informou.

Como acessar o serviço

Para acessar esse serviço, “o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação.

Ao receber o documento por meio da plataforma, que segue as normas de territorialidade para distribuição dos serviços, o tabelião verifica a autenticidade e a integridade do documento”, informa o CNB.

A autenticação notarial gera um registro na plataforma, com dados do notário ou responsável que a tenha assinado, a data e hora da assinatura, e código de verificação. “O usuário receberá um arquivo em PDF assinado digitalmente pelo cartório. O envio do arquivo poderá ser feito por e-mailWhatsApp ou outro meio eletrônico”, finaliza.

Leia mais:  Pesquisa Datafolha mostra Bolsonaro com 55% e Haddad com 45% na véspera da eleição

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana