conecte-se conosco


Cidades

Rally Ecológico abre inscrições no dia 3; veja como participar

Publicado

Fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, a Cronorally e Bridgestone/Sena Pneus, o Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos abre suas inscrições no dia 03 de dezembro. A expectativa é atrair cerca de 200 veículos entre carros (Máster e Turismo 4×2) e Motos. A prova terá largada no dia 30 de março, na Orla do Porto, com chegada à Aldeia Outdoor Sports, Km 14 da rodovia MT 010. 

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vulo, a conscientização ambiental e as ações sociais nortearão o percurso da disputa, que acontece às vésperas do tricentenário da Capital. Isso porque o encontro vai beneficiar cerca de 100 famílias com arrecadação de cestas básicas e promover o plantio de mudas de árvores nativas na região do Coxipó do Ouro.

O lançamento oficial do Rally acontece no dia 7 de dezembro, às 18h, na Orla do Porto. Ali pilotos, navegadores e parceiros do projeto, participarão de uma exposição de veículos. Os interessados podem fazer suas matrículas por meio do link www.cronorally.com.br. De acordo com a organização, qualquer carro em boas condições e motos off-road poderão participar do Rally.

Leia mais:  Mais de mil pessoas serão capacitadas na 2ª Etapa do Qualifica Cuiabá 300 que começa na segunda-feira (23)

“Vamos abrir oficialmente as comemorações do tricentenário da nossa Capital, resgatando esse importante evento esportivo. É uma iniciativa que soma a outras dezenas de intervenções culturais, religiosas, históricas e de infraestrutura, fazendo alusão à data. Todos estes esforços vão ao encontro da proposta do prefeito, Emanuel Pinheiro, que deixará um legado de transformação para as próximas gerações”, explicou Vuolo.

O compromisso com a sustentabilidade é reforçado com o mapeamento da emissão de dióxido de carbono (C02), principal responsável pelo efeito estufa, durante a competição. Para que a compensação seja feita, profissionais levantarão dados sobre a queima de combustível, fóssil e gás, liberada durante o dia da prova, consumo de energia elétrica, produção de resíduos e descarte de material gráfico.

Esta contagem inclui ainda a distância percorrida por todos os inscritos na trilha. Sendo assim, a equipe contabilizará os dias de montagem, realização e desmontagem do evento e, após aferir os dados, todos serão inseridos em uma calculadora de carbono equivalente, que converterá o resultado em número de árvores plantadas. As mudas de espécies nativas serão distribuídas ao longo do percurso da prova.

Leia mais:  Servidores avaliam Ciclo de Desempenho com Foco em Competências

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Mais de mil pessoas serão capacitadas na 2ª Etapa do Qualifica Cuiabá 300 que começa na segunda-feira (23)

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Ações voltadas à pessoa idosa reforçam compromisso de humanização

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana