conecte-se conosco


TCE MT

PubliContas lança livro sobre Ouvidorias dos Tribunais de Contas

Publicado

Conselheiro Sebastião Carlos Ranna, Ouvidor do TCE-ES e vice-presidente
de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon

A Editora do TCE de Mato Grosso, PubliContas, lançou o livro Ouvidorias dos Tribunais de Contas: o aprimoramento de suas atividades, durante o Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas – 2019 que aconteceu em Cuiabá entre os dias 3 e 4/10. Elaborado por 12 ouvidorias ligadas à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O texto é apresentado e coordenado pelo conselheiro Sebastião Carlos Ranna, Ouvidor do TCE-ES e vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon. A publicação cumpre com o “projeto 1.2” – Plano de Gestão 2018-2019 da Atricon -, cujo propósito é oferecer subsídios para o aprimoramento e a padronização das as ações e atividades das Ouvidorias do Tribunais de Contas do Brasil.

A publicação, segundo Ranna, foi motivada pela crescente demanda por parte da sociedade por serviços públicos de qualidade e as ouvidorias passam a desempenhar um papel ainda mais importante na construção de uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres. Sendo responsável pelo fomento do controle social, estas instituições podem ser vistas como um grande instrumento de governança e accountability, já ocupando posição de destaque nas organizações públicas.

Leia mais:  Atricon certifica qualidade do TCE-MT e leva quatro boas práticas para o país

Participaram da realização da obra as ouvidorias dos TCEs do Acre, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, além do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará e do TCU.

    Ouvidorias dos Tribunais de Contas: o aprimoramento de suas atividades

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

TCE publica 5ª edição do Glossário do Cidadão com 200 verbetes

Publicado

por

     CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO VIRTUAL      

Fortalecimento do diálogo e compreensão de suas ações pela sociedade, é com esse objetivo que o Tribunal de Contas de Mato Grosso disponibiliza a 5ª edição do Glossário do Cidadão. A 5ª edição conta com 200 verbetes que permitem ao leitor saber mais sobre termos e conceitos comumente usados nas decisões e relatórios do TCE. “Assim, esperamos estar contribuindo na melhoria do entendimento da gestão dos recursos públicos, estimulando o exercício da cidadania e do controle social sobre os resultados das políticas públicas”, explica a secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo. Para acessar o e-book, basta entrar na aba da editora PubliContas ou clique AQUI

O Glossário do Cidadão já completa 12 anos e é reformulado a cada edição para acrescentar alguns termos e aprimorar outros. O objetivo é democratizar as informações, tornando-se uma importante ferramenta do TCE-MT no fortalecimento do diálogo e na compreensão de suas ações pela sociedade. Após uma década, a publicação se consolidou como uma publicação técnica do TCE-MT, com registro no International Standard Book Number (ISBN) – código internacional de catalogação de livros, controlado no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional – passando a ser referência em pesquisa para outras instituições.

Leia mais:  Sistemas de TI do Tribunal de Contas ficarão indisponíveis no final de semana

Segundo a secretária da SAI, Cassyra Vuolo, o Glossário é “voltado à compreensão de determinados termos que, apesar de serem usuais para os operadores do controle externo, ainda geram dúvidas nos públicos de interesse do TCE-MT”. O texto é elaborado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), que anualmente seleciona as palavras a partir de falas entre o TCE e o cidadão, que ocorrem nos eventos de controle social como TCEstudantil e Consciência Cidadã.

Os verbetes são respondidos pelos líderes de diversas unidades técnicas do TCE de Mato Grosso e, para facilitar a sua compreensão, a linguagem é adequada.

ATUALIZE-SE. LEIA OS LIVROS PUBLICADOS PELO TCE-MT

Glossário do Cidadão – 5ª edição

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana