conecte-se conosco


Agricultura

Publicado modelo de formulário para mapa de bordo na pesca de cardume associado

Publicado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 51, que estabelece o modelo do Formulário de Mapa de Bordo (FMB) específico para as embarcações autorizadas a promover a pesca de cardume associado, bem como o procedimento para a entrega do documento.

Para as embarcações autorizadas a operar no permissionamento de pesca de sombra ou de cardume associado, o modelo específico do FMB, encontra-se no Anexo da Instrução Normativa.  

Considera-se pesca de sombra ou de cardume associado a técnica de pesca que consiste em atrair e concentrar cardumes de peixes (espécies-alvo: Albacora laje, Albacora bandolim e Bonito listrado) utilizando o próprio casco da embarcação, nos termos da Portaria Interministerial da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério do Meio Ambiente nº 59- A, de 9 de novembro de 2018.

Os critérios e procedimentos para o preenchimento e entrega do FMB deverão observar as regras gerais previstas na Instrução Normativa do Ministério da Pesca e Aquicultura nº 20, de 10 de setembro de 2014.

Leia mais:  Parceria entre Mapa e MCTIC vai levar mais conectividade ao campo

Informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

Comentários Facebook
publicidade

Agricultura

Exportação de milho do Brasil sobe 44% na primeira semana de dezembro

Publicado

As exportações de milho do Brasil atingiram média diária de 286,2 mil toneladas na primeira semana de dezembro, o que representa ritmo 44,3% superior à média de 198,3 mil toneladas por dia registrada no mês completo do ano passado, indicaram dados publicados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (7).

Colheita de milho, colheita de grãos

No acumulado da última semana, o país embarcou 1,14 milhão de toneladas do cereal, contra 4,16 milhões de toneladas em todo o mês de dezembro de 2019, de acordo com os números do governo.

As exportações brasileiras de soja, por sua vez, seguiram muito abaixo da média do último mês do ano anterior, após os enormes embarques de 2020 se concentrarem em meses anteriores.

Segundo a Secex, foram exportadas em média 30,1 mil toneladas da oleaginosa por dia na semana, ante média de 155,7 mil toneladas diárias em dezembro do ano passado.

Em relação à indústria extrativa, os embarques de minério de ferro alcançaram média diária de 1,6 milhão de toneladas até a primeira semana do mês, alta de 35,7% na comparação com a média de dezembro de 2019.

Comentários Facebook
Leia mais:  AgroNordeste: Mapa destina R$ 5 milhões para formação de estoques da agricultura familiar
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana