conecte-se conosco


Política

Projeto de lei chama atenção à prevenção de acidentes com material biológico

Publicado

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa analisará, nos próximos dias, o Projeto de Lei 243/2018 que institui o ‘Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico’. De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), a proposta foi apresentada em Plenário, no último mês de agosto, e chama a atenção à prevenção de acidentes com material biológico.

A data escolhida, 11 de novembro, fará parte do calendário estadual, momento em que serão desenvolvidas as ações estratégicas que promovam à redução do quantitativo de acidentes de trabalho com exposições de material biológico alertando os trabalhadores sobre os risco e meios de prevenção.

De acordo com o presidente, a iniciativa é necessária para conscientizar os profissionais, uma vez que os índices de acidentes são elevados. Conforme o Sistema de Notificação de Agravos – SINAN/MT, que registrou em 2016, 671 notificações sobre Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico – ATEMB, e mais 688 no ano seguinte. Além disso, alerta que muitos casos não são registrados mesmo o Brasil dispondo de sistemas avançados de informações em saúde.

Leia mais:  Vereador Dr. Xavier diz que aprovação de projeto de gratuidade no transporte coletivo “é resolutivo na área de transtorno mental”

“É preciso uma ação mais efetiva do Estado para reduzir o índice de acidentes de trabalho. Dessa forma, propomos uma data especial para conscientizarmos sobre o tema. Diante a relevância desse projeto acredito que será aprovado em Plenário”, afirmou Botelho.

11 de novembro –  É a data em que foi instituída a Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho, através da Portaria GM n° 485, de 11 de novembro de 2005.

Essa Norma trata da segurança e saúde no trabalho, voltada aos profissionais da área de saúde. Foi criada para constituir diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção específicas aos trabalhadores do setor.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que os acidentes e doenças do trabalho matam cerca de dois milhões de trabalhadores por ano.

Comemoração – muitas ações deverão ser realizadas no Dia de Prevenção, dentre elas: palestras para sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho com material biológico; apoio e estímulo à implementação de programas de prevenção nas unidades de Saúde; fortalecimento da política estadual de saúde do trabalhador acidentado; instigar a execução do correto gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (GRSS), com ênfase nos materiais perfurocortantes.

Leia mais:  Vereador Orivaldo da Farmácia é autor da indicação da passarela do Tijucal e vistoria obra

Comentários Facebook
publicidade

Política

Taques dificulta acessos a informações do Governo, diz Mauro Mendes.

Publicado

por

O governador eleito Mauro Mendes (DEM) reclamou da demora da gestão comandada por Pedro Taques (PSDB) em fornecer dados oficiais sobre a situação atual das contas públicas. Anteriormente, outros integrantes da comissão de transição já haviam reclamado da falta de informações claras.

“O problema é que nós recebemos ainda poucas informações da atual administração. Já pedimos… Protocolamos no dia 26 um conjunto de informações que são necessárias e estão regulamentadas pelo Tribunal de Contas para transmissão de cargo de uma administração para outra. Além disso, nós pedimos outras informações e ainda estamos aguardando. Algumas secretarias apenas, por boa vontade ou por dinamismo do secretário, já começaram a produzir essas informações, mas da grande maioria ainda não recebemos. E aquilo que nós conseguimos analisar foi muito em função de Portal da Transparência e busca nos mecanismos oficiais de disponibilização de informações”, disse o democrata à Capital FM na terça-feira (13).

Comentários Facebook
Leia mais:  MUDANÇA NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO: Câmara aprova projeto para que imposto pago pelo Uber fique em Cuiabá
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana