conecte-se conosco


Cidades

Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” executado em Cuiabá é referência para outras capitais

Publicado

Destaque entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no programa “Um Por Todos e Todos Por Um”, Cuiabá motivou a visita de especialistas na área de desenvolvimento humano na última semana. Aqui eles tiveram a oportunidade de acompanhar um pouco do trabalho realizado pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria de Educação e Controladoria Geral da União nas escolas.

Ao todo foram visitadas três instituições de ensino, dentre elas as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Profº Francisval de Brito, Vereador Paulo Campos Borges e Profª Maria Dimpina Lobo Duarte que deixaram como marca para as visitantes o sentimento de gratidão.  

Para Betina Rugna, que ajudou na elaboração do material utilizado e trabalhou no Instituto Maurício de Souza, o envolvimento, tanto dos professores quanto dos alunos, foi um dos pontos mais marcantes do projeto. “Eu que vi nascer e crescer o projeto “Um Por Todos e Todos Por Um”, me emocionei ao perceber a satisfação dos alunos. São situações como essa que nos motivam  continuar com trabalhos que promovam a ética e a cidadania”, disse.

Leia mais:  Prefeitura disponibiliza mais de 6 mil vagas para novos alunos de 04 a 14 anos

Ivone Aparecida Pereira de Mello, da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo, reforça esta opinião. Segundo ela, os relatos de experiências comprovam o impacto positivo na vida das pessoas. “Ver essa realidade de perto é muito bom. Essa indicação de Cuiabá como destaque de atuação e aplicação efetiva do material didático é um fato. As melhorias são percebidas e sentidas nitidamente. Estou vislumbrada com o que vi”, comentou.

A responsável pelo acompanhamento da execução do Programa nas escolas, Joilce Botelho Acosta, da Controladoria Geral do Município, também se mostrou satisfeita com as respostas. “Foi uma honra receber essa visita que só deixou coisa positiva para Cuiabá. Por mais que seja um projeto de adesão voluntária, 48 unidades fizeram parte das atividades realizadas no decorrer do ano letivo de 2018. Ao todo, 3.900 crianças foram atendidas.”

O programa “Um Por Todos e Todos Por Um” vem sendo trabalhado em Cuiabá desde 2014. “É nossa meta alcançar um total de 100% das escolas que possuem alunos do 5º ano da rede Municipal de Ensino. A cada ano temos a plena convicção que o projeto dá certo. Por meio da forma lúdica e com os personagens da Turma da Mônica trabalhamos assuntos importantes que trabalham no desenvolvimento dessas crianças como cidadãos do futuro”, reforçou Acosta.

Leia mais:  Unidades de Saúde de Cuiabá seguem com programação do Agosto Dourado para gestantes e lactantes

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Forças Armadas transportam equipes para conter focos de incêndios no Pantanal

Publicado

Brasília (DF), 06/08/2020 – O Ministério da Defesa, por meio de militares das Forças Armadas, prossegue no combate a incêndio que atinge o Pantanal de Mato Grosso do Sul. Em parceria com agências federais e estaduais, integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica também empregam aeronaves que transportam brigadistas e despejam água, durante os sobrevoos, para conter as chamas.

Nesta quarta-feira (05), foi realizado o transporte de pessoal para combate de focos de incêndio na região de Corumbá. A ação ocorreu com apoio do helicóptero HM-1, do Exército, na área de atuação do 6º Distrito Naval, localizado em Ladário (MS). Além disso, teve início o deslocamento do Centro de Coordenação da Operação para as localidades de Cuiabá e Poconé, ambas no estado mato-grossense, com o apoio da aeronave da Força Aérea Brasileira C-105.

Operação Pantanal
As Forças Armadas atuam, desde o dia 25 de julho, no combate a incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. O Ministério da Defesa atende à solicitação recebida em 24 de julho, do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que decretou também estado de emergência.

Leia mais:  Unidades de Saúde de Cuiabá seguem com programação do Agosto Dourado para gestantes e lactantes

Para a execução da operação, a Defesa estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, no município de Ladário, Mato Grosso do Sul. Participam da operação helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de brigadistas, conforme as necessidades.

Por Tenente Fraga

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana