conecte-se conosco


Cidades

Primeira-dama está entre os 12 homenageados do ‘Prêmio Parceiros do ODS’ no RJ

Publicado

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, recebeu mais uma homenagem de expressão nacional com a entrega do Prêmio Parceiros do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizado, na última quinta-feira (12), no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. A promoção é do Movimento Nacional ODS /RJ  Instituição Vitalis Promoção e Desenvolvimento Social qual age em consonância com os 17 tópicos apontados pelo Organização das Nações Unidas (ONU) como os principais problemas mundiais a serem solucionados.    

O prêmio é destinado a governos, organizações sociais da sociedade civil, personalidades e instituições de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvam projetos e contribuem para a melhoria das condições sociais, ambientais e entre outras. São apenas 12 personalidades destacadas, nesta edição, de diferentes áreas qual já teve as presenças como a do ex-atleta de vôlei Carlão Silva, Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e produtor de Cinema, filho do Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e sua irmã Glorinha, e a atriz e produtora, Naura Schneider.

Leia mais:  Termina no próximo domingo (25), prazo para inscrição para os interessados no Concurso Público da Secretaria de Educação

Segundo a Relações Públicas da Vitalis Promoção e Desenvolvimento Social, Cristina Pinheiros, nunca antes uma primeira-dama recebeu esta honraria e a notoriedade nacional qual os projetos sociais de Cuiabá tem alcançado a gabarita para fazer parte desse seleto grupo de homenagem. “É o reconhecimento de gestores, seja público ou privado, que apresentaram trabalhos de relevância em consonância com os ODS. Vale lembrar que a primeira-dama é uma mulher voltada ao social, ao empreendedorismo social, e também políticas públicas de fortalecimento ao combate na violência contra mulher”, frisou.

Dentro os 17 itens, a atuação da primeira-dama está relacionada aos tópicos 1, 5, 8 e 10, apontado pela ONU, que se refere a Redução de Desigualdades, Erradicação da Pobreza, Igualdade de Gênero e Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Alguns dos principais projetos de sua idealização estão associados a esses perfis como o Aquece Cuiabá, Natal Sem Fome, Viva a Vida na Melhor Idade e o principal, o Qualifica Cuiabá 300 anos.

O último que se refere ao projeto de cursos de qualificação gratuita à população tem tornado case de sucesso nacional com premiações e apresentações em congressos, fóruns e encontros. O Qualifica 300, como é popularmente conhecido é a maior política pública do município no combate à violência doméstica e familiar.

Leia mais:  VG abre inscrições para 1 mil casas

“Estou muito feliz com toda a repercussão que os projetos sociais de Cuiabá têm alcançado. Mais feliz ainda quando enxergamos os resultados diretos à população. No caso do Qualifica 300, são alunos em sua grande maioria mulheres que buscam a sua independência financeira. Nós sabemos que uma a cada quatro mulheres agredidas dependem totalmente de seus parceiros. E oferecer oportunidade e condições para elas saírem dessa dependência é de extrema importância e relevância para quebrarmos o ciclo da violência doméstica. Agradeço à todos por me ajudarem a construir uma Cuiabá melhor e, consequentemente, uma sociedade e país melhor”, disse a primeira-dama em seu discurso.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

UFMT aponta bairros que apresentam casos de Covid-19 em Cuiabá

Publicado

por

O levantamento mostra que a região do Condomínio Florais é que apresenta maior incidência, com três casos, seguido pelos bairros Jardim Vitória e Jardim Itália, com dois casos cada um.

Um estudo realizado pelo departamento de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso traz o levantamento dos casos confirmados de coronavírus na capital e aponta os bairros de incidência. O levantamento mostra que a região do Condomínio Florais é que apresenta maior incidência, com três casos, seguido pelos bairros Jardim Vitória e Jardim Itália, com dois casos cada um.

Os outros bairros que estão no mapa e apresentam casos são: Paiaguás, Morada da Serra, Morada do Ouro, Bela Vista, Santa Cruz, Jardim Imperial, Boa Esperança, Santa Cruz, Jardim Leblon, Bandeirantes, Quilombo, Duque de Caxias, Santa Rosa e Centro-sul.

De acordo com o levantamento, a distribuição espacial da Covid-19 em Cuiabá repete o padrão de difusão vistos em outras grandes cidades do país: o vírus chega pelas pessoas que estiveram em viagem a outros países ou a outros estados brasileiros, e é transmitido aos familiares e amigos que convivem com os infectados.

Leia mais:  Programa Profuncionário para servidores da educação básica entra na reta final de qualificação

Segundo o estudo, que é em parceria com Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, no município, como em outras localidades, a doença ainda tem atingido populações de áreas com renda média ou alta.

Há a preocupação de que o vírus passe a circular entre as pessoas de áreas socialmente desfavorecidas, onde muitas vezes o convívio, mesmo em período de isolamento social, é muito mais próximo devido a alta densidade demográfica destas localidades.

Segundo o estudo, em bairros de classe média, normalmente as casas são mais afastadas, com cômodos que permitem o isolamento da pessoa doente. Em muitas residências de áreas pobres não há cômodos que permitam o isolamento completo, o que facilita o contágio por parte daquelas pessoas residentes no mesmo local.

O levantamento mostra que na capital do estado há um crescimento médio diário de 25% do número de casos. O número passou de 5 para 25 casos em apenas 10 dias.No dia 31 de março eram 16 bairros com casos na cidade, e a maior parte das pessoas doentes não sabiam informar o contato de origem, ou seja, onde foi infectado. Esses casos são caracterizados como transmissão comunitária.

Leia mais:  Semob leiloará veículos apreendidos e não retirados

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana