conecte-se conosco


Brasil / Mundo

PRF/ MT avalia ações da Operação Proclamação da República; Ouça áudio

Publicado

Números são satisfatórios  durante a Operação Proclamação da República deste ano, diz a Polícia Rodoviária Federal. Segundo a Instituição não houve nenhuma morte, 759 abordagens realizadas e algumas pessoas encaminhadas para a delegacia por embriagues ao volante. Fiscalizados  por radares 1586 veículos em excesso de velocidade. Foram 21 acidentes, dentre eles 27 pessoas feridas.

O Superintendente de Mato Grosso, inspetor Aristóteles Cadidé , falou numa breve entrevista da ação da PRF em MT, Ouça

Comentários Facebook
Leia mais:  Aprosoja-MT pede integração entre ministérios em prol do setor de produção de alimentos
publicidade

Brasil / Mundo

Dia 22 de Abril Descobrimento do Brasil

Publicado

por

O Dia do Descobrimento do Brasil é comemorado em 22 de abril, e não é um feriado nacional. Esta data marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez no ano de 1500.

Oficialmente, o descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, mas o termo é usado apenas como referência, pois quando os portugueses chegaram o país já era habitado por várias comunidades indígenas. Estima-se que existiam no Brasil aproximadamente cinco milhões de índios naquela época.

O encontro entre os portugueses e os índios foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas.

No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil, por exemplo, fazendo com que a comunidade indígena fosse fortemente escravizada.

Origem do Descobrimento do Brasil

O Brasil foi descoberto acidentalmente em 22 de abril de 1500, pela frota do navegador português Pedro Álvares Cabral. No entanto, alguns historiadores defendem que Cabral não teria sido o primeiro navegador a pôr os pés nas futuras terras brasileiras.

Leia mais:  Aprosoja-MT pede integração entre ministérios em prol do setor de produção de alimentos

Supostamente, em 1498, o comandante Duarte Pacheco Pereira teria atingido o litoral brasileiro na atual região norte, explorando parte das terras que pertencem aos estados do Pará e do Maranhão.

Porém, essa descoberta teria sido guardada em segredo. Dois anos depois, Cabral partia em direção às Índias quando foi surpreendido com o litoral daquilo que futuramente seria o estado da Bahia.

Carta de Pêro Vaz de Caminha

Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e foi ele quem escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel I, contando à Corte Portuguesa as belezas das terras de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.

Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes entre eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana