Brasil / Mundo
PRF/ MT avalia ações da Operação Proclamação da República; Ouça áudio
Publicado
1 ano atrásNúmeros são satisfatórios durante a Operação Proclamação da República deste ano, diz a Polícia Rodoviária Federal. Segundo a Instituição não houve nenhuma morte, 759 abordagens realizadas e algumas pessoas encaminhadas para a delegacia por embriagues ao volante. Fiscalizados por radares 1586 veículos em excesso de velocidade. Foram 21 acidentes, dentre eles 27 pessoas feridas.
O Superintendente de Mato Grosso, inspetor Aristóteles Cadidé , falou numa breve entrevista da ação da PRF em MT, Ouça

Entre outros pontos, o texto aumenta o número de casos considerados hediondos e pelos quais o condenado não pode contar com anistia, graça ou indulto e deve começar a cumprir pena em regime fechado.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) projeto de lei do pacote anticrime (PL 10372/18) que faz diversas mudanças na legislação penal, como aumento de penas e novas regras para progressão de regime pelos condenados. A matéria será enviada ao Senado.
O texto foi apresentado em Plenário pelo relator da comissão especial, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), com base no texto do relator do grupo de trabalho que analisou a proposta, deputado Capitão Augusto (PL-SP).
Temas polêmicos, como a definição de que não há crime se a lesão ou morte é causada por forte medo (o chamado excludente de ilicitude), foram retirados pelo grupo de trabalho que avaliou várias propostas, entre as quais a apresentada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a do ministro da Justiça, Sérgio Moro.
O tempo máximo que a pessoa pode ficar presa cumprindo pena aumenta de 30 para 40 anos.
Segundo o substitutivo aprovado, a liberdade condicional dependerá também de o condenado não ter praticado falta grave no presídio nos últimos 12 meses dessa liberação e o comportamento deverá ser considerado bom em vez de satisfatório.
Para Andrada, o projeto melhora muito a legislação penal em torno de situações condenadas pela população. “Proibimos o livramento condicional para todos os criminosos de crimes hediondos que resultaram em morte. Também foram aumentadas as penas para crimes cometidos com armas de uso proibido”, afirmou.
Já o relator pelo grupo de trabalho, deputado Capitão Augusto, lamentou que alguns tópicos tenham ficado de fora do relatório, como o excludente de ilicitude. “No próximo ano, vamos retomar a tramitação desses pontos por meio de outros projetos de lei”, disse, pedindo apoio dos deputados.
Penas maiores Crimes cometidos com armas passam a ter penas maiores em certos casos:
– homicídio praticado com arma de fogo de uso restrito ou proibido (fuzis, por exemplo) será punido com 12 a 30 anos de reclusão;
– calúnia, injúria e difamação divulgados em redes sociais terão pena três vezes maior;
– roubo com uso de arma branca (faca) terá pena a mais de 1/3 a metade da pena normal;
– roubo praticado com violência ou grave ameaça à vítima e uso de arma de uso restrito ou proibido terá o dobro da pena;
– a denúncia de crime de estelionato não dependerá da vontade da vítima se ela for criança ou adolescente, pessoa com deficiência mental ou incapaz, idoso com mais de 70 anos e a administração pública.
Crimes hediondos O substitutivo aumenta o número de casos considerados hediondos e pelos quais o condenado não pode contar com anistia, graça ou indulto e deve começar a cumprir a pena em regime fechado.
Assim, passam a ser considerados hediondos os crimes de:
– homicídio com arma de fogo de uso restrito ou proibido;
– roubo com restrição de liberdade da vítima;
– roubo com uso de arma de fogo de uso proibido ou restrito;
– roubo que resulte em lesão corporal grave da vítima;
– extorsão com restrição de liberdade da vítima ou lesão corporal grave;
– furto com uso de explosivo;
– posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido;
– comércio ou tráfico internacional de arma de fogo;
– organização criminosa para a prática de crime hediondo.
Entretanto, deixa de ser hediondo a posse ou porte de arma de uso restrito por aqueles que não podem fazê-lo. As de uso restrito são aquelas mais potentes, usadas principalmente pelas polícias e Forças Armadas, geralmente pistolas e revólveres de calibre maior.
Estatuto do Desarmamento No Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), a pena para quem lidar com armas de uso proibido aumenta de 3 a 6 anos de reclusão para 4 a 12 anos de reclusão.
Isso inclui usar, portar, fabricar ou entregá-la a criança ou adolescente.
O comércio ilegal de arma de fogo passa a ter pena de 6 a 12 anos de reclusão (atualmente é de 4 a 8 anos). Já o tráfico internacional dessas armas passa de 4 a 8 anos para 8 a 16 anos. Os reincidentes nesses crimes e também no porte ilegal de qualquer arma terão a pena aumentada da metade.
Ainda nesses dois tipos de crime, poderão ser condenados aqueles que venderem ou entregarem arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização, a agente policial disfarçado quando houver indicativos de conduta criminal preexistente.
A regra permite a validação de flagrantes em operações especiais com agentes infiltrados.
Progressão de regime A chamada progressão de regime, quando o condenado pode passar de um cumprimento de pena mais rigoroso (fechado, no presídio) para outro menos rigoroso (semi-aberto, somente dormir no presídio, por exemplo), dependerá do tipo de crime.
Atualmente, a regra geral é que a pessoa tenha cumprido pelo menos 1/6 da pena no regime anterior. Para crimes hediondos, a exigência é de 2/5 (40%) da pena se o réu for primário e de 3/5 (60%) se reincidente.
Com as novas regras, o tempo exigido varia de 16%, para o réu primário cujo crime tenha sido sem violência à vítima, a 70%, no caso de o condenado por crime hediondo com morte da vítima ser reincidente nesse tipo de crime. Neste último caso, o condenado não poderá contar com liberdade condicional, mesmo se não for reincidente.
Em relação a esse tema, o texto de Lafayette de Andrada inclui dispositivo que proíbe o condenado por crime praticado por meio de organização criminosa ou por fazer parte dela de progredir de regime ou ainda de obter liberdade condicional. Para isso, devem existir provas de que ele mantém vínculo com a organização.
Advogado para policial Segundo o texto aprovado, policiais sob investigação pela morte de alguém sem confronto ou legítima defesa no exercício de suas funções poderão contar com advogado pago pela corporação para defendê-lo em processos extrajudiciais e inquéritos policiais militares.
Isso ocorrerá se o profissional não indicar seu próprio defensor e se não houver defensor público com atribuição para atuar na região do inquérito.
A regra vale ainda para militares que atuarem em ações de policiamento e combate ao crime para a garantia da lei e da ordem (GLO).
Tráfico de drogas Outra novidade em comparação com o texto do grupo de trabalho é a que considera crime de tráfico de drogas, punível com reclusão de 5 a 15 anos, quando o acusado entrega ou vende a policial disfarçado drogas, insumos, matéria-prima ou produto químico para fabricá-la.
Fonte: Câmara Federal

Deixe sua Opinião

Polícia Civil recupera em Cuiabá veículo roubado no estado de São Paulo

Deputado do PSL aciona PF contra Ludmilla por apologia à maconha em Verdinha

MT realiza notificação remota para evitar desmatamento ilegal

Desafios e avanços da Seduc são destacados em encontro nacional

Encontro de gestores debate rumos do esporte e lazer em Mato Grosso
Polícia


Polícia Civil recupera em Cuiabá veículo roubado no estado de São Paulo
Assessoria/PJC-MT Policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva) recuperaram um veículo modelo SUV na...


Duas pessoas são autuadas em flagrante por receptação de produto furtado
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá prenderam nesta quinta-feira (05.12) dois suspeitos pelo crime de receptação. No...


Polícia Civil prende em flagrante um dos autores de furto a loja da Capital
Assessoria/PJC-MT Equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) prenderam em flagrante nesta quinta-feira (05.12) um dos autores...

Mato Grosso


MT realiza notificação remota para evitar desmatamento ilegal
Para evitar a propagação do desmatamento e exploração florestais ilegais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou o...


Desafios e avanços da Seduc são destacados em encontro nacional
A secretária de Estado de Educação, Marioneide Klimaschewsk, participou, nesta quarta-feira (04.12) em São Paulo, da quarta e última reunião...


Encontro de gestores debate rumos do esporte e lazer em Mato Grosso
Gestores de esporte e lazer de diversos municípios mato-grossenses estão reunidos no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá, para debater...
Entretenimento


Deputado do PSL aciona PF contra Ludmilla por apologia à maconha em Verdinha
Um deputado do PSL, Cabo Junio Amaral, notificou o mais novo hit de Ludmilla, Verdinha para a Polícia Federal e...


Claudia Rodrigues recebe alta e tranquiliza os fãs nas redes; assista ao vídeo
Claudia Rodrigues recebeu alta nesta quinta-feira do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A atriz estava internada deste domingo...


Record copia Globo e emplaca blogueira em sua próxima novela
Assim como a Globo, a Record aposta em sua própria Vivi Guedes para alcabçar o público nas redes sociais. A...
Esportes


Flamengo goleia Avaí por 6 a 1 diante de 69 mil torcedores
No jogo que encerrou a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o campeão Flamengo goleou o Avaí por 6 a 1...


No interior paulista, dupla latina constrói futuro através do beisebol
A crise humanitária pela qual passa a Venezuela impulsionou a migração de moradores do país. De 2017 para cá, segundo...


Após escapar do rebaixamento, Marcão vive clima de indefinição no Flu
A torcida do Fluminense compareceu em peso na última partida do time no Maracanã no ano de 2019. Quase 40...
Mais Lidas da Semana
-
Política3 dias atrás
Aneel divulga cobrança em bandeira amarela para dezembro; valor será de R$ 1,34 por kw/h
-
Brasil / Mundo3 dias atrás
Anvisa autoriza registro e produção de remédio à base de maconha no Brasil.
-
Brasil / Mundo13 horas atrás
Senado aprova projeto que prorroga isenção de ICMS para templos religiosos
-
Entretenimento4 dias atrás
Vitória Strada engata namoro lésbico com atriz da Globo
-
Entretenimento4 dias atrás
Clipe de Ludmilla sobre maconha inspira crianças a comerem alface
-
Política3 dias atrás
Desvalorização da moeda se deve a fatores externos, diz Bolsonaro
-
Cidades3 dias atrás
Concursos e seletivos ofertam mais de 300 vagas com salário de até R$ 13 mil
-
Brasil / Mundo3 dias atrás
Exportações de carne bovina cresceram 45% em novembro, diz Ministério da Economia