conecte-se conosco


Cidades

PRF apreende 123kg de maconha em Rondonópolis

Publicado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 123,15Kg de maconha na tarde desta terça-feira (19), em Rondonópolis/MT

Durante fiscalização de rotina, na BR-163, a equipe se deparou com dois veículos parados às margens da rodovia, um deles estava sem o capô do motor.

Os veículos em questão eram uma VW Parati com placas de Águas Clara/MS e um VW Gol com placas de Itapora/MS. Os condutores dos veículos, que possuíam idades de 24 e 20 anos respectivamente, apresentaram bastante nervosismo e disseram não se conhecer.

Os PRFs suspeitaram da atitude e utilizaram o K9 Rango para uma busca detalhada, momento em que o canino apontou existência de entorpecente no VW gol. Após realizarem a verificação do veículo, os policiais encontraram aproximadamente 123,15 Kg de maconha escondidos em compartimentos do automóvel. O condutor admitiu que receberia certa quantia em dinheiro para levar a droga de Águas Claras até Cuiabá/MT.

No outro veículo (Parati), além do condutor, estavam também sua esposa e filho de 9 meses. O automóvel era utilizado como batedor e o motorista comunicou que sua esposa nada sabia, pois havia dito que viria a Cuiabá para visitar a mãe.

Leia mais:  Projeto de lei incentiva empreendedorismo de empresas startups e scaleups em MT

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Rondonópolis.

SECOM PRF MT

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Fim do Vazio Sanitário: produtor deve ter cautela para iniciar o plantio, orienta Aprosoja

Publicado

Produtores rurais estão autorizados a plantar soja em Mato Grosso. Termina o Vazio Sanitário da Soja no Estado, após três meses de vigência. Para Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) mesmo com a liberação, produtores precisam ser cautelosos para iniciar o plantio devido as atuais condições climáticas. O período proibitivo existe há 14 anos e é uma das medidas fitossanitárias mais importantes para a prevenção e controle da ferrugem asiática na oleaginosa.

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Antonio Galvan, ressalta a importância de o produtor estar atento ao iniciar o plantio, já que o Estado passa por um longo período de estiagem. Conforme as previsões do Projeto AproClima, as chuvas só devem acontecer na última semana de setembro, em Mato Grosso. Cautela é o melhor caminho, afirmou o presidente.

“Se tem uma coisa que o produtor rural tem é otimismo, mas nossa orientação se baseia na cautela, já que meteorologistas falam do período um pouco tardio das chuvas, principalmente este mês de setembro. Não coloque agora as duas culturas em risco (soja e milho), é preciso cautela e esperar a chegada das chuvas”, orientou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo da Educação

Galvan lembra que a entidade tem lutado e apoia integralmente o Vazio Sanitário da soja. “Incansavelmente temos lutado para manter esse período e o apoiamos, inclusive, livre de qualquer tipo de pesquisa que tenha soja. O defendemos desde a criação em 2006 e continuaremos lutando para que o vazio exista em sua totalidade”, reforçou.

Ferrugem Asiática – A ferrugem asiática da soja ocasiona perdas em torno de 20% ao ano, provocando a desfolha precoce da planta e impedindo a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade, sendo considerada uma doença de importância econômica.

Vazio Sanitário – O Vazio Sanitário foi instituído pela Instrução Normativa conjunta nº 002/2015, entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Clima safra 20/21 – De acordo com o professor PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (USA), Luiz Carlos Molion, as chuvas na safra 2020/2021 devem ficar dentro da média. “Produtores rurais não precisam ter pressa para o plantio da safra 2020/2021, embora as chuvas possam atrasar um pouco, pode-se esperar um volume maior de água para o início de 2021, mas no geral estará na média. Não precisa se preocupar com chuvas nessa safra”, pontuou durante palestra online promovida pela Aprosoja.

Leia mais:  Vereador denuncia desvio de recursos dos Hospitais Filantrópicos de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana