conecte-se conosco


Cidades

Previsão aponta calor de até 46ºC nesta sexta em MT

Publicado

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para a previsão de que os termômetros poderão registrar até 46º C em Cuiabá na próxima sexta-feira (9). Na última semana, a mesma instituição havia feito uma estimativa de calor de 47º C, mas o feito não se confirmou.

Ainda de acordo com o instituto, na quinta-feira (08), Cuiabá poderá registrar umidade relativa do ar mínima de 15%, seguindo a mesma média notificada nesta quarta-feira (07). Para o dia, a temperatura deverá variar entre os 29º C e 41º C.

A alta nos termômetros da Capital mato-grossense é uma constante nos meses de estiagem. Porém, o calor que assola o estado neste ano tem sido excepcional, conforme apontam autoridades competentes.

Somente no último mês, Cuiabá quebrou duas vezes o recorde de temperatura mais alta registrada pelo Inmet em uma série histórica de mais de 100 anos. Soma-se a esta situação a crise ambiente decorrente das queimadas que assolam o estado como um todo.

Neste ano, a região mais prejudicada pelos incêndios foi o Pantanal mato-grossense, que teve mais de 20% de toda sua cobertura vegetal consumida pelo fogo. No último ano, parte considerável do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, área onde o Cerrado predomina, também foi queimado.

Leia mais:  Dança, Movimento e Cultura é tema de palestra para professores de Arte e Educação Física

Segundo o Inmet, o calor intenso e a baixa umidade relativa do ar devem ser constantes para os próximos dias.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Lotação das UTIs de hospitais particulares chega a 86% em MT

Publicado

Os hospitais particulares de Mato Grosso também estão próximos de não terem mais vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os pacientes com covid-19. A taxa de ocupação chegou a 86,5%, bem maior dos que os 70% de ocupação das UTIs públicas.

 

Em nota, o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) afirmou que o número de pacientes internados em hospitais particulares por causa do novo coronavírus tem aumentado.

Em 8 de janeiro 80% dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 estavam ocupados. Uma semana depois, em 15 de janeiro, essa taxa já era e 86,5%. Já a ocupação geral de leitos para covid-19 (enfermaria e UTI) está em 73%.

 

A situação é de alerta no estado, não só nos hospitais particulares como no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, apesar das UTIs públicas estarem com 70% de ocupação, o momento é de preocupação, pois na primeira onda da pandemia em 15 dias a taxa de ocupação saiu de 70% para 100%.

Leia mais:  Dança, Movimento e Cultura é tema de palestra para professores de Arte e Educação Física

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana