conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura resgata memória cuiabana com obras de restauração de patrimônios históricos

Publicado

A cidade geodésica. Coração adolescente que pulsa na beira d’água que tem seu nome. A Cuiabá dos 300 anos tem suas histórias resgatadas com a revitalização de prédios e monumentos históricos, carregados de simbolismo e herança cotidiana na vida de milhares de pessoas. Chafariz do Mundéu, Estátua de Maria Taquara, além Casa de Bem Bem e Casarão 155, são algumas das obras realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Neste sábado (17), é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional.

A cada movimento paciente do arquiteto restaurador, uma descoberta. No Chafariz do Mundéu, por exemplo, as patinhas de um felino habitante do monumento na Cuiabá antiga ficaram registradas e sobreviveram ao tempo para serem descobertas neste processo de resgate, executado pela empresa Ação Cultura, que toca também mais dois projetos de recuperação: Obelisco da praça Luis de Albuquerque, presente de Corumbá à capital mato-grossense por seu bicentenário; e a estátua de Maria Taquara, a lavadeira, negra e revolucionária como contam, sendo a primeira mulher a se libertar do patriarcado e usar calças em Cuiabá.

Leia mais:  Ribeirão do Lipa recebe Mutirão da Limpeza neste sábado (10)

“A equipe técnica é extremamente preparada. São uma série de exigências, que diferem uma restauração d uma reforma, que muitas vezes a gente pensa ‘ah, caiu, vamos arrumar amanhã’, e as coisas não são assim, tem todo um processo, Cuiabá tem 300 anos de história, você tem casas aqui com 200 anos de história, então não é qualquer mexida, tem que ter uma empresa especializada, estudos e projetos muito bem elaborados, com começo, meio e fim e as obras precisam ter um planejamento financeiro também para que comecem e não parem e evitar o  que aconteceu com as casas no Centro Histórico, que foi um projeto de 2010 que não tiveram continuidade. Então é isso que a gente está corrigindo agora, para que isso não aconteça na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, explicou o secretário de Cultura, Francisco Vuolo.

O investimento para a restauração dos três equipamentos históricos (Chafariz do Mundéu, Estátua de Maria Taquara e Obelisco da Praça Luis de Albuquerque) foi de R$ 185 mil. Além da reforma, a empresa Ação Cultural promove a interação entre estudantes de arquitetura e os monumentos para estimular a preservação histórica e o aprendizado in loco.

Leia mais:  Prefeito entrega veículo e Procon Itinerante atende moradores do Pedra 90 na próxima semana

“Nós vamos ter uma ação de educação patrimonial, que vão vir os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso, com uma professora que vai poder explicar todo o processo da obra, para que eles entendam que o trabalho de restauração é muito diferente do trabalho de reforma”, comentou Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural. A equipe é formada por historiadores, arquitetos e restauradores. E o trabalho deve durar até o fim de setembro.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura de Cuiabá publica edital de retificação de convocação

Publicado

por

A Prefeitura de Cuiabá divulga edital de retificação da convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação para o cargo de Professor do Ensino Fundamental – História, para a Regional Oeste.

Os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, N° 292, Bairro nesta terça-feira (18), às 8 horas, portando documentos pessoais originais.

ServiçoAs convocações se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 005/2019/GS/SME, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nº 1756, de 22/10/2019, páginas 50 a 62, realizado pela Secretaria Municipal de Educação no ano passado, para o ano letivo de 2020.

Confira anexo os editais de convocação.

Serviço:

Convocação do Processo Seletivo da Educação 2020

Data: 18 de fevereiro

Horários: 8h 

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá aumenta em 350% o número de cirurgias de Parkinson

Função: Professor do Ensino Fundamental – História – às 8h

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana