conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura prepara cemitérios e programação para o Dia de Finados

Publicado

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

Mais de 85 mil pessoas deverão visitar os principais cemitérios da Capital no próximo dia 02 de novembro, data em que está estabelecido o feriado nacional de Dia de Finados. Considerado um momento especial, no qual familiares e amigos procuram os locais para homenagear e orar em memória dos falecidos, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado para assegurar uma estrutura adequada para receber o público.

Coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, os serviços de preparação dos cemitérios começaram nesta segunda-feira (29) e tem previsão de seguirem até quarta-feira (31). No total, mais de 150 operadores de limpeza estão envolvidos em uma força-tarefa, a fim de garantir a execução de atividades como poda de árvores, capinação, varrição, pintura, dentre outras tarefas que garantem a zeladoria dos locais a serem visitados.

“A ideia é receber todos esses visitantes da melhor forma possível. Por isso, nos comprometemos a realizar um trabalho que irá possibilitar que essas milhares de pessoas consigam ter um espaço adequado para prestarem suas homenagens aos entes queridos. Colocamos uma grande equipe para trabalhar na preparação e vamos ofertar diversos serviços no dia também”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Uma programação especial também foi planejada para ser oferecida na data. Nos cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu, os portões abrem logo às 6h e tem o fechamento marcado para as 17h. As missas estão agendadas para 8h, no São Gonçalo, e 8h30 no Pascoal Ramos. Nos outros cemitérios as mesmas acontecerão nas igrejas e capelas da comunidade.

Leia mais:  Lançamento do Réveillon dos 300 Anos é adiado

Durante todo o dia, os munícipes serão recepcionados por funcionários, que entregarão flores, água e panfletos com orientações sobre como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti aos jazigos dos cemitérios. No dia também estarão disponíveis nos cemitérios, instalação de tendas, som, banheiros químicos e será ofereciso um pequeno café da manhã.

A programação dos cemitérios Piedade, Porto e Coxipó da Ponte ficarão a cargo da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios. Nestes, também estão as estruturas com tendas, cadeira de rodas, som ambiente, banheiros químicos e distribuição de água e flores e café da manhã, além da celebração de missas: Piedade às 6h, 8h, 10h, 12h e 17h; Porto às 6h, 8h, 10h e 16h; Coxipó da Ponte às 8h30.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” executado em Cuiabá é referência para outras capitais

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Secretário promete mil leitos e diz que quarentena poderá ser flexibilizada a partir do próximo mês

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana