conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura inicia estudos para implantação de novos pontos de ônibus na praça Ipiranga

Publicado

Em atendimento ao compromisso da gestão em modernizar do transporte público da Capital, a Prefeitura de Cuiabá inicia nesta semana, os estudos para instalação de futuros pontos de ônibus em frente à Praça Ipiranga, nas avenidas Tenente Coronel Duarte com a Generoso Ponce. No local, a equipe de engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana desenvolverá os estudos e levantamentos da instalação do melhor modelo para atender à demanda da região.

De acordo com o secretário, de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a ação faz parte do pacote de projetos Cuiabá 300, em cumprimento à proposta de melhorias do transporte público, que começou com a Estação Alencastro. Segundo ele, já nesta semana, a equipe começa a retirada dos meios-fios, para medição e alguns testes de modelos de baias de ônibus. “ 

“As melhorias de mobilidade urbana na cidade é um compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro, que vem sendo cumprido ao longo destes quase dois anos de gestão. O intuito é atender a população com um serviço que traga conforto e segurança, além de cumprir com a responsabilidade socioambiental. Aos poucos, estamos caminhando para a evolução do sistema coletivo, sempre prezando pela máxima qualidade ao cidadão cuiabano”, destaca o secretário.

Leia mais:  Técnicos do Ministério da Saúde vistoriam e se impressionam com o HMC

Ainda segundo Antenor, a primeira proposta era que a região recebesse um modelo igual ao da Estação Alencastro. Ele explica que devido a possibilidade de o VLT ser concluído, analisaram que a melhor escolha não seria o modelo de alvenaria e sim um modelo que não fosse fixo, por isso a necessidade dos estudos e levantamento, para se escolher o melhor material. “Com essa questão da possível conclusão da obra do VLT, não seria viável instalar no local, módulos fixos. Então, solicitei que a equipe estudasse algo que atendesse à demanda, sem interferência na qualidade do serviço e ao mesmo tempo fosse reaproveitado, caso tenha que ser removido futuramente”, complementa.

 

 

Embarque e desembarque das linhas intermunicipais – Por conta do início dos estudos, o embarque e desembarque das linhas intermunicipais 055, 024 e 007b – sentindo Várzea Grande – serão remanejados para o ponto próximo à Loja Ricardo Eletro já na quarta-feira.  

Para orientar a população, os agentes de trânsito e os fiscais do transporte público estarão no local. “Estamos deslocando uma equipe para a região no intuito de orientar os que trafegam ali, de forma a evitar grandes transtornos. Pedimos a colaboração e compreensão da população e asseguramos que o serviço não sofrerá mudanças, além da questão do local de embarque e desembarque”, garante o diretor de Transporte Público, Nicolau Budib.

Leia mais:  Clube de Xadrez é reativado com reuniões semanais na Secretaria de Cultura

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Participantes do Seminário Educação Étnico-racial defendem a Escola Inclusiva

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Incêndio em Ecoponto é controlado e Secretaria vai registrar B.O para investigar causas

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana