conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura homenageia personalidades com Mérito Desportivo Cuiabano

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou na noite desta sexta-feira (19) mais uma solenidade de homenagem a cidadãos e entidades que se destacaram nos últimos três anos no campo esportivo da capital mato-grossense. Em sua 5º edição, o evento aconteceu no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, e condecorou 22 personalidades com o título de Mérito Desportivo Cuiabano. 

A homenagem é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e é vista como uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do esporte. Para o secretário Francisco Vuolo, a entrega dos títulos vai além de um simples ato de comemoração. Segundo ele, o que o Município tem buscado é valorizar, de forma justa, aqueles que colaboram para a construção da história esportiva de Cuiabá. 

“Quando a gente fala de reconhecimento de uma história, estamos pensando no cidadão que batalhou contra todas as dificuldades para construir um momento. A visão que o prefeito Emanuel Pinheiro tem nos passado é exatamente essa de colocar o cidadão que faz o dia a dia da cidade em primeiro lugar. Esse ato representa uma continuidade a nosso trabalho de reconhecimento e também de fomento ao esporte. Além disso, é uma maneira de integrar o segmento no processo de construção de políticas públicas”, comentou Vuolo. 

Leia mais:  Assistência Social orienta sobre violação dos direitos da criança e do adolescente

Regulamentada por meio do Decreto Municipal nº 5.527, de 2014, o Mérito Desportivo homenageia não apenas atletas, mas também treinadores, empresas e entidades organizacionais, que incentivam a evolução desse importante campo para a sociedade. Um dos condecorados da noite foi o presidente da Federação Mato-grossense de Futsal, Pedro Martins Verão. À frente da instituição há três anos, Verão tem ajudado tanto na promoção de competições quanto na questão social, atendendo 150 crianças, em estado de vulnerabilidade, com o projeto de escolinha de futsal. 

“Tenho certeza que todos nós recebemos essa homenagem com grande emoção, pois cada um em sua modalidade sempre lutou por uma sociedade livre, solidária e justa, por meio do esporte. No Brasil, o esporte ainda é pouco explorado como uma ferramenta de inclusão social. Por isso, é fundamental entender que ele é uma poderosa alternativa para retirar crianças da marginalidade, ensinando uma prática esportiva e, principalmente, mostrando que são capazes de superar seus limites”, destacou o presidente. 

Leia mais:  Tratamento realizado no SUS corrige problema congênito e possibilita que criança ande normalmente

Também participaram da cerimônia o secretário adjunto de Esporte, Edílson Odilon, membros do Conselho Municipal de Desporto e Recreação Pública e representante de diversas entidades esportivas. 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Unidades de saúde da Capital são contempladas com projeto de eficientização energética

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Cuidado com as compras online em tempos de home office

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana