conecte-se conosco


Cidades

Prefeito se emociona ao visitar os alunos que escreveram cartas para ele

Publicado

O Prefeito Emanuel Pinheiro visitou nesta terça-feira (30) os alunos da Escola Municipal de Educação Básica do campo (EMEBEC) Nova Esperança, na localidade Pequizeiro, no distrito de Nova Esperança. Durante a visita Emanuel Pinheiro anunciou a construção de uma quadra de esportes na unidade escolar e a distribuição de uniformes escolares aos mais de 51 mil alunos matriculados na rede pública municipal de Educação da capital, no ano letivo de 2019.

Emanuel Pinheiro esteve na unidade retribuindo uma visita que recebeu dos alunos no último dia 16. Na ocasião, o prefeito estava em viagem e os alunos foram recebidos pela secretária de Gestão Ozenira Félix e pelo chefe de Gabinete do prefeito, Antônio Monreal Neto. Os alunos entregaram cartas escritas e endereçadas ao prefeito com sugestões e solicitações.

Na escola do campo, os alunos entregaram mais cartas e para homenagear o prefeito, cantaram o rasqueado Piché em homenagem a Cuiabá e aos 300 anos da cidade, que serão comemorados no ano que vem.

A aluna Maria Fernanda, recepcionou o prefeito. “
Boa tarde senhor prefeito. Nós alunos do 3º e 4º anos fizemos essas cartas para o senhor e também a gente queria conhecer sua maravilhosa esposa”, disse ela.  

Leia mais:  Curso de salgadeiro do Qualifica 300 dá dicas de padronização dos produtos

A professora Marilene Matos, moradora da região e uma das fundadoras da unidade escolar também agradeceu a visita. “Nossas crianças queriam muito conhecer o prefeito Emanuel Pinheiro. Este ano estamos fazendo um trabalho de cidadania com várias atividades e tivemos um grande desempenho das crianças. A nossa escola é simples mas temos profissionais muito dedicados”, disse ela.

O aluno Vitor Gabriel Decati, de 9 anos, que esteve na visita ao Palácio Alencastro conversou com o prefeito. Na carta que escreveu pediu melhorias para a escola e a uma observação do prefeito sobre transformar a Educação em Cuiabá, para que as crianças pudessem ter um futuro melhor, disse “quem sabe, poderei ser também prefeito de Cuiabá”.

A ideia de escrever cartas ao prefeito surgiu durante uma aula de Língua Portuguesa, sobre como elaborar uma carta oficial. A professora Graciela Cristina, lançou um desafio e como toda carta precisa de um destinatário, os alunos escolheram uma autoridade para endereçar a correspondência e o prefeito Emanuel Pinheiro, foi a autoridade escolhida. “Em razão da distância da nossa escola, as crianças, a maioria moradoras de fazendas das imediações, tem pouco contato com a cidade. Então, ampliamos os temas discutindo várias questões como as atividades de um prefeito para tornar o aprendizado dinâmico e inclusivo”, explicou.

Leia mais:  Cuiabá é a quinta Capital a receber o programa Mobiliza Brasil do Governo Federal

Durante a visita, acompanhado pelo secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, da secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, do secretário ajunto de Relações Comunitárias, Jonail Costa e lideranças comunitárias da região, o prefeito visitou a cozinha, salas de aulas e ouviu os moradores da região.  

Emanuel Pinheiro disse que apesar de distante geograficamente do centro de Cuiabá, a administração olha para as unidades escolares de forma muito próxima.  “Nós vamos continuar trabalhando muito para buscar recursos e melhorar a infraestrutura das escolas. Como prefeito meu sentimento e o da primeira dama Márcia Pinheiro é de ver as coisas melhorem, de ver as crianças sorrindo e que a administração seja mais humanizada, com um ensino público de qualidade, que possa casar o ensino e a aprendizagem, e que os profissionais tenham melhores condições de ensinar e sejam valorizados. O olhar do prefeito Emanuel Pinheiro é o mesmo para as escolas urbanas e do campo, para que a gente possa construir um conceito de comunidade muito mais fortalecida com paz, com solidariedade e possamos ser uma comunidade cada vez melhor para se viver”, disse ele.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Após aposentadoria, servidor se dedica integralmente à música; confira

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Cuiabá é a quinta Capital a receber o programa Mobiliza Brasil do Governo Federal

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana