conecte-se conosco


Cidades

Prefeito inaugura reservatório com 4 milhões de litros de água para atender 8 bairros

Publicado

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou nesta sexta-feira (17), juntamente com a concessionária Águas Cuiabá, o Reservatório de Água Apoiado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe (RAP do Inpe), localizado no bairro Jardim União, com capacidade para armazenar 4 milhões de litros de água, para atender oito bairros da Capital, totalizando 44 mil moradores. 

O reservatório de água potável já está em operação e faz parte do sistema que abastece os bairros Jardim Florianópolis, Jardim União, Parque das Nações, Residencial Milton Figueiredo, Jardim Vitória, Novo Paraíso, CPA I e CPA II. 

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que a população cuiabana será beneficiada até o fim deste ano com a água tratada e de forma intermitente, ou seja, 24 horas por dia. 

“Essa obra está dentro do Plano Emergencial Cuiabá para os 300 anos da Capital, investimento de R$ 228 milhões de maio de 2018 até dezembro de 2019, para até dezembro, todos os lares cuiabanos, receberem água tratada, na torneira, 24h por dia. Quando assumimos a gestão, Cuiabá tinha 33% de esgotamento sanitário e vamos entregar com 61% de esgoto coletado e tratado. É uma ação histórica, nunca investimos tanto em saneamento básico em Cuiabá”, afirmou o prefeito. 

Leia mais:  Um novo tempo para saúde dos cuiabanos

A entrega do reservatório de água faz parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá. Com o término das obras de implantação do RAP Inpe, o Sistema Ribeirão do Lipa, que recebeu investimentos de R$ 26,3 milhões, tem seu projeto de expansão e melhorias concluído. O recurso foi aplicado na captação de água, estação de tratamento, adutoras e redes de abastecimento. 

A entrada em atividade do RAP Inpe colabora com o cumprimento das metas de ampliação nos índices de continuidade no fornecimento de água. “A água armazenada neste reservatório é fundamental para que alcancemos, nas regiões cobertas pelo Sistema Lipa, abastecimento em regime permanente, que é resultado da regressão dos índices de intermitência. Estamos felizes em poder concluir mais essa etapa de trabalho. Nosso foco é entregar saneamento de qualidade a cada um de nossos clientes”, declarou o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

A primeira etapa de obras e melhorias do Sistema Ribeirão do Lipa foi concluída em 2018. Com a finalização do RAP Inpe, o sistema passa agora pela fase de operação chamada setorização, que realiza ajustes em prol da eficiência na distribuição da água potável. Fazendo uso de toda a sua capacidade e estruturas, o Sistema de Abastecimento de Água Ribeirão do Lipa atende a cerca de 82 mil pessoas. Conforme prevê o contrato de concessão, toda esta população deverá receber água em regime permanente até o final de 2019. 

Leia mais:  Prefeito lamenta a morte do ex-prefeito Murilo Domingos, aos 78 anos

“Água de qualidade e com regularidade na torneira é o que queremos para nossa população cuiabana. Durante muitos anos, o saneamento básico de Cuiabá ficou estagnado, sem receber investimentos significativos. Hoje, estamos bem próximos a alcançar 100% de cobertura de água 24 horas por dia. No que se refere ao esgoto, vamos passar a ser uma das capitais mais saneadas do Brasil. Para garantir estes avanços, temos acompanhado continuamente os trabalhos referentes ao sistema de saneamento básico porque sabemos que o resultado de todos os esforços é mais saúde, qualidade de vida e preservação da natureza”, pontuou Emanuel Pinheiro. 

(Com informações da concessionária Águas Cuiabá)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Meteorologistas dizem; frio deve voltar a MT com 16 graus em Cuiabá

Publicado

por

Segundo os meteorologistas, os termômetros poderão marcar 16 graus na Capital e 12 graus no município turístico. No entanto, é bom ressaltar que pela data ainda ser distante, pode haver variação no tempo durante a semana.

Em Cuiabá, a previsão é de que a temperatura comece a reduzir a partir de sexta-feira (24) quando deve ser registrada mínima de 17 graus e máxima de 26 graus, com probabilidade de chuva. O sábado (25) pode começar com 16 graus, mas durante o dia os termômetros podem chegar aos 32 graus. No domingo (26), a previsão é de que a máxima volte ao patamar de 34 graus.

O CPTCE prevê que a frente fria chegue com mais força em Chapada dos Guimarães. Por lá, a quinta-feira pode começar com 16 graus e a máxima não deve passar de 23 graus. Na sexta-feira os termômetros podem marcar entre 12 e 22 graus. A expectativa é de o sábado registre mínima de 12 graus e máxima de até 28 graus.

O calor deve voltar no domingo, quando a previsão de temperatura máxima é de 29 graus durante o dia.

Leia mais:  Bazar da primeira-dama leva roupas à população a um preço simbólico

Massa polar

Na última quarta-feira (16), Cuiabá registrou a madrugada mais fria do ano quando os termômetros marcaram mínima de 16 graus. Em Chapada dos Guimarães foram 11 graus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana