conecte-se conosco


Cidades

Prefeito inaugura reservatório com 4 milhões de litros de água para atender 8 bairros

Publicado

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou nesta sexta-feira (17), juntamente com a concessionária Águas Cuiabá, o Reservatório de Água Apoiado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe (RAP do Inpe), localizado no bairro Jardim União, com capacidade para armazenar 4 milhões de litros de água, para atender oito bairros da Capital, totalizando 44 mil moradores. 

O reservatório de água potável já está em operação e faz parte do sistema que abastece os bairros Jardim Florianópolis, Jardim União, Parque das Nações, Residencial Milton Figueiredo, Jardim Vitória, Novo Paraíso, CPA I e CPA II. 

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que a população cuiabana será beneficiada até o fim deste ano com a água tratada e de forma intermitente, ou seja, 24 horas por dia. 

“Essa obra está dentro do Plano Emergencial Cuiabá para os 300 anos da Capital, investimento de R$ 228 milhões de maio de 2018 até dezembro de 2019, para até dezembro, todos os lares cuiabanos, receberem água tratada, na torneira, 24h por dia. Quando assumimos a gestão, Cuiabá tinha 33% de esgotamento sanitário e vamos entregar com 61% de esgoto coletado e tratado. É uma ação histórica, nunca investimos tanto em saneamento básico em Cuiabá”, afirmou o prefeito. 

Leia mais:  LOA 2019 está na fase final de apreciação na Câmara Municipal

A entrega do reservatório de água faz parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá. Com o término das obras de implantação do RAP Inpe, o Sistema Ribeirão do Lipa, que recebeu investimentos de R$ 26,3 milhões, tem seu projeto de expansão e melhorias concluído. O recurso foi aplicado na captação de água, estação de tratamento, adutoras e redes de abastecimento. 

A entrada em atividade do RAP Inpe colabora com o cumprimento das metas de ampliação nos índices de continuidade no fornecimento de água. “A água armazenada neste reservatório é fundamental para que alcancemos, nas regiões cobertas pelo Sistema Lipa, abastecimento em regime permanente, que é resultado da regressão dos índices de intermitência. Estamos felizes em poder concluir mais essa etapa de trabalho. Nosso foco é entregar saneamento de qualidade a cada um de nossos clientes”, declarou o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

A primeira etapa de obras e melhorias do Sistema Ribeirão do Lipa foi concluída em 2018. Com a finalização do RAP Inpe, o sistema passa agora pela fase de operação chamada setorização, que realiza ajustes em prol da eficiência na distribuição da água potável. Fazendo uso de toda a sua capacidade e estruturas, o Sistema de Abastecimento de Água Ribeirão do Lipa atende a cerca de 82 mil pessoas. Conforme prevê o contrato de concessão, toda esta população deverá receber água em regime permanente até o final de 2019. 

Leia mais:  Secretaria oferece espaço para facilitar contato entre empresas e candidatos; confira vagas do Sine

“Água de qualidade e com regularidade na torneira é o que queremos para nossa população cuiabana. Durante muitos anos, o saneamento básico de Cuiabá ficou estagnado, sem receber investimentos significativos. Hoje, estamos bem próximos a alcançar 100% de cobertura de água 24 horas por dia. No que se refere ao esgoto, vamos passar a ser uma das capitais mais saneadas do Brasil. Para garantir estes avanços, temos acompanhado continuamente os trabalhos referentes ao sistema de saneamento básico porque sabemos que o resultado de todos os esforços é mais saúde, qualidade de vida e preservação da natureza”, pontuou Emanuel Pinheiro. 

(Com informações da concessionária Águas Cuiabá)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

Publicado

por

José Ferreira

Uma turma formada por 17 mulheres do bairro Jardim União em Cuiabá teve a oportunidade de mudar de vida e ter novas perspectivas com o curso de depilação do Programa Qualifica 300 – Edição Especial Mulher.

Com aulas de segunda a sexta-feira, intercaladas entre aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderam desde comportamento, ética e relacionamento interpessoal como as técnicas de trabalho e alguns princípios que devem ser seguidos para se tornarem profissionais capacitados em uma das áreas mais antigas da beleza. A exigência por esses profissionais treinados para o mercado de trabalho cresce constantemente.

A aluna Jaqueline da Silva sabe dessa necessidade e tinha como um sonho de consumo fazer o curso, no entanto não tinha condições de arcar financeiramente, pois tem dois filhos e está desempregada. “Adorei o curso, cada informação repassada pela professora, anotei tudo para gravar e colocar em prática depois. Pois, na depilação, se uma vez que puxar errado vai machucar a cliente causando hematomas, e isso não é legal e nem profissional”, comentou.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Sexta ponte de concreto é entregue no Aguaçu

Josefina Assunção é a instrutora do Senac faz questão de enfatizar que as alunas tem que ter em mente que o profissional depilador é aquele que trata exclusivamente de retirar os pelos indesejáveis. “Por se tratar de um serviço prestado de pessoa para pessoa, as questões éticas e de relacionamento são de grande importância. Este profissional deve estar sempre atento às novas técnicas desenvolvidas, e ao lançamento de novos produtos, realizando uma análise crítica, renovando o seu conhecimento e sua experiência sempre”, assegurou Josefina.
Por estarem sempre em contato com outras pessoas, alguns princípios devem ser seguidos, explicou a instrutora. Em primeiro lugar, a higiene pessoal e do próprio ambiente deve ser observada com rigor. Os cabelos devem estar limpos, as unhas curtas e limpas, sempre usar o protetor de boca descartável, a vestimenta deve ser de preferência branca. Não se deve fumar durante o trabalho nem atender um cliente mascando chicletes. “Se colocarem em prática os ensinamentos vão conseguir alcançar o lucro almejado e irão evitar o desperdício. Aliás, exagero nunca é bom, não é a quantidade da cera, na verdade prejudica a depilação, além de quebrar o pelo e não ter como resultado uma depilação perfeita”, reforçou.

Leia mais:  LOA 2019 está na fase final de apreciação na Câmara Municipal

Alciangra Rodrigues dos Santos, 24 anos, levou seu filho de 03 anos para poder participar das aulas. “Já procurei oportunidade de emprego e não consegui. Esse curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá veio em ótima hora. E ainda vou conseguir agregar as duas coisas, o trabalho, pois posso atender em casa e cuidar do meu filho. Estou muito feliz por saber que vou conseguir meu salário”, comentou.

A 2ª Edição do Programa Qualifica 300 foi lançada recentemente com 3 mil vagas de cursos profissionalizantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana