conecte-se conosco


Cidades

Prefeito entrega praça no Três Barras e reforça compromisso de levar espaços de lazer à regiões mais distantes

Publicado

Davi Valle

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou uma praça pública no bairro Três Barras, na noite desta terça-feira (09) e reforçou o compromisso da gestão de construir ou revitalizar espaços de lazer também nas regiões mais distantes do centro da cidade. 

A praça vai beneficiar 10 mil moradores do bairro, que existe há 32 anos e está localizado na região Norte da Capital. A obra foi feita pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanos, com serviços de jardinagem e paisagismo, iluminação de LED, instalação de bancos e lixeiras, construção de pista para caminhada, de uma quadra poliesportiva, academia ao ar livre e playground, com equipamentos voltados para a diversão das crianças.

“Estamos buscando descentralizar e democratizar o conceito de qualidade de vida, trazendo esses espaços de lazer para os bairros, para as regiões mais longe do centro, em local mais acessível à população. Temos lindos parques em Cuiabá, como o Mãe Bonifácia, o das Águas, Tia Nair, inauguramos recentemente o das Nascentes e da Família, mas quem mora no Três Barras, não tem condições de fazer caminhada todos os dias nesses parques, é necessário construir ou revitalizar esses espaços de lazer para mais próximo possível do bairro, da população”, explicou o prefeito.

Nos quatro anos de gestão, aproximadamente 180 praças estão sendo entregues construídas ou revitalizadas para a população cuiabana. “A população que mora nos bairros tem o direito de receber espaços públicos de qualidade. A iluminação entregue aqui no Três Bairros é a mesma dos parques entregues, das principais avenidas de Cuiabá, para que as crianças, os adolescentes, pais e os idosos possam utilizar essa praça pública que pertence aos moradores dessa região. A partir de agora, os moradores do bairro poderão ter mais qualidade de vida”, afirmou Pinheiro.

Leia mais:  Prefeitura finaliza etapa de imprimação em ruas do Altos da Serra II

O presidente do bairro, José Adevair, o Bolo, afirmou que é um momento especial para a comunidade, que em 32 anos, nunca teve um espaço de lazer como esse entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

“Nunca tivemos uma estrutura tão bela quanto essa. Tantos prefeitos passaram por Cuiabá e não tínhamos conseguido, mas o Emanuel Pinheiro gosta de gente e essa obra foi realizada, por isso agradeço imensamente. Se tivéssemos tido uma área como essa antes, talvez jovens que entraram na criminalidade, pudessem ter a opção de tentar outro caminho. Peço aos moradores que ajudem a cuidar desse lindo espaço que é para nós, nossos filhos e netos”, comentou.

Segundo a moradora Eliane Martins Siqueira, que mora no bairro há 30 anos, antes desse espaço, o Três Barras nunca teve uma área de lazer. “Vai ser muito bom para toda a comunidade. Fico feliz da Prefeitura estar valorizando os bairros mais periféricos com espaços de lazer, é muito importante pra nós”, disse.

Para o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, essa obra é a mostra da determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de levar os serviços da Prefeitura para os bairros.

Leia mais:  Lançamento da Medalha dos 300 Anos de Cuiabá será nesta 5ª

“Esta é a primeira praça a ser inaugurada no Três barras, embora o bairro exista há mais de 30 anos. É um equipamento público de qualidade, próximo da residência dos moradores, trata-se de respeito a população mais distante do centro de Cuiabá. Até o final da gestão, teremos em torno de 180 praças entre requalificadas e construídas, em todos os cantos de Cuiabá, na região central, na periferia, em locais mais distantes do centro” confirmou.

HOMENAGEM – A praça leva o nome de Profª Elizângela Pereira de Souza, que possui diversos serviços prestados à comunidade. A homenagem à educadora se dá pelos longos anos de atuação nas escolas municipais Profº Firmo José Rodrigues, Profº Rafael Rueda, e na creche Wilmon Ferreira de Souza, todas localizadas na região. A nomenclatura foi estabelecida por meio da Lei nº 6.361 de 28 de fevereiro de 2019, de autoria do vereador Mário Nadaf.

Também participaram da entrega da praça, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, os vereadores Mário Nadaf, Adevair Cabral, Sargento Joelson, os suplentes de vereadores Demilson Nogueira e Professor Neviton.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

Publicado

por

José Ferreira

Uma turma formada por 17 mulheres do bairro Jardim União em Cuiabá teve a oportunidade de mudar de vida e ter novas perspectivas com o curso de depilação do Programa Qualifica 300 – Edição Especial Mulher.

Com aulas de segunda a sexta-feira, intercaladas entre aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderam desde comportamento, ética e relacionamento interpessoal como as técnicas de trabalho e alguns princípios que devem ser seguidos para se tornarem profissionais capacitados em uma das áreas mais antigas da beleza. A exigência por esses profissionais treinados para o mercado de trabalho cresce constantemente.

A aluna Jaqueline da Silva sabe dessa necessidade e tinha como um sonho de consumo fazer o curso, no entanto não tinha condições de arcar financeiramente, pois tem dois filhos e está desempregada. “Adorei o curso, cada informação repassada pela professora, anotei tudo para gravar e colocar em prática depois. Pois, na depilação, se uma vez que puxar errado vai machucar a cliente causando hematomas, e isso não é legal e nem profissional”, comentou.

Leia mais:  Inauguração dos leitos do HMC e entrega de reforma desafogam corredores do Pronto Socorro de Cuiabá

Josefina Assunção é a instrutora do Senac faz questão de enfatizar que as alunas tem que ter em mente que o profissional depilador é aquele que trata exclusivamente de retirar os pelos indesejáveis. “Por se tratar de um serviço prestado de pessoa para pessoa, as questões éticas e de relacionamento são de grande importância. Este profissional deve estar sempre atento às novas técnicas desenvolvidas, e ao lançamento de novos produtos, realizando uma análise crítica, renovando o seu conhecimento e sua experiência sempre”, assegurou Josefina.
Por estarem sempre em contato com outras pessoas, alguns princípios devem ser seguidos, explicou a instrutora. Em primeiro lugar, a higiene pessoal e do próprio ambiente deve ser observada com rigor. Os cabelos devem estar limpos, as unhas curtas e limpas, sempre usar o protetor de boca descartável, a vestimenta deve ser de preferência branca. Não se deve fumar durante o trabalho nem atender um cliente mascando chicletes. “Se colocarem em prática os ensinamentos vão conseguir alcançar o lucro almejado e irão evitar o desperdício. Aliás, exagero nunca é bom, não é a quantidade da cera, na verdade prejudica a depilação, além de quebrar o pelo e não ter como resultado uma depilação perfeita”, reforçou.

Leia mais:  Prefeitura finaliza etapa de imprimação em ruas do Altos da Serra II

Alciangra Rodrigues dos Santos, 24 anos, levou seu filho de 03 anos para poder participar das aulas. “Já procurei oportunidade de emprego e não consegui. Esse curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá veio em ótima hora. E ainda vou conseguir agregar as duas coisas, o trabalho, pois posso atender em casa e cuidar do meu filho. Estou muito feliz por saber que vou conseguir meu salário”, comentou.

A 2ª Edição do Programa Qualifica 300 foi lançada recentemente com 3 mil vagas de cursos profissionalizantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana