conecte-se conosco


Cidades

Prefeito entrega mais uma praça na Região Oeste

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá concretizou um sonho para os moradores do bairro Cohab Vila Real, região Oeste da Capital, com a construção da Praça Maria Murtinho de Lara, popularmente conhecida como “Dona  Branca”. A entrega do equipamento comunitário foi realizada na noite desta terça-feira (01), na Rua D.

Com o trabalho de reestruturação realizado no local, os moradores poderão usar o espaço, que antes gerava insegurança, para desenvolver atividades físicas e de socialização. Para isso, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismo, iluminação, instalação de bancos, pintura e construção de pista para caminhada.

Além disso, fizeram parte do processo de revitalização, a reforma da quadra poliesportiva, e a edificação de uma academia ao ar livre e de um playground, com equipamentos voltados para a recreação das crianças.

“Hoje é dia de festa. A entrega desta praça que era um sonho e meu compromisso com a população, depois vamos visitar novamente as outras obras que estão planejadas para essa região. Implantar a justiça e inclusão social revigorando todas as regiões de Cuiabá. E fico me perguntando aonde estava essas crianças quando aqui ainda era uma depósito de lixo, o que elas faziam para se divertir? Penso que uma obra como essa vem trazer as crianças, idosos, homens e mulheres a utilizar os espaços públicos de convivência e assim criar o hábito de viver em comunidade”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Semob garantirá segurança fluidez do trânsito durante eventos neste final de semana

A praça homenageia uma das moradoras pioneiras do bairro, Maria Murtinho de Lara era funcionária pública e dedicou grande parte de sua vida às lutas em prol de causas populares. Falecida em 21 de setembro de 2014, Dona Branca, como ficou conhecida tinha como característica o exercício de uma nata liderança para buscar junto aos órgãos públicos melhorias que resultassem em benefícios aos cidadãos.  

“Mulher de fé, guerreira, e que nos ensinou a amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. E assim nós estamos aqui hoje, netos, bisnetos, sobrinhos e irmãos para agradecer e honrar a todos por essa linda praça que recebe o nome da minha querida vovô Branca. Essa praça está linda, parabéns a todos pelo empenho”, elogiou o neto da homenageada, Gilberto Júnior.

Para o presidente do bairro Rafael Cleunilson, as diversas obras realizadas pelo poder público municipal se deve a ao esforço de toda equipe e compromisso dos gestores.

“Agradecemos muito a prefeitura de Cuiabá pela entrega da obra, mas também pela indicação do vereador Marcos Veloso que olhou pelo nosso bairro e agilizou todo processo até que essa entrega fosse concretizada”, disse.

Leia mais:  Decisão Judicial: Conforme a medida, Cuiabá e Várzea Grande devem adotar quarentena coletiva obrigatória por 15 dias

A construção da Praça Maria Murtinho foi uma indicação dos vereadores Misael Galvão e Marcos Veloso ao executivo municipal. A medida é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, executada por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. 

“A gestão Emanuel Pinheiro não faz pela gestão, faz para a população. Não teria sentido gastar dinheiro público aqui se a população não usasse. Reforço o compromisso da nossa gestão com os bairros mais distantes, os mais carentes, com toda a população cuiabana”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.  

Também esteve presente o vereador Zidiel Coutinho, a filha da homenageada, Maria de Fátima e seu neto Gilberto Júnior, o presidente da regional Oeste, Adelson Rosa, a presidente do bairro Residencial Despraiado, Josane, além dos moradores do bairro e liderança comunitárias.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é tema de conferência online da Sema e UFMT

Publicado

O evento, aberto a população, será no dia 12 de agosto (quarta-feira), às 9 horas, e poderá ser acompanhado pelo canal SETEC/UFMT no YouTube

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizarão uma webinar de lançamento do Projeto de “Elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS)”.

O evento, aberto a população, será nesta quarta-feira (12.08), às 9h, e poderá ser acompanhado pelo canal PERS no YouTube.

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, abre a webinar falando sobre o Plano de Resíduos Sólidos como instrumento de desenvolvimento sustentável para o Estado, seguida por representantes do Ministério do Meio Ambiente, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Associação Mato-grossense dos Municípios.

Em suas apresentações, a engenheira Heliana Kátia Tavares, coordenadora-geral da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) fala sobre a importância do PERS e o professor Paulo Modesto Filho, coordenador do PERS/UFMT, fala sobre a elaboração do Plano.

PERS

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos está sendo elaborado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva), firmado em contrato entre Sema e UFMT. A verba para execução é oriunda de convênio com Ministério do Meio Ambiente, no valor de R$ 1,88 milhão.

Leia mais:  Secretaria de Saúde realiza “Dia D” em Prevenção de Incapacidades Físicas

O primeiro repasse, de R$ 185 mil, foi feito pela Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro, no mês de julho. Em junho a Sema recebeu da UFMT os primeiros produtos que irão nortear a elaboração do PERS: o Plano de Mobilização Social e a proposição de metodologia.

O PERS prevê a participação contínua da comunidade em geral e de grupos específicos, como setor industrial e Associação de Catadores, e neste momento de pandemia da Covid-19 utiliza de meios eletrônicos para garantir o acesso popular. As enquetes são realizadas via celular obedecendo à ordem de isolamento social e acatando medidas de segurança estipuladas pelo Governo de Mato Grosso.

O documento requer um modelo de planejamento de fácil acesso à população, estimulando os segmentos sociais a participarem de forma individual ou coletiva. Ele vai nortear as Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Mato Grosso de acordo com as diretrizes constantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela Lei federal nº 12.305/2010 e seu Decreto Regulamentador.

Leia mais:  Semob garantirá segurança fluidez do trânsito durante eventos neste final de semana

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana